Palestra espírita e aprovação de proposituras na Câmara

por Victor Vargas — publicado 08/04/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h54

Na reunião pública ordinária realizada pela Câmara Municipal de Caruaru nesta quinta-feira (07), os vereadores analisaram e aprovaram quarenta e nove proposituras – cinco projetos de lei, dois projetos de decreto legislativo e quarenta e dois requerimentos. Os cinco projetos de lei foram aprovados em primeira discussão e voltam à pauta na próxima reunião, terça-feira (12), entre eles, dois do Poder Executivo, que solicita alteração na Lei Municipal nº 5.536/2015, sobre as doações dos terrenos onde serão construídas as sedes do Legislativo municipal, do Sindicato dos Lojistas e do Sindicato dos Comerciários, e abertura de crédito adicional especial no Orçamento Municipal para a concessão de subvenção ao Instituto Histórico de Caruaru – IHC.

Outros projetos de lei também aprovados em primeira discussão foram do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB), que sugere a instituição do Dia das Bandas e Tocadores de Pífanos; do vereador Louro do Juá (PMDB), para a instituição do Dia Municipal do Regente de Bandas e Fanfarras; e do vereador Lula Tôrres (PDT), vice-presidente da Câmara, sobre a destinação ambiental correta dos pneus inservíveis. Os dois projetos de decreto legislativo, também aprovados por unanimidade, concedem título de cidadania caruaruense ao diretor do Senai, Mozart Mello de Siqueira (propositura do vereador Rodrigues da Ceaca, do PRTB), e ao Sr. Aarão Pereira dos Santos (propositura do vereador Marcelo Gomes, do PSB).

Entre os 42 requerimentos aprovados, destaque para os do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB), para saneamento e calçamento do Loteamento Serranópolis, afixação de grade de proteção na passagem molhada entre os bairros Rendeiras e Deputado José Antônio Liberato, perfuração de poços artesianos nas áreas rurais de Caruaru e revitalização da área onde funciona a Feira da Sulanca.

Também aprovados os requerimentos do vereador Jajá (PSDC) para revitalização da Praça da Criança, da Praça Antônio José da Silva, no Jardim Liberdade, e da praça da Rua Silveira Martins, no Bairro Petrópolis; do vereador Gilberto de Dora (PSDB) para construção das arquibancadas e colocação de alambrado no campo de futebol da Vila Kennedy, construção de creche no Bairro Nina Liberato e asfalto nas principais ruas do Bairro Jardim Panorama; do vereador Eduardo Cantarelli (PMDB) para revitalização da Praça Nossa Senhora do Rosário e da Praça do Bairro Maria Gorete, além de saneamento e calçamento do Loteamento Morada Nova; e do vereador Lula Tôrres (PDT) para campanha preventiva da gripe H1N1 nas escolas municipais.

Já o vereador Heleno do Inocoop (PRTB) teve aprovado requerimento para reposição de calçamento em várias ruas do Bairro Indianópolis, enquanto que o vereador Marcelo Gomes (PSB) aprovou votos de aplausos aos artistas caruaruenses que participaram do espetáculo da Paixão de Cristo de Fazenda Nova; e o vereador Nino do Rap (PSDC) pediu aumento de vagas em creches municipais e utilização da área da Rede Ferroviária Federal para prática de esportes radicais.

Palestra – A reunião contou ainda com uma palestra do presidente do Grupo de Estudos Espíritas Chico Xavier de Caruaru, Djean Dantas, sobre “Suicídio: falsa solução”, atendendo convite do vereador Ricardo Liberato (PDT).

A próxima reunião pública ordinária foi convocada para a terça-feira (12), às 20h.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara