Reunião pública terá votação de 85 proposituras

por Victor Vargas — publicado 21/02/2017 00h00, última modificação 08/11/2018 14h52

Oitenta e cinco proposituras – oitenta e um requerimentos e quatro indicações – estão previstas para serem votadas na 6ª reunião pública ordinária da Câmara Municipal de Caruaru, que acontece às 20h desta terça-feira (21) na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Entre os requerimentos que serão votados hoje, destaque para o do vereador Cecílio Pedro (PMDB) para a criação de uma secretaria municipal exclusiva de ambiente e sustentabilidade e o do vereador Pierson Leite (PSD) para a implantação de uma Unidade Básica de Saúde (USB) no Bairro Deputado José Antônio Liberato.

Já o vereador Leonardo Chaves (PDT) solicita que a Câmara constitua uma Comissão Parlamentar Especial para revisão e atualização da Lei Orgânica do Município – conforme reivindicado em reunião anterior pelo presidente Lula Tôrres (também do PDT) – e criação de polo de animação nos quatro distritos do município nos festejos juninos. Por sua vez, o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) reivindica saneamento e calçamento de várias ruas no Severino Afonso, revitalização da iluminação pública de vários bairros e loteamentos, requalificação no espaço público de apresentação de festejos populares, no Pátio 18 de Maio, e criação de instituição denominada de Casa de Atenção Social ao Artista de Caruaru.

Ainda entre os destaques da Ordem do Dia, os requerimentos do vereador Pb. Andrey Gouveia (PRP) para revitalização do saneamento nas ruas do entorno da Praça Três Bandeiras, Divinópolis, e os do vereador Bruno Lambreta (PDT) para reforma da unidade do CAPS na Boa Vista II, reforma do PSF do Centenário e do prédio do antigo Matadouro Público, no Parque 18 de Maio.

A zona rural é o foco do vereador Allyson da Farmácia (PPS), que solicita construção de praça nas proximidades do açude de Malhada de Pedra, e do vereador Ranilson Enfermeiro (PDT), que pede construção de passagem molhada no Sítio Serrote do Bois e entre o Alto do Moura e o Sítio Lagoa de Pedra.

O vereador Fagner Fernandes (PTdoB), por sua vez, solicita pavimentação e urbanização do acesso ao Residencial Adalgisa Nunes, no Bairro Cidade Alta, concessão de desconto no IPTU para os contribuintes inadimplentes e empresas que contribuem com o meio ambiente e construção de escola no Bairro José Carlos de Oliveira, enquanto que o vereador Marcelo Gomes (PSB) reivindica saneamento na Barragem do Sítio Jacaré Grande e a realização de sessão solene alusiva aos noventa anos de fundação do Colégio Diocesano.

Também em votação os requerimentos do vereador Duda do Vassoural (PRTB) para a construção de pista de motocross, reforma da Escola Municipal Joel Pontes, no Santa Rosa, e tratamento odontológico na UPA do Vassoural; e os do vereador Daniel Finizola (PT), para que a prefeitura providencie suporte pedagógico e acessibilidade para os alunos com necessidades especiais, capacitação de servidores da prefeitura e da Câmara na Língua Brasileira de Sinais e ainda implementação da política nacional de saúde integral para a comunidade LGBT.

Melhoria da infraestrutura urbana é o mote dos requerimentos do vereador Heleno Oscar (PEN), que solicita mutirão de limpeza nos bairros e loteamentos caruaruenses, saneamento e calçamento de várias ruas no Loteamento Encanto da Serra, construção de escola de tempo integral na Rua Xaxado, no Encanto da Serra, e criação da Guarda Municipal Ambiental. Esse também é o foco do vereador Tafarel (PRP), que pede mutirão de limpeza em várias ruas do Bairro Luiz Gonzaga, retirada de entulhos em várias ruas do Bairro São Francisco e conclusão da reforma da quadra poliesportiva da Escola Municipal Deputada Cristina Tavares.

Por sua vez, o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) reivindica calçamento de várias ruas do Bairro José Carlos de Oliveira e revitalização das praças Três Bandeiras e Santa Clara, Bairro Divinópolis, enquanto que a vereadora Zezé Parteira (PV) pede implantação da patrulha escolar nas áreas rurais de Caruaru, reforma e ampliação da Escola Maria de Lourdes Pepeu, em Barra de Taquara, e implantação de banheiros químicos no Alto do Moura.

Ainda entre os destaques, os requerimentos do vereador Sérgio Siqueira (PTdoB) para afixação dos horários e itinerários nas paradas de ônibus urbanos coletivos e faixa de pedestres na Rua dos Guararapes; do vereador Alberes Lopes (PRP) para construção de escola e creche na comunidade do Afonsinho (Nova Caruaru), saneamento e calçamento de várias ruas também no Afonsinho e integração dos agentes coletores de materiais recicláveis em programas de ações ambientais; e do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) para implantação de escola de ensino fundamental no Bairro Shopping Leste, no Salgado.

Além desses requerimentos, também vão ser votadas quatro indicações – que são proposituras encaminhadas a entidades fora da esfera municipal, neste caso ao governo do Estado. O  vereador Edjailson da Caru Forró pede conclusão do programa de saneamento ambiental da Bacia do Rio Ipojuca; o vereador Duda do Vassoural reivindica isenção do ICMS sobre a distribuição e transmissão de energia e reabertura do Posto Policial do Hospital Regional do Agreste; e, por fim, o vereador Alberes Lopes solicita da Compesa regularização do fornecimento de água no Bairro Nova Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia – todas as proposituras previstas para serem votadas – desta reunião pública está disponível no Portal da Câmara.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara