Abastecimento de água será assunto de audiência pública na Câmara

por Victor Vargas — publicado 05/10/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h51

No dia 14 de outubro, às 9h, a Câmara Municipal de Caruaru se reúne com autoridades para debater um assunto que tem preocupado e muito a população: a crise no abastecimento de água. Convocada pelo vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), através do Requerimento nº 1021/2015, aprovado em maio, a audiência pretende discutir ações para evitar o colapso d’água em Caruaru e região. “É o quarto ano consecutivo da seca, já sendo considerada a maior dos últimos 50 anos e Jucazinho está com apenas 3% de sua capacidade”, disse César Augusto Mendonça, analista de Recursos Hídricos da Agência Pernambucana de Águas e Clima – Apac, órgão que deverá participar da audiência.

“Nossa propositura tem a finalidade de urgenciar as ações compartilhadas entre todos os órgãos que tratam direta ou indiretamente da interligação da Barragem de Serro Azul, em Palmares, com o Rio da Prata, aqui no Agreste, para que possamos criar um plano de contingência, baseado no relatório que será gerado após essa audiência, para evitar um colapso no abastecimento de água potável, diante de uma previsível falta de chuva”, explica o vereador Edjailson da Caru Forró, que defende a interligação entre os dois sistemas como a medida mais imediata de assegurar que a água não venha a faltar de todo nas torneiras.

Além do prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT), também foram convidados os prefeitos e os presidentes das Câmaras de Altinho, Agrestina, Cachoeirinha, Ibirajuba e São Caetano, além dos deputados federal Wolney Queiroz (PDT) e estaduais Raquel Lyra (PSB) e Tony Gel (DEM), o senador Douglas Cintra (PTB), o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, e os presidentes da Apac, Marcelo Asfora, e da Compesa, Roberto Tavares.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara