Programa de modernização da Câmara prossegue com Seminário Interlegis

por Victor Vargas — publicado 17/04/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h48

Dando prosseguimento ao seu programa de modernização, a Câmara Municipal de Caruaru sediará, no dia 8 de junho, a primeira reunião do seminário Interlegis. Promovido pelo Instituto Legislativo Brasileiro – ILB, o seminário é mantido e financiado pelo Senado Federal em parceria com o BID – Banco Internacional de Desenvolvimento e tem o objetivo de fornecer apoio, com consultoria e capacitação técnicas, no processo de integração e modernização do Legislativo em todas as esferas.

A adesão da Câmara Municipal de Caruaru ao Interlegis é o segundo passo do processo de requalificação e modernização estrutural, administrativa, tecnológica e de recursos humanos, pelo qual a Casa vem passando há dois anos e que já contemplou diversas áreas, como o plenário, as galerias, a recepção, a Sala de Comissões, o Salão Nobre, a sala da imprensa, a Procuradoria Jurídica, os setores de apoio legislativo, tesouraria, superintendência administrativa, controle interno, patrimônio, licitação, recursos humanos, almoxarifado e arquivo. Ainda dentro desse processo, a Câmara adotou uma nova política de comunicação, dentro da Lei de Acesso à Informação, com a implantação do Portal da Transparência e a reformulação do website da Casa, com divulgação de notícias, proposituras e leis aprovadas (replicadas nas redes sociais e no informativo O Legislador), entre outras estratégias.

“Todas essas ações foram decisivas para o funcionamento da Casa e inovadoras tecnologicamente, como é o caso da área de Tecnologia da Informação e o Arquivo, que receberam equipamentos de última geração”, destaca o presidente Leonardo Chaves, que buscou a parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro, articulada pelo procurador geral da Casa, José Américo Monteiro. “Visando o aperfeiçoamento do Poder Legislativo municipal, bem como as relações institucionais, encaminhei um ofício ao senador Douglas Cintra, representante do município no Senado Federal, que acatou a nossa iniciativa e encaminhou uma reunião de trabalho para que pudéssemos viabilizar essa parceria, da Câmara Municipal de Caruaru com o Senado Federal através do ILB, e implantar aqui o Sistema Interlegis”, destaca o procurador.

A Câmara Municipal de Caruaru será a sede do seminário e das oficinas do programa também para as câmaras vizinhas que fizerem a sua adesão. O programa Interlegis prevê a relização, por exemplo, de oficinas de tecnologia, para implantação do Portal Modelo e do Sistema de apoio ao Processo Legislativo (SAPL), junto com a capacitação dos servidores para manuseio destas ferramentas; e de revisão dos chamados marcos jurídicos das câmaras, que são a Lei Orgânica Municipal e o Regimento Interno.

Para aderir ao programa, as câmaras devem encaminhar um ofício, assinado pelo presidente da Casa, ao ILB/Interlegis. Mais informações pelo site http://www.interlegis.leg.br/.

Gabriela Kopinits – Guanabara Comunicação/AscomCâmara