Ações da Polícia Rodoviária Federal e reforma do PCC dos professores são pautas da sessão parlamentar

por LaisGuedes — publicado 15/03/2023 11h20, última modificação 03/05/2023 11h52
Colaboradores: Revisão: Risoní Santos

Foto: Vladimir Barreto

O plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio recebeu, na tarde da terça-feira (14), o inspetor da Polícia Rodoviária Federal em Caruaru, Gilsomar Fabiano. Ele apresentou um relatório com dados e estatísticas do trabalho da PRF no último ano, além de abordar temas que envolvem a atuação da instituição, como a mudança da movimentação dos compradores da Feira da Sulanca. O gestor também anunciou a conclusão das obras da nova sede da PRF na cidade.

Educação

O vereador Jorge Quintino (SD) utilizou a tribuna para destacar a reforma do Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos professores municipais. De acordo com ele, o plano há muito necessita de revisão, citando dois pontos fundamentais: a curta duração estipulada para que os professores façam mestrado e doutorado, de 3 e 6 meses, respectivamente; e a disparidade de salários de novos e antigos concursados. Em um aparte, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) pediu ao Poder Executivo para que o projeto não seja enviado em regime de urgência, para que os parlamentares consigam estudá-lo. Jorge acrescentou ainda que, após a votação do PCC, os esforços serão voltados para a realização de um novo concurso público.

Causa Animal

Os parlamentares também utilizaram a tribuna para lembrar o Dia dos Animais. Fagner Fernandes (PDT) lembrou as conquistas da luta pela causa, como a criação da Gerência de Proteção Animal — atual AME Animal — o castramóvel e os convênios do município com clínicas veterinárias. Já Anderson Correia (PP) cobrou a fiscalização e a realização de campanhas educativas relacionadas ao direito animal.

Iluminação Pública

A reunião com a Enel X, realizada pela manhã, também foi pauta dos parlamentares. A empresa contratada por meio de parceria público-privada para gerir a iluminação pública vinha sendo cobrada constantemente nas últimas sessões, devido à demora e inaptidão para realizar manutenções e serviços. Os vereadores Leonardo Chaves (PSDB) e Galego de Lajes (MDB) utilizaram a tribuna para pedir mais diálogo da empresa com representantes do Legislativo e chamar atenção para problemas urgentes da iluminação municipal.

Em sua fala na tribuna, o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), lamentou a morte de José Dorival Ribeiro de Brito, conhecido como Galego, presidente da Associação dos Fornecedores de Bancos de Caruaru (Asfoban). Lula Tôrres (PSDB) destacou o Projeto de Lei nº 9494/2023, de sua autoria, que obriga hospitais e maternidades a oferecerem orientação sobre primeiros socorros a recém-nascidos para mães e responsáveis. Perpétua Dantas lembrou os cinco anos da morte de Marielle Franco, vereadora pelo Rio de Janeiro e ativista dos direitos humanos.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através da TV Câmara, canal 22.2 e das redes sociais. Também confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.