Abastecimento de água e passe livre em debate na Câmara

por Victor Vargas — publicado 23/03/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h54

Na noite desta terça feira (22), a Câmara Municipal de Caruaru realizou sua 13ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. Em pauta a apresentação e votação de oito proposituras – seis requerimentos e duas indicações, todos aprovados por unanimidade. Entre os destaques da reunião, o pedido do vereador Jajá (atualmente no PSDC) ao presidente da casa, vereador Leonardo Chaves (PSD), para que seja colocado em pauta o Requerimento de nº 526/2016, solicitando a realização de uma audiência pública na Casa para a discussão do projeto de lei que institui a gratuidade do transporte público (passe livre) para estudantes e trabalhadores desempregados no município de Caruaru. O vereador, o primeiro a usar a tribuna, pediu que o Poder Executivo se sensibilize com o Projeto de Lei nº 386/ 2016, de sua autoria, que solicita a instituição do passe livre para todos os estudantes, tanto da rede pública como da privada, e para os desempregados durante 90 dias.

Também na tribuna, o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB), voltou a falar de abastecimento de água. No Dia Mundial da Água, comemorado ontem (22), o vereador anunciou uma notícia boa para o município de Caruaru. “Em conversa com secretário de Recursos Hídricos do estado de Pernambuco, Almir Cirilo, ele me garantiu dar continuidade ao andamento da Barragem do Pirangi e também estabeleceu um prazo para conclusão da obra: o processo licitatório será concluído em maio e depois daí, serão mais quatro meses para finalizar tudo”, detalhou Edjailson. Outro vereador que falou do abastecimento foi Carlos Santos (PRB). O vereador criticou a qualidade da água que está saindo das torneiras. “Quando é para lavar roupas brancas tem que ser com água mineral”, pontuou o edil.

Mais críticas – O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) falou, na tribuna, “da roubalheira que está acontecendo na política brasileira”, afirmando que não é a favor da corrupção e lamentando a situação por que o país está passando. Heleno também fez críticas ao governo do Estado, pelo “abandono de Caruaru” em meio às crises política e econômica.

Já o líder da oposição, vereador Gilberto de Dora (que deverá migrar para o PSDB), disparou sobre a falta de segurança em diversas localidades de Caruaru e lembrou da audiência pública sobre os jogos escolares, que deverá ser realizada após a Semana Santa. O vereador também questionou as informações da Secretaria Municipal de Educação quanto à evasão escolar: “Nós sabemos que a quantidade de adolescentes fora da sala de aula não bate com o que está registrado no sistema, o número é muito maior”, sublinhou De Dora.

Feriado – Por conta do feriado da Semana Santa, não haverá expediente na Câmara amanhã e sexta. A próxima reunião pública ordinária foi convocada pelo presidente Leonardo Chaves para a terça-feira (29), às 20h.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara