Lula Tôrres homenageia os 55 anos da Rádio Cultura

por Victor Vargas — publicado 29/08/2013 00h00, última modificação 30/03/2017 12h38
O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou na reunião da última terça–feira (27)...

O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou na reunião da última terça–feira (27) um requerimento concedendo voto de aplauso para a Rádio Cultura do Nordeste em virtude de seu aniversário de 55 anos de existência. De acordo com o republicano, a proposição reveste-se de muita importância, pois é uma homenagem a uma filha legítima de Caruaru. “Não podemos deixar passar essa data tão importante para a cidade, é um grande meio de comunicação que tanto contribuiu com a difusão do município, como também oportunizou e revelou grandes valores do rádio”, afirmou o parlamentar.

História – A Rádio Cultura do Nordeste começou com um pequeno transmissor de 25 watts, montado pelo rádio-técnico Jaime Mendonça. A emissora foi oficialmente fundada em 31 de agosto de 1958 por um grupo de empresários, mas sua direção passou logo depois, em 1961, às mãos dos irmãos José e Onildo Almeida, na época operadores de som e apresentadores de um programa de auditório na Rádio Difusora de Caruaru. Arrendada pelos irmãos Almeida, a emissora mudou sua frequência, de 1.560 para 1.130  Khz, e foi a casa de grandes talentos da cultura e do rádio pernambucano, como Lídio Cavalcanti, Luiz Mendonça, Adelmo Tiné, Celso Rodrigues, Macdowell Holanda, Marcones do Amaral, Souza Pepeu, Agenor Farias, dentre muitos outros.