Abastecimento irregular e questões relacionadas ao transporte público foram temas abordados na Câmara

por Fernanda Kemilly Silva Lira publicado 16/11/2023 23h37, última modificação 16/11/2023 23h37
Abastecimento irregular e questões relacionadas ao transporte público foram temas abordados na Câmara

Vladimir Barreto

Na sessão ordinária desta quinta-feira (16), o Poder Legislativo fez críticas ao serviço de transporte público e aos constantes problemas no abastecimento de água em Caruaru. O credenciamento do Hospital Memorial de Pernambuco para a prestação de serviços de saúde foi comemorado por Bruno Lambreta (PSDB), autor da indicação nº 252/2023.

“Uma conquista do Poder Legislativo de Caruaru nesta provocação, neste credenciamento, para esse hospital importante”, enfatizou o presidente da Casa, sobre o avanço que a ampliação em leitos de UTI e de enfermaria, além de outras instalações, representará para a população de Caruaru e de todo o estado de Pernambuco. A pedido de Mano do Som (União Brasil), houve a entrega de votos de aplausos ao time de futebol americano caruaru wolves, que tem se destacado em competições regionais.

Transporte público 

O professor Jorge Quintino (SOLIDARIEDADE) usou a tribuna para, mais uma vez, expressar sua indignação com o valor das passagens de ônibus do município, assim como a baixa qualidade de manutenção dos veículos. O parlamentar apresentou um requerimento que, através de um apelo à prefeitura e extensivo a Secretaria do PROCON, visa solucionar a problemática. Perpétua Dantas (PV) comentou que, em uma comparação com cidades como Garanhuns (PE) e Campina Grande (PB), a tarifa cobrada em Caruaru é a mais alta, considerando os percursos, e destacou que o aumento neste ano não passou pela Casa. 

Água

As recorrentes reclamações feitas pela população sobre o acesso à água foram comentadas por Anderson Correia (PP), que disse ser um absurdo o não cumprimento do calendário que é apresentado pela Compesa. Val Lima (União Brasil) comentou  sobre o abastecimento no segundo distrito, que não funciona há semanas. Mano do Som falou sobre seu trabalho em dedicação ao sítio Torres na busca pelo sistema de água encanada. O vereador reafirmou seu compromisso em continuar na cobrança e participação do projeto. Kátia da Rendeiras (REPUBLICANOS) também frisou seu comprometimento em trabalhar pelas demandas da comunidade rural. 

Outras questões foram discutidas pelos parlamentares, como problemas no entorno do Aeroporto Oscar Laranjeira, devido ao funcionamento do matadouro da cidade nas proximidades. Val Lima e Leonardo Chaves (União Brasil) fizeram algumas pontuações técnicas que devem ser consideradas para que a obra do novo matadouro siga seu curso de planejamento.   

Acompanhe as sessões pela TV Câmara, canal 22.2, e no Youtube e Facebook do Poder Legislativo. Confira também o andamento das matérias que tramitam pela Casa no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL): https://sapl.caruaru.pe.leg.br/.