Alemão, da banda Cheiro de Sanfona, é agraciado com medalha de honra em solenidade

por Dayane Carvalho — publicado 11/04/2024 12h44, última modificação 11/04/2024 12h44
Colaboradores: Louzi Neves
A noite foi repleta de música em comemoração ao homenageado

Foto: Vladimir Barreto

A Casa Legislativa de Caruaru realizou, na noite de quarta-feira (10), a Sessão Solene e festiva de entrega da Medalha de Honra ao Mérito "Cantor e Compositor Luiz Lua Gonzaga" ao produtor cultural Alemão, integrante da banda Cheiro de Sanfona. O edil Lula Tôrres (PSDB) foi o autor da propositura que concedeu a honraria. Artistas e personalidades que movimentam a cultura local prestigiaram o evento. O momento contou também com a apresentação dos cantores Sivonaldo Max e Paulo Longue, acompanhados pelos músicos Edivanci, Jackson Santos, André Magalhães e Pió.

Armerson Vilanova Tenório – conhecido como Alemão – nasceu em Caruaru e há 20 anos trabalha em prol da cultura da cidade. Iniciou na banda Os Vitalinos e, depois, decidiu criar sua própria banda, a Cheiro de Sanfona. Atua no grupo como produtor cultural, levando o forró para outros estados e países. Além da banda, produziu os artistas Geraldo Cardoso, Sarajane da Bahia, o sanfoneiro Cezzinha, o Trio Nordestino, Chambinho do Acordeon, os Três do Nordeste, o sanfoneiro Gennaro, Israel Filho, Petrúcio Amorim, Azulão, Pinto do Acordeon, Del Feliz, Joquinha Gonzaga, entre outros.

Durante seu discurso, Lula Tôrres destacou a importância dos artistas por relatarem as dores e alegrias da população. Em sua fala, citou os momentos em que se sentiu tocado pela música. Por isso, em nome de Alemão, parabenizou o incrível trabalho realizado por todos os músicos. Aline Nascimento (CIDA), que presidiu a Sessão, também relembrou a necessidade de valorizar os artistas da cultura tradicional de Caruaru. “É fundamental enaltecer quem faz cultura, pois ela é a principal identificação de uma população”, comentou o cantor e compositor Humberto Bonny.

Baluarte do forró e da cultura nordestina, Alemão agradeceu longamente por todos que prestigiaram a solenidade. O produtor disse que ganhar a medalha foi um alento no coração, depois há 20 anos estar atuando nessa área. “Estar ganhando essa medalha hoje é um presente que Deus me dá”, afirmou emocionado.

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.