Inclusão de artigos

por Catiane Damas - Departamento de Comunicação Social — publicado 17/08/2018 00h00, última modificação 05/07/2021 12h52
Vereadores ressaltam a importância do debate político e trazem considerações sobre eleições presidenciais, dia da visibilidade Lésbica e até restrição a fogos de artifício

Lula Tôrres no Desfile Cívico na Vila Peladas

por Victor Vargas — publicado 22/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
O vereador Lula Tôrres (PR) acompanhou no último domingo (21) o tradicional desfile cívico da Vila...

O vereador Lula Tôrres (PR) acompanhou no último domingo (21) o tradicional desfile cívico da Vila Peladas, I Distrito de Caruaru. O desfile foi idealizado por alunos da Escola Municipal Laudelino Rocha. “Me sinto honrado em poder participar e acompanhar todas as atividades e projetos realizados na Vila Peladas. Parabenizo os professores, alunos e funcionários pela excelente organização do desfile”, destacou Lula.

Durante o desfile, foram apresentados os seguintes temas: as tradições juninas, o Padroeiro São João Batista, horta sustentável, jogos de futebol, romeiros de Padre Cícero e os projetos da escola, entre eles, a banda marcial.

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Câmara sedia audiência pública de saúde

por Victor Vargas — publicado 25/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Nesta sexta-feira (26), às 9h da manhã, será realizada no plenário da Câmara Municipal de Caruaru...

Nesta sexta-feira (26), às 9h da manhã, será realizada no plenário da Câmara Municipal de Caruaru a IV Audiência Pública Administrativa de Saúde. O objetivo da audiência, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, é fazer uma prestação de contas das ações e investimentos da pasta no segundo quadrimestre deste ano, além de promover o diálogo entre a administração pública e os vários segmentos sociais.

Durante a audiência, a secretária Aparecida Souza irá falar sobre de que forma a prefeitura aplicou os recursos destinados ao setor, qual o montante desses recursos, atendimentos efetuados, auditorias realizadas e serviços produzidos no âmbito do SUS Municipal.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Edmilson comemora pavimentação na Boa Vista

por Victor Vargas — publicado 25/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) comemora o trabalho de pavimentação que está sendo realizado...

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) comemora o trabalho de pavimentação que está sendo realizado pela prefeitura na Avenida Caruaru, trecho compreendido entre os Bairros Boa Vista I e parte do Bairro Maria Auxiliadora, cujo requerimento é de sua autoria. “A nossa obrigação é trabalhar por Caruaru e não pode existir prioridade. Onde houver demanda da população é lá que precisamos atuar”, concluiu satisfeito.

Outra solicitação do vereador, que será atendida pelo Executivo, é a implantação de ciclofaixas na cidade – uma faixa para bicicletas na mesma rua usada por carros: a melhor forma de integrar a bicicleta ao transporte urbano.

Amante do ciclismo há 15 anos, Edmilson acabou de chegar de Juazeiro (CE), um percurso de 526 km que realiza de bicicleta há onze anos. Acesse edmilsondosalgado.blogspot.com e confira outras ações do parlamentar.

Risoní Santos/AI vereador Edmilson do Salgado

Saiba o funcionamento da Câmara nas eleições

por Victor Vargas — publicado 27/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
A Câmara Municipal de Caruaru vai ter funcionamento diferenciado para o período pré e eleitoral...

A Câmara Municipal de Caruaru vai ter funcionamento diferenciado para o período pré e eleitoral, já que a Casa do Povo é uma das sedes da 106ª zona eleitoral do município. Na Casa funcionam cinco seções (06, 07, 08, 167, 174)por onde deverão passar 1.396 eleitores (em média 300 por cada seção), entre eles o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD).

Na quinta-feira, dia 01, a Casa Jornalista José Carlos Florêncio será entregue à Justiça Eleitoral, passando a funcionar exclusivamente para o processo eleitoral, tendo suspensa a reunião pública ordinária que aconteceria neste dia. As atividades normais do Poder Legislativo serão retomadas na terça-feira (07), no horário normal de expediente: das 7h às 13h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Ciclofaixa de Caruaru é solicitação do vereador Lula Tôrres

por Victor Vargas — publicado 27/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Caruaru é a primeira cidade do interior a possuir uma ciclofaixa móvel aos domingos e feriados...

Caruaru é a primeira cidade do interior a possuir uma ciclofaixa móvel aos domingos e feriados. A solicitação deste projeto inédito foi feita pelo vereador Lula Tôrres (PR) no mês de maio deste ano na Câmara Municipal de Caruaru.

O requerimento pedia, junto à URB e à Secretaria de Infraestrutura do município, a implantação de uma ciclofaixa nas avenidas Agamenon Magalhães, Manoel de Freitas e Rio Branco, aos domingos e feriados, para que a população e os ciclistas pudessem aproveitar o projeto.

“É com grande alegria que recebemos a notícia da instalação da ciclofaixa na cidade. Um projeto como esse só tem a acrescentar em Caruaru – os ciclistas e a população podem comemorar, pois agora terão um lugar exclusivo para se exercitar de forma sustentável”, destaca Lula.

No próximo domingo (28), a ciclofaixa começará a funcionar das 8h às 16h compreendendo as avenidas Portugal, Marcionilo Francisco, Agamenon Magalhães, Manoel de Freitas e Rui Barbosa.

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Direitos dos idosos serão debatidos em audiência na Câmara

por Victor Vargas — publicado 27/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
No próximo mês, no dia 1º de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Idoso. Ressaltando a importância...

No próximo mês, no dia 1º de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Idoso. Ressaltando a importância da data, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, em parceria com a Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos de Caruaru, irá realizar, no dia 09, quinta-feira, às 9h30, uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Caruaru.

O foco da audiência é a implantação de uma Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa, devido ao grande número de denúncias de violência contra as pessoas idosas (a maioria no núcleo familiar), além de outros assuntos ligados à proteção e atenção à pessoa idosa.

Rebecca Moura/Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Imagem: Unafisco

Marcelo Gomes ressalta conquistas dos deficientes auditivos em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 27/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Na noite da última quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Caruaru recebeu representantes da comunidade...

Na noite da última quinta-feira (25), a Câmara Municipal de Caruaru recebeu representantes da comunidade surda do município, em comemoração ao Dia Municipal do Surdo, celebrado no dia 26 de setembro, por meio da Lei nº 5.330, de 20 de novembro de 2013, proposta pelo vereador Marcelo Gomes (PSB).

“Hoje é um dia muito especial para a vida dos surdos de Caruaru. Esse dia mostra a valorização da identidade dos surdos dentro da nossa sociedade. Temos evoluído em diversos setores, em diversos meios. Sabemos que o surdo tem conseguido conquistar o seu espaço no mercado de trabalho, isso já é uma conquista das mais importantes. Agradecemos ao vereador Marcelo Gomes pela propositura desta lei, cujo objetivo é contribuir e refletir sobre a qualidade de vida da pessoa surda”, disse Álvaro Ferreira, vice-presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiências, na tribuna da Casa de Leis.

“Esta lei foi criada com indicação de Álvaro, que nos procurou e falou sobre a importância dessa lei. E ficamos muito felizes em conseguir a sua aprovação. Posso falar bem dessa questão da surdez porque tenho um sobrinho que é surdo, e quando convivemos diariamente com alguém surdo sabemos das dificuldades enfrentadas por essas pessoas, apesar de todos os avanços que temos. Sabemos que temos que buscar ainda mais qualidade de vida para a comunidade surda. Estou sempre à disposição de vocês para encaminhar os projetos e indicações que precisarem”, disse Marcelo Gomes para o público surdo presente.

Na reunião, por solicitação do vereador Marcelo Gomes, um intérprete esteve presente no plenário da Casa Jornalista José Carlos Florêncio para traduzir os discursos para a comunidade surda no local. Além disso, os presentes puderam ver a apresentação de uma música na Língua Brasileira de Sinais (Libras), da Pastoral dos Surdos de Barra de Guabiraba (PE).

Marcelo Gomes solicitou ainda a realização de audiência pública para discussão de políticas públicas de acessibilidade para a pessoa surda, através do Requerimento nº 1.631/2014, aprovado por unanimidade pelo plenário. A data da audiência será definida pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Secretária de Saúde faz prestação de contas em audiência na Câmara

por Victor Vargas — publicado 27/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Na manhã da última sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Saúde sediou mais uma audiência pública...

Na manhã da última sexta-feira (26), a Câmara Municipal de Saúde sediou mais uma audiência pública. Dessa vez, foi a Secretaria Municipal de Saúde, que solicitou o espaço  para fazer mais uma prestação de contas do que foi realizado pela pasta, agora no último quadrimestre.Participaram da audiência, além da secretária Aparecida Souza, o procurador do Município, João Alfredo, o vereador Gilberto de Dora (1º secretário da Câmara), que conduziu os trabalhos, o diretor financeiro da Saúde, Alvimar Neves, e a conselheira de Saúde, a freira Maria do Carmo.

De acordo com a secretária Aparecida Souza, este ano a prefeitura já investiu 42 milhões de reais. “Isso representa 23,87% da receita arrecadada pelo Município”, destacou a secretaria, que frisou ainda que o município, segundo determina a Constituição, precisa investir, no mínimo, 15% de sua receita. Na audiência, a secretaria mostrou também o número de atendimentos realizados no período: a Rede da Atenção Básica realizou 73.428 consultas médicas; a chamada Atenção Especializada, com os prestadores de serviços, atendeu 96.057 pessoas, e o Programa Melhor em Casa, em que o paciente é acompanhado em sua própria residência, beneficiou 9.955 pessoas.

A secretaria destacou ainda a atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – o SAMU. Entre os meses de maio e agosto, o serviço recebeu quase 20 mil ligações, mas a maior parte de trotes. “Infelizmente, ainda temos pessoas que atrapalham o serviço e acaba prejudicando o trabalho. Mas, mesmo assim, o SAMU socorreu 9.955 pessoas”, disse a  secretária de Saúde.

Casa de Saúde – Na audiência, a secretaria destacou também os partos realizados na Casa de Saúde Bom Jesus, responsável “por 71% do total de procedimentos efetuados em Caruaru”. A Estratégia de Saúde da Família acompanhou neste segundo quadrimestre 9.794 gestantes, 13.847 puérperas, 90.740 diabéticos e 90.740 hipertensos, ressaltou a secretaria.

“O fortalecimento da Atenção Básica é uma prioridade do governo José Queiroz. Sabemos que, se as equipes de Saúde da Família recebem o devido destaque, temos 80% dos problemas de saúde resolvidos nessas unidades básicas, que ficam próximas das casas das pessoas, evitando, dessa forma, complicações.”, destacou Aparecida.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara, com informações de Jorge Luiz/AI Secretaria Municipal de Saúde

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Câmara realiza primeira reunião após eleições

por Victor Vargas — publicado 07/09/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (07), às 20h, a 51ª reunião pública ordinária da 2ª...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (07), às 20h, a 51ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura. Será a primeira reunião após as eleições do último domingo.

De acordo com a súmula com a Ordem do Dia estão previstos para serem analisados e votados dois projetos de lei, dez requerimentos e uma indicação.

Um dos projetos de lei é de autoria do Poder Executivo, que solicita autorização para doar um terreno ao Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco. O outro é de autoria do vereador José Ailton, do PDT, que solicita que seja denominada Rua Severina Maria de Oliveira uma artéria localizada por trás do Detran, na Nova Caruaru. Ambos os projetos vão entrar em 1ª discussão.

Dos dez requerimentos, dois estão sendo reiterados: o do vereador Rozael do Divinópolis, do PROS, que volta a solicitar calçamento na Rua Fernando de Noronha, no João Mota, e o do vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, que renova solicitação de afastamento de duas paradas de ônibus localizadas na Avenida Merandolino, na Cidade Jardim.

Entre os demais requerimentos, destaque para o do vereador Gilberto de Dora, do PSB, 1º secretário da Câmara, solicitando a realização de audiência pública para discutir desenvolvimento sustentável, plano diretor e plano de mobilidade urbana para Caruaru.

O vereador Edjailson da Caru Forró solicita transporte escolar para a comunidade de Novo Mundo e saneamento e calçamento no Loteamento Serranópolis. Já o vereador Sivaldo Oliveira, do PP, solicita saneamento e calçamento nas ruas João Lourenço dos Santos e Severino Carneiro Cavalcante, Bairro Maria Auxiliadora.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves, do PSD, apresentará a única indicação desta reunião, solicitando asfalto na estrada de acesso à Vila Peladas, no 1º Distrito.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no site da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Suplentes tomaram posse nesta quarta

por Victor Vargas — publicado 08/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Foram reempossados no final da manhã desta quarta-feira (08) os suplentes de vereador Joel da Gráfica...

Foram reempossados no final da manhã desta quarta-feira (08) os suplentes de vereador Joel da Gráfica (DEM), Tenente Tibúrcio (PMN), Duda do Vassoural (DEM), Carlos Santos (PRB) e Rodrigues da Ceaca (PRTB). Eles assumem as vagas de Evandro Silva (PMDB), Neto (PMN), Val Lima (DEM), Val das Rendeiras (PROS) e Jadiel Nascimento (PROS), respectivamente, afastados por determinação do Tribunal de Justiça devido à Operação Ponto Final II.

“Estamos aqui para fazer o que manda o TJPE – temos que seguir as normas e as leis do Regimento Interno da Casa”, disse o presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD). O presidente externou ainda a sua preocupação com a folha de pagamento: “Vamos tentar não demitir nenhum funcionário e fazer o melhor para não afetar a folha de pagamento de nenhum funcionário e vereador”.

Recém-reempossado, o vereador Carlos Santos afirmou sua disposição em trabalhar pelo povo pelo tempo em que estiver na Casa Legislativa. “Temos o compromisso de mudar pra melhor, de somar nessa Casa para benefício da população caruaruense. Se formos convocados, independente do tempo que vamos passar, temos que cumprir com o nosso dever”, garantiu o vereador.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Reunião com suplentes empossados e pauta dinâmica

por Victor Vargas — publicado 09/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
A 52ª reunião ordinária da 2ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura, que a Câmara Municipal de Caruaru...

A 52ª reunião ordinária da 2ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza às 20h desta quinta-feira (09) terá a volta de cinco suplentes de vereador e uma pauta dinâmica, com apenas seis requerimentos e uma indicação.

Entre os requerimentos, apenas um está sendo reiterado: o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que solicita requalificação da rotatória do Bairro Cidade Jardim. O vereador vai apresentar também solicitações de instituição do passe livre, colocação de redutor de velocidade na Rua Esdras de Farias, no Salgado, e o calçamento da Avenida Josefa Maria de Menezes, no Indianópolis.

O líder do governo, Ricardo Liberato (PSC), reivindica complementação do calçamento na Rua Petrônio dos Santos, no Bairro Deputado José Antônio Liberato. Já o vereador Louro do Juá (SDD) solicita a disponibilização de avenida para a realização de eventos de grande porte em Caruaru.

O vereador Leonardo Chaves, presidente da Câmara, é o autor da única indicação que vai ser apresentada nesta reunião. O parlamentar social-democrata reivindica colocação de asfalto na estrada de acesso à Vila Peladas, no 1º Distrito, zona rural de Caruaru.

Posse – Com o afastamento dos vereadores Evandro Silva (PMDB), Neto (PMN), Val Lima (DEM), Val das Rendeiras (PROS) e Jadiel Nascimento (PROS), determinado pelo Tribunal de Justiça em decorrência da Operação Ponto Final, a reunião desta noite terá a participação dos suplentes Joel da Gráfica (DEM), Tenente Tibúrcio (PMN), Duda do Vassoural (DEM), Carlos Santos (PRB) e Rodrigues da Ceaca (PRTB), que tomaram posse ontem (08).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Direitos da pessoa idosa são debatidos em audiência pública na Câmara

por Victor Vargas — publicado 09/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Na manhã desta quinta-feira (09) foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Caruaru uma audiência...

Na manhã desta quinta-feira (09) foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Caruaru uma audiência pública com foco na implantação de uma Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa e outros assuntos ligados ao apoio para com o idoso. A audiência havia sido solicitada pelo Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, em parceria com a Secretaria Especial da Mulher e Direitos Humanos de Caruaru.

O presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves (PSD) iniciou o debate destacando a importância da atenção especializada ao idoso. “Eu, com meus 68 anos, me encaixo nesse grupo que deve lutar pelos seus direitos. Aqui em Caruaru, já temos vários programas que contribuem com a melhoria de vida da pessoa idosa, mas isso ainda não é suficiente” ressaltou.

A mesa dirigente dos trabalhos foi composta ainda pela vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, Maria José; pela secretária executiva do Conselho Municipal do Idoso, Eunice Albuquerque; pelo coordenador do Disque Denúncia, Alexandre César; e pelo secretário municipal de Participação Social, Leonardo Bulhões.

Para a vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso, a delegacia deve ser prioridade do poder público. “Em uma pesquisa vimos que aconteceram 9 denúncias, de um dia para o outro, contra o idoso. Que essa delegacia venha com a estrutura correta e conte com a nossa participação, não adianta vir e ninguém usufruir deste benefício”, evidenciou Maria José.

Rebecca Moura/Guanabara Comunicação

Edmilson do Salgado promove festa para as crianças da cidade e da zona rural

por Victor Vargas — publicado 13/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), como já faz há 20 anos, levou muita alegria a centenas...

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), como já faz há 20 anos, levou muita alegria a centenas de crianças da cidade e da zona rural. Seguindo promessa feita ainda na infância, o parlamentar comemorou o Dia das Crianças com a garotada. Já na sexta-feira (10), Edmilson levou guloseimas para 440 crianças do ensino fundamental no anexo da Escola Municipal Professora Sinhazinha, no Salgado. No domingo (12), a festa foi no Sítio Serra Verde, 3º Distrito de Caruaru.

Após a celebração da missa, na igreja da comunidade, dezenas de meninos e meninas receberam brinquedos e doces. O edil também colaborou com outras festas organizadas pela população em outros bairros do município.

Risoní Santos/AI vereador Edmilson do Salgado

Foto: Divulgação

Lula Tôrres luta por pavimentação e asfalto da Vila Peladas

por Victor Vargas — publicado 13/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Caruaru , na última semana, o vereador Lula Tôrres (PR) apresentou...

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Caruaru , na última semana, o vereador Lula Tôrres (PR) apresentou uma indicação solicitando a pavimentação com asfalto na estrada que se inicia no Sítio Alecrim até a Vila Peladas, I Distrito de Caruaru. O pedido dos moradores por asfalto é antigo e a luta de Lula Tôrres é constante para conseguir atender o apelo da população. As melhorias para quem mora na Vila Peladas vêm sendo pleiteadas desde o Governo de Miguel Arraes, sendo reforçadas no governo de Eduardo Campos e agora mais uma vez ao governador João Lyra Neto. 

“Com o passar do tempo, a Vila Peladas foi se desenvolvendo, e é necessário que se pavimente e asfalte a estrada da comunidade, pois os moradores precisam se deslocar da zona rural para a cidade constantemente”, destaca Lula.

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Dia das Crianças com muito futebol no Alto da Balança

por Victor Vargas — publicado 16/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Em comemorações ao Dia das Crianças, a Escolinha de Futebol Rozael do Divinópolis realizou amistosos...

Em comemorações ao Dia das Crianças, a Escolinha de Futebol Rozael do Divinópolis realizou amistosos com a Escolinha Edgar de Brito, de Catende. A série de jogos ocorreu na manhã do último domingo (12), no campo em frente à Apodec, no Alto da Balança, em Caruaru. Na ocasião, as equipes sub13 e sub20 da Escolinha de Rozael alcançaram a vitória.

Prestes a completar um ano de operação, o projeto do vereador vem oferecendo esporte e cidadania para cerca de 500 jovens de baixa renda do município. “Através do futebol, temos tirado várias crianças das ruas. Isso é muito importante para fazermos uma cidade melhor”, comentou Rozael do Divinópolis.

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Projetos de lei entram em segunda discussão na Câmara

por Victor Vargas — publicado 16/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Na reunião pública ordinária desta quinta-feira (16), a pauta prevê a segunda discussão de oito projetos de lei...

Na reunião pública ordinária desta quinta-feira (16), a pauta prevê a segunda discussão de oito projetos de lei, entre eles dois de autoria do Poder Executivo, que sugere, em um deles, a criação da Semana Municipal do Rock. A Comissão de Legislação e Redação de Leis da Câmara também apresenta um projeto de lei para estabelecer os limites da Avenida Dom Bosco. Dois dos PLs são do vereador Marcelo Gomes (PSB), que solicita declaração de utilidade pública do Gerpe – Grupo Especializado de Reabilitação de Pernambuco e da Unecar – Unidade Especializada de Caruaru, ambas entidades que prestam atendimento a portadores de necessidades especiais.

O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), também é autor de dois projetos de lei, um dispondo sobre a inclusão da lei e do seu autor nas placas indicativas e o outro sobre a divulgação do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – DISQUE 100 em estabelecimentos públicos e privados em todo o município.

O oitavo PL a ser apreciado na reunião desta noite é o do vereador Eduardo Cantarelli (SDD), estabelecendo a obrigatoriedade de manutenção das caixas d’água limpas e tampadas nos estabelecimentos comerciais, industriais e prédios residenciais de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia relaciona ainda 29 requerimentos e duas indicações. Dos requerimentos, 12 estão sendo reiterados, como os do vereador Eduardo Cantarelli, que solicita novamente faixa elevada para pedestres na Avenida Caruaru, Boa Vista I, saneamento e calçamento na Rua Americano Freire, Salgado, e ciclovias móveis nas principais avenidas de Caruaru. Outro requerimento que está sendo reiterado é do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que solicita a conclusão das obras da quadra coberta da Escola Municipal Laura Florêncio, no Salgado. Romildo Oscar, do PTN, também reapresenta requerimento reivindicando uma Unidade de Saúde da Família no Bairro Santa Rosa.

Entre os demais requerimentos, destaque para as reivindicações de melhorias na infraestrutura apresentadas pelo vereador Heleno do Inocoop (PRTB). O parlamentar solicita reposição do asfalto nas ruas Djalma Dutra, 15 de Novembro, 7 de Setembro e Alberto Guilherme Sobrinho, no centro da cidade, e na Avenida Maria de Souza Monteiro Lopes, no Bairro Deputado José Antônio Liberato, além do calçamento da Rua Princesa Isabel, no Indianópolis.

O vereadorEdmilson do Salgado (PCdoB) intervém em benefício do São João da Escócia e do Salgado. Para o primeiro bairro, o edil solicita colocação de asfalto nas ruas Santina Queiroz de Albuquerque e Maria Helena Gonzaga. Para o Salgado, as ruas contempladas são a Santa Luzia e a Rodopiano Florêncio.

O vereador Lula Tôrres (PR) solicita saneamento e calçamento em ruas da Vila Peladas, na zona rural de Caruaru. Já o vereador Edjailson da Caru Forró sugere a transferência dos Conselhos Tutelares I e II para os bairros Salgado e José Carlos de Oliveira e também defende a implantação de Unidade Básica de Saúde II no Bairro Cidade Jardim.

As duas indicações desta noite são direcionadas ao Governo do Estado. O vereador Ranilson Enfermeiro (PTB) solicita reposição do asfalto na Avenida Mestre Vitalino, no Alto do Moura, e o vereador Demóstenes Veras (PROS) reivindica providências imediatas para o funcionamento regular do serviço de ortopedia do Hospital Regional do Agreste.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara. A reunião, que tem início às 20h, será transmitida pela webTV Casa do Povo, pelo mesmo endereço.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Lula Tôrres destaca início de obras de praça na Nova Caruaru

por Victor Vargas — publicado 18/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Já começaram as obras da praça do Bairro Nova Caruaru, solicitação feita em requerimento do vereador...

Já começaram as obras da praça do Bairro Nova Caruaru, solicitação feita em requerimento do vereador Lula Tôrres (PR) em abril deste ano. A praça terá uam área de mais de 11 mil metros quadrados e vai contar com pista de cooper, playground, duas quadras de areia, quadra poliesportiva, equipamentos para exercícios, espaço infantil e pista de skate. “A população agora conta com mais um espaço desenvolvido especialmente para lazer e prática de exercícios, o que é muito importante. Fico feliz em saber que as obras começaram e que, em breve, os cidadãos vão poder desfrutar disso”, comemora o parlamentar.

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Marcelo Gomes pede que Eduardo Campos seja homenageado do São João

por Victor Vargas — publicado 18/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Através do requerimento nº 1.673/2014, o vereador Marcelo Gomes (PSB) solicitou à Prefeitura de Caruaru...
Através do requerimento nº 1.673/2014, o vereador Marcelo Gomes (PSB) solicitou à Prefeitura de Caruaru que o homenageado do São João 2015 seja o ex-governador Eduardo Campos. De acordo com o vereador, “apesar de tradicionalmente o homenageado do São João ser um artista da terra, Eduardo merece a homenagem por ter sido um assíduo participante da festa e ter sido o governador que mais trabalhou por Caruaru”, frisou Marcelo.
Marcelo Gomes agradeceu ainda a disponibilidade dos edis pela aprovação, por unanimidade, do requerimento, ressaltando o interesse e investimentos de Eduardo na “área cultural, na educação, na saúde, na economia, no desenvolvimento social e nos mais diversos setores de nosso Estado”, finalizou o socialista.
Eduardo Henrique Accioly Campos nasceu no Recife, em 10 de agosto de 1965, e morreu em um acidente aéreo no dia 13 de agosto de 2014, no Litoral de Santos (SP), quando viajava para cumprir compromissos de campanha para a presidência da República.
Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Vereadores aprovam projeto de estação de aluguel de bicicletas

por Victor Vargas — publicado 21/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Foi aprovado, na reunião ordinária da última quinta-feira (16), o requerimento de nº 1693/2014, do vereador...

Foi aprovado, na reunião ordinária da última quinta-feira (16), o requerimento de nº 1693/2014, do vereador Demóstenes Veras (PROS), solicitando a implantação de um projeto de estação de aluguel de bicicletas nos bairros mais populosos de Caruaru.

De acordo com Veras, o pedido é uma reivindicação feita pelos residentes de algumas localidades da cidade. “Com esta iniciativa, tanto teremos melhorias na mobilidade urbana da cidade, como também iremos ter mais um desfrute para os momentos de lazer”, afirmou o vereador.

Ainda como sugestões para os pontos estratégicos do projeto, o parlamentar sugeriu os bairros Salgado, Rendeiras e Petrópolis, além da Rua Preta.

AI/vereador Demóstenes Veras

Câmara realiza última reunião pública antes do pleito eleitoral

por Victor Vargas — publicado 21/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (21), às 20h, a 55ª reunião pública ordinária...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (21), às 20h, a 55ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura. Esta será a última reunião antes do segundo turno das eleições para presidente da República, que acontecerá no próximo domingo (26), já que a Casa Legislativa sedia cinco seções da 106ª zona eleitoral.  

Na pauta da Ordem do Dia estão previstos para serem votados 27 requerimentos, dos quais 6 estão sendo reiterados. O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) solicita novamente a construção de uma praça próxima à Rua Maranata, no Salgado. As outras 5 reiterações são do vereador Rozael do Divinópolis (PROS), que solicita conserto do calçamento no entorno da Praça Santa Clara, colocação de redutores de velocidade na Rua João Cursino e na Avenida Rui Barbosa, e iluminação pública entre a Avenida Rui Barbosa e o viaduto da BR-104, todos no Bairro Divinópolis. O vereador renova ainda reivindicações para a restauração das praças Trajano Gomes da Silva e João Justino do Nascimento, na Vila Kennedy, e para o calçamento da Rua Luiz Malagueta Vieira, no Bairro Universitário.

Entre os demais requerimentos, destaque para o do presidente Leonardo Chaves (PSD), que apresenta voto de pesar pelo falecimento do Senhor José Jorge Monteiro de Moraes, pai do procurador da Câmara, José Américo Monteiro de Moraes, ocorrido no último dia 15.

O vereador Eduardo Cantarelli, do PROS, apresentará hoje uma série de requerimentos com foco na infraestrutura urbana, como a recuperação dos pontos de ônibus da cidade; saneamento, retirada de lixo, capinação e drenagem do canal do São João da Escócia; e saneamento, calçamento e retirada de lixo na Rua Bancário Marcílio Fernandes, no Divinópolis, e no acesso do Salgado à Cidade Jardim.

O vereador Lula Tôrres (PR) reivindica ciclofaixa e revitalização do canteiro central da Avenida João de Barros, no Petrópolis, e a realização de audiência pública para discutir a Lei Orçamentária Anual – LOA 2015.

Já o vereador Edjailson da Caru Forró solicita a afixação dos roteiros dos ônibus nas respectivas paradas e a extensão da linha dos coletivos que percorrem o Bairro Cidade Jardim. O parlamentar também vai apresentar voto de aplauso ao prefeito José Queiroz pela interdição de ruas para o lazer da população.

O vereador Tenente Tiburcio (PMN) solicita a expansão do cemitério de Gonçalves Ferreira, zona rural de Caruaru; o vereador Sivaldo Oliveira (PP) pede a revisão da rede elétrica do Loteamento Rosanópolis; e o vereador Heleno do Inocoop (PRTB), reivindica saneamento e calçamento nas ruas das Moças, Francisco Maximiniano, Laura Torres, Adelaide de Morais e João Soares do Nascimento, nas Rendeiras, e o nivelamento do asfalto com a rampa de acesso aos cadeirantes na Praça Pedro de Souza, no centro da cidade.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser consultada no Portal da Câmara. A reunião será transmitida pela webTV Casa do Povo, a partir das 20h, também pelo site da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Encontro discute criação de associação de agremiações carnavalescas

por Victor Vargas — publicado 23/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Engajado na retomada das tradições carnavalescas em Caruaru, o vereador Rozael do Divinópolis (PROS)...

Engajado na retomada das tradições carnavalescas em Caruaru, o vereador Rozael do Divinópolis (PROS) promoveu reunião, na manhã desta quinta-feira (23), na Câmara Municipal, com os representantes de blocos e agremiações locais. Na ocasião, os participantes discutiram a criação da Associação das Agremiações Carnavalescas de Caruaru.

Esta última terá como principal objetivo fortalecer a semana pré-carnavalesca em Caruaru, que já neste ano contou com um belo desfile realizado pelas ruas do centro. O próximo passo para a fundação da entidade será dado na quarta-feira (29), às 19h, também na Câmara, quando, na oportunidade ,o vereador, em conjunto com os demais envolvidos, elegerá em votação a direção executiva.

A expectativa é de que mais de 20 agremiações carnavalescas façam parte da associação. “Não tenho dúvidas de que, a partir da sua criação, poderemos garimpar recursos para promovermos uma festa ainda mais bonita na nossa cidade. Precisamos resgatar as tradições carnavalescas de Caruaru”, destacou Rozael.

Pedro Augusto/AI vereador Rozael do Divinópolis

Professor será homenageado com Medalha José Condé

por Victor Vargas — publicado 29/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
O primeiro secretário da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Gilberto de Dora (PSB), teve aprovado...

O primeiro secretário da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Gilberto de Dora (PSB), teve aprovado o requerimento apresentado no dia 15 deste mês que irá conceder, na reunião da próxima quinta-feira (30), a Medalha de Honra ao Mérito “José Condé” ao professor Alexandre Henrique da Silva Nunes, pelos relevantes serviços prestados na área educacional desta cidade.

Formado em Letras pela Fafica – Faculdade de Filosofia, Ciências e Tecnologias de Caruaru e em Ciências Biológicas, com pós graduação, pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim, o professor Alexandre Henrique leciona em várias instituições desde 1999, entre elas o Colégio Sagrado Coração e o Colégio Alternativo de Caruaru, além de ser membro da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras.

Rebecca Moura/AscomCâmara

Vereadores voltam a se reunir depois das eleições de domingo

por Victor Vargas — publicado 30/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
OS 23 vereadores da Câmara Municipal de Caruaru têm nesta quinta-feira (30) a sua primeira reunião...

OS 23 vereadores da Câmara Municipal de Caruaru têm nesta quinta-feira (30) a sua primeira reunião pública ordinária – a 56ª da 2ª sessão legislativa da 16ª legislatura – depois do prédio da Casa Jornalista José Carlos Florêncio ter sido cedido à Justiça Eleitoral, desde sexta passada (24), para o segundo turno das eleições 2014, no último domingo.

A súmula com a Ordem do Dia traz vinte requerimentos e quatro indicações. Dos requerimentos, apenas dois estão sendo reiterados – ou seja, já foram aprovados em plenário, mas ainda não executados pela prefeitura. Os requerimentos são do vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, que solicita, novamente, o complemento do calçamento nas ruas Inácio Pereira Duque, Renato Russo, Notre Dame, Armando Borba, José Dionísio, Pedro Guarda, São Lázaro, Pedro Lourenço dos Santos e Maria Leopoldina, no Loteamento Severino Afonso, além do saneamento e calçamento nas ruas do Loteamento Moura Brasil.

A maior parte dos requerimentos apresentados nesta reunião relaciona-se a obras de infraestrutura, como os do vereador Eduardo Cantarelli, do SDD, que reivindica saneamento, calçamento, retirada de lixo e iluminação pública no Loteamento Amilson Afonso, no Salgado; saneamento e calçamento defronte do Bloco C, no Pinheirópolis; saneamento e conserto do calçamento na Rua Oregon, no Salgado; limpeza e drenagem no canal do Parque 18 de Maio; e revitalização e limpeza na praça localizada na Avenida Castelo Branco, no Bairro Agamenon Magalhães.

Já o vereador Heleno do Inocoop, do PRTB, solicita que seja enviado um convite ao diretor geral do Hospital Mestre Vitalino, Moisés Wanderley, para vir à Câmara para falar sobre as atividades do HMV.

O vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB, reivindica adequação salarial e criação de bônus de desempenho educacional para os professores das escolas municipais de tempo integral, enquanto que o vereador Duda do Vassoural, do DEM, sugere que a prefeitura faça campanhas educativas para esclarecer a população sobre as formas de prevenção e de combate ao vírus ebola.

O vereador Edmilson do Salgado, do PcdoB, solicita saneamento e calçamento na Rua General Argolo, no Caiucá, e a colocação de abrigo na parada de ônibus localizada no Sítio Lagoa do Algodão; na Rua Dallas, no Bairro São João da Escócia; e na Rua Barão de Caruaru, no Salgado. Já o vereador Sivaldo Oliveira, do PP, pede a liberação da Rua Gonçalves Dias, aos domingos, para trânsito de veículos.

Três das quatro indicações que vão ser apresentadas nesta reunião são do vereador Heleno do Inocoop, que reivindica a implantação de um Centro de Hematologia, um de Diagnósticos, um de Ressonância Magnética e Hemodiálise em Caruaru. A outra indicação é do vereador Marcelo Gomes, do PSB, que pede rondas policiais intensivas nas proximidades das faculdades e universidades em Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível para consulta no Portal da Câmara. A reunião, que tem início às 20h, será transmitida ao vivo pela webTV Casa do Povo, também pelo site da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Projetos de Lei entram na Ordem do Dia desta terça-feira

por Victor Vargas — publicado 04/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h45
Os vereadores da Câmara Municipal de Caruaru participam, na noite desta terça-feira (4), de Reunião...

Os vereadores da Câmara Municipal de Caruaru participam, na noite desta terça-feira (4), de Reunião Pública Ordinária na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A súmula com a Ordem do Dia apresenta quatro projetos de lei do Poder Executivo que vão entrar em primeira discussão / votação – com foco no perímetro escolar nos estabelecimentos de ensino – cadastro, registro e licenciamento anual de veículos ciclomotores, abertura de crédito adicional especial no orçamento municipal e combate à homofobia, Além desses, serão apresentados ainda um projeto de lei da mesa diretora criando fundo especial para a Câmara; um projeto de emenda organizacional do Colegiado da Casa suprimindo parágrafo da Lei Orgânica; dois projetos de lei de vereadores – o de Duda do Vassoural (DEM) com foco no combate a doenças virais e infecto-contagiosas e o outro do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) concedendo a Medalha de Honra ao Mérito Bonavith Nogueira de Carvalho ao senhor Gildo Fidélis da Silva.

Na Ordem do Dia destacamos ainda 28 requerimentos e uma indicação ao Governo do Estado – do vereador SIvaldo Oliveira (PP) – sugerindo a ampliação do Núcleo de Reabilitação Física do Hospital Regional do Agreste. Entre os requerimentos – a maioria na área da Infraestrutura, direcionados ao Governo do Município – destacamos ações pleiteadas pelos vereadores Eduardo Cantarelli (SDD), Edjailson da Caru Forró, Romildo Oscar (PTN), Edmilson do Salgado (PCdoB), Jajá (sem partido), Heleno do Inocoop (PRTB) e Rozael do Divinópolis (PROS). Na área da cultura, em destaque os requerimentos do vereador Edjailson da Caru Forró – apelando pela construção do Conservatório Caruaruense de Música e micro-ônibus para os integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível – na íntegra – para consulta no Portal da Câmara Municipal. A Reunião Pública Ordinária – com início às 20 horas, será transmitida ao vivo pela webTV Casa do Povo, também pelo site da Câmara – camaracaruaru.pe.gov.br

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo Chaves em entrevista no “Mesa Redonda”

por Victor Vargas — publicado 07/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), é o convidado do Programa Mesa...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), é o convidado do Programa Mesa Redonda, da Rádio Cultura do Nordeste, nesta sexta-feira (7), a partir das 10 horas da manhã. Na pauta do programa de entrevistas e debates o foco é um balanço geral dos fatos que viraram notícia na “Casa do Povo” – neste ano de 2014. O “Mesa Redonda” é apresentado pelo decano radialista José Almeida com as participações dos jornalistas /radialistas César Lucena e Risoní Santos.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Victor Vargas

Confirmada audiência sobre a LOA

por Victor Vargas — publicado 07/10/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Lula Tôrres (PR), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo...

O vereador Lula Tôrres (PR), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo, confirmou para a próxima quarta-feira (12) a Audiência Pública com foco na Lei Orçamentária Anual – LOA. Já confirmaram presença o contabilista Bernardo Barbosa e o secretário de Planejamento e Gestão da PMC, Kleber Macedo Leite. Também participarão os edis e representantes da sociedade organizada.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes pede mais segurança para estudantes

por Victor Vargas — publicado 07/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Segurança para os estudantes de Caruaru foi mais uma vez proposta do vereador Marcelo Gomes (PSB)...

Segurança para os estudantes de Caruaru foi mais uma vez proposta do vereador Marcelo Gomes (PSB), na Câmara Municipal de Caruaru. Através da Indicação nº 114/2014, o socialista pediu ao Governo do Estado que faculdades e universidades tenham mais monitoramento da Polícia Militar.

Marcelo ressalta que Caruaru é uma das cidades que tem um dos maiores polos universitários do Estado, contando com diversas faculdades e centros universitários, além de cursos técnicos, com seu desenvolvimento nas mais diversas áreas. “O desenvolvimento acarreta alguns problemas que temos que combater de imediato, como a insegurança. Temos que garantir meios para que os jovens continuem estudando”, disse o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Associação das Agremiações Carnavalescas toma posse no dia 14

por Victor Vargas — publicado 07/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Rozael do Divinópolis (PROS) convida a população para participar da cerimônia de posse...

O vereador Rozael do Divinópolis (PROS) convida a população para participar da cerimônia de posse da diretoria da Associação das Agremiações Carnavalescas de Caruaru, quadriênio 2014/2018, que será realizada no Salão Nobre Leonardo Chaves, na Câmara Municipal de Caruaru, no próximo dia 14, às 19h30.

“A criação da AACC – Associação das Agremiações Carnavalescas de Caruaru foi elaborada com o objetivo de resgatar as tradições de Momo no município”, ressalta o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo Chaves, FBC e Zé Queiroz no Mesa Redonda

por Victor Vargas — publicado 07/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Convidado para fazer um balanço do ano – especialmente – em destaque – “eleição da mesa”, reformas...

Convidado para fazer um balanço do ano – especialmente – em destaque – “eleição da mesa”, reformas da “Casa do Povo” e “Operação Ponto Final”, o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) – participou, na manhã desta sexta-feira (7) – do Programa Mesa Redonda – apresentado pelo decano radialista José Almeida e com as participações dos jornalistas/radialistas Risoní Santos e César Lucena, na Rádio Cultura do Nordeste.

O programa, que vai ao ar das 10h às 12h, começou com o presidente Leonardo Chaves cumprimentando e destacando o “Dia do Radialista” – comemorado hoje: “Enviamos a nossa saudação, reconhecendo o papel decisivo da categoria com instrumento de informação e defesa do povo de Caruaru” – destacou o presidente. Na primeira questão levantada – “Eleição da Mesa” – o presidente falou da possibilidade de todos os atuais vereadores que compõem a “Mesa” poderem ser candidatos e o fato dos edis que estão na vaga dos cinco vereadores afastados pela Operação Ponto Final 2 poderem votar, porém não poderem ser votados. “A Eleição da Mesa vai ser realizada, de acordo com a Lei Orgânica do Município e o Regimento Interno da Casa. Temos um prazo até o dia 20 de dezembro para a realização da eleição”, lembrou o decano vereador, que, se for da vontade da maioria será candidato e vai buscar o seu oitavo mandato de presidente no próximo biênio – quando, na oportunidade, vai completar em 2016 quarenta anos de parlamentar.

Quando foi questionado pelos ouvintes referente à Operação Ponto Final o presidente não fez pré-julgamentos da opinião pública e área de competências – o edil enfocou a triste situação de ter que demitir para poder honrar todos os compromissos da Casa: “Demitimos os assessores dos vereadores afastados – infelizmente – e destinamos a quantia para pagamento das despesas dos vereadores que foram convocados”- frisou o presidente.

Com o microfone aberto aos ouvintes, o presidente Leonardo Chaves abordou ainda questões ligadas ao relacionamento entre os Poderes e do Portal da Transparência – disponível no site da Casa – camaracaruaru.pe.gov.br – “Aguardamos a posição do prefeito na questão da eleição da mesa e respeitamos todas as decisões do Poder Judiciário”, frisou Leonardo Chaves.

FBC, José Queiroz e vereadores – Na metade do programa – às 11 horas – o presidente foi surpreendido com a visita de agradecimento ao pde Caruaru, realizada na emissora, pelo senador eleito Fernando Bezerra Coelho (PSB) – acompanhado do prefeito José Queiroz (PDT) e o seu vice Jorge Gomes (PSB). A deputada Raquel Lyra (PSB) participou do programa para agradecer os votos e saudar Leonardo e FBC via fone. “FBC falou da sua responsabilidade com Caruaru e destacou itens da sua futura  atuação no Senado – como a Adutora do Agreste e a pavimentação das vias de acesso à nossa zona rural”, frisou Leonardo.

Satisfeito com a presença de lideranças da cidade e da zona rural além dos vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Val das Rendeiras (PROS), Romildo Oscar (PTN) e Zé Ailton (PDT) – além de ligações de Louro do Juá (SDD), Eduardo Cantarelli (SDD), Jajá (sem partido) Cecílio Pedro (PTB) e Rozael do Divinópolis (PROS), o presidente revelou que ainda esse ano faz concurso público e que o seu sonho – depois de implantar o 1º grau na zona rural – na 1ª gestão do prefeito José Queiroz –  seria agora a implantação do 2º grau com apoio do governador João Lyra Neto (PSB) e resolver a questão do abastecimento de água na zona rural.“Estou sugerindo Cachoeira Seca, Xicurú, Serra Velha ou Malhada de Pedra como localidades-polo” – frisou o presidente Chaves.

Finalizando o programa, com as despedidas aos radialistas e ouvintes, o presidente fez um balanço geral das reformas e equipamentos que – além da transformação da Câmara – vão ajudar a preservar a memória de Caruaru e humanizar o relacionamento de funcionários, edis e todos que buscam o Poder Legislativo. “Até o final deste mês de novembro vamos inaugurar uma nova “Casa do Povo” – finalizou Leonardo.

O programa Mesa Redonda será repetido no próximo domingo, a partir das 12 horas, dentro da programação da Rádio Cultura do Nordeste AM.

Victor Vargas/Guanabara Comunicação

LOA será debatida em audiência nesta quarta

por Victor Vargas — publicado 11/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A audiência pública solicitada pelo vereador Lula Tôrres (PR), presidente da Comissão de Finanças...

A audiência pública solicitada pelo vereador Lula Tôrres (PR), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento do Poder Legislativo, sobre a Lei Orçamentária Anual – LOA, está marcada para esta quarta-feira (12), às 10h, no plenário da Câmara Municipal de Caruaru.

A audiência deverá ter a participação do contabilista Bernardo Barbosa e do secretário de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Caruaru, Kleber Macedo Leite, além dos edis da Casa.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Projetos de lei em votação nesta terça

por Victor Vargas — publicado 11/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na reunião pública desta terça-feira (11) a Câmara Municipal de Caruaru vai colocar sob discussão...

Na reunião pública desta terça-feira (11) a Câmara Municipal de Caruaru vai colocar sob discussão e votação quatro projetos de lei e um projeto de emenda organizacional. Dois dos projetos de lei são de autoria do Executivo: um deles, já em segunda discussão, dispõe sobre o perímetro escolar nos estabelecimentos de ensino de Caruaru e o outro, sobre o cadastro, registro e licenciamento anual de veículos ciclomotores – este com emenda do vereador Eduardo Cantarelli (SDD).

Os outros dois projetos de lei são da Casa, um de autoria do vereador Marcelo Gomes, do PSB, denominando de Bairro Nina Liberato área localizada na zona oeste da cidade; e o outro, do vereador Duda do Vassoural, do DEM, dispondo sobre a autorização para o Poder Executivo Municipal criar e manter, de forma contínua, políticas de prevenção e combate a doenças virais e infectocontagiosas.

O projeto de emenda organizacional é de autoria do Colegiado de Vereadores, entra em primeira discussão e tem por finalidade suprimir o Inciso IV do Art. 22 da Lei Orgânica Municipal, que diz que o Legislativo deve “devolver à Tesouraria da prefeitura, ao final de cada exercício, o saldo de caixa existente na Câmara”.

A proposta dos parlamentares é utilizar esse saldo para a realização de um sonho que se arrasta por décadas, como diz o presidente Leonardo Chaves (PSD). “A construção do novo espaço para o Poder Legislativo é uma necessidade premente pela evolução natural da cidade e pelo acréscimo no número de vereadores. Com a aprovação desse projeto, vamos conseguir angariar os recursos necessários para a construção da sede própria do Poder Legislativo e a aquisição do mobiliário para equipá-la”, explica Chaves.

A reunião pública desta noite – a 59ª da 2ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura – será transmitida ao vivo através da webTV Casa do Povo pelo Portal da Câmara. A súmula com a Ordem do Dia também está disponível no mesmo endereço.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Ex-presidente da Destra ganhará cidadania caruaruense

por Victor Vargas — publicado 12/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na próxima quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Caruaru concede o Título Honorífico de Cidadão...

Na próxima quinta-feira (13), a Câmara Municipal de Caruaru concede o Título Honorífico de Cidadão de Caruaru ao ex-presidente da DESTRA – Autarquia de Defesa Social e Transportes de Caruaru, Clóvis Cavalieri Rodrigues de Carvalho. A propositura é do ex-vereador Rogério Meneses (PT) em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, na área de trânsito e defesa social, pelo então presidente da Destra.

A solenidade será realizada na Fiepe – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco e terá início às 20h. A Fiepe fica localizada na Rua Padre Félix Barreto, nº 79, no Bairro Maurício de Nassau.

Rebecca Moura/AscomCâmara

Alunos da rede municipal vão poder contar com intérprete de Libras na escola

por Victor Vargas — publicado 12/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Foi aprovado na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, nesta terça-feira (11), um requerimento...

Foi aprovado na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, nesta terça-feira (11),  um requerimento de autoria do vereador Lula Tôrres (PR), solicitando a presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas municipais da cidade, a fim de orientar pessoas e alunos portadores de deficiência auditiva. “Qualquer escola que tenha alunos com deficiência auditiva deve ter um intérprete de Libras à disposição, isso é importante para aumentar a inclusão dos alunos especiais no meio escolar” destaca o vereador.

A Libras é uma língua utilizada pelos deficientes auditivos, reconhecida como meio legal de comunicação e expressão,  conforme a Lei nº 10.436, de 24 de abril  de 2002, considerada também uma língua oficial como 0 português,  inglês, espanhol, francês e outras. 

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Gleydson Lima visita Poder Legislativo

por Victor Vargas — publicado 12/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), recepcionou na manhã desta...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), recepcionou na manhã desta quarta-feira (12) o juiz de Direito Gleydson Lima, ex-diretor do Fórum de Caruaru e da 3ª Vara Criminal.  Depois de passar por Itaporanga (PB), Itaíba (PE), Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru, o juiz hoje é o titular da Vara dos Crimes contra a Criança no Recife.

Durante a visita, o juiz agradeceu a propositura apresentada pelo presidente Leonardo Chaves – aprovada por unanimidade – que concede a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Amaro de Lira e César a personalidades que, como ele, se destacam na área jurídica. “Agradeço a distinção ao presidente Leonardo Chaves e aos seus pares e vamos marcar uma data para o recebimento da medalha. Gostei de ver as reformas da Câmara Municipal”, frisou o magistrado. “A visita de Dr. Gleydson foi a oportunidade do agradecimento pessoal pelos serviços prestado a Caruaru, o reconhecimento vem através da medalha”, comentou o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara

Lei Orçamentária Anual é debatida em audiência na Câmara

por Victor Vargas — publicado 12/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru realizou nesta quarta-feira (12) mais uma Audiência Pública, desta...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou nesta quarta-feira (12) mais uma Audiência Pública, desta vez solicitada pelo vereador Lula Tôrres (PR), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. O foco da audiência foi a apresentação e o debate da Lei Orçamentária Anual – LOA para 2015. É na LOA que o governo municipal define as prioridades contidas no orçamento anual e no PPA – Plano Plurianual, além das metas que deverão ser atingidas naquele ano.

A mesa dirigente dos trabalhos foi presidida pelo vereador Lula Tôrres e composta pelo especialista em questões orçamentárias Bernardo Lima Barbosa, presidente da Cespam (empresa que presta serviços na área de assessoria contábil à Prefeitura de Caruaru); Kleber Macedo, diretor administrativo tributário da Secretaria Municipal da Fazenda; Emerson Araújo Pereira, secretário municipal de Planejamento e Gestão; Lino Portela, diretor do Orçamento Participativo; e Léo Bulhões, secretário de Participação Social.

Também estavam presentes na Audiência Pública o presidente do Poder Legislativo, Leonardo Chaves (PSD), os vereadores Demóstenes Veras (PROS), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Tenente Tiburcio (PMN), Duda do Vassoural (DEM), Romildo Oscar (PTN), Marcelo Gomes (PSB), Carlos Santos (PRB) e Edmilson do Salgado (PCdoB), além de representantes de entidades, delegados, membros da Secretaria Municipal de Participação Social, estudantes de administração pública e o público em geral.

Investimentos de quase R$ 1 milhão – De acordo com a prefeitura, as projeções para 2015 estimam uma receita na ordem de R$ 926 milhões, com a maior parte dos investimentos prevista, pela LOA, para as áreas de educação, infraestrutura e saúde.

Para o especialista em questões orçamentárias Bernardo Barbosa, esta é a lei mais importante do município. “Estamos aqui explanando tudo bem detalhado para a população, precisamos mostrar os investimentos custeados com os recursos públicos, para onde serão direcionados os valores específicos”, destaca o contabilista.

Para o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Lula Tôrres, a sociedade nunca havia se mostrado antes tão presente na elaboração de um orçamento para o município. “O projeto foi debatido enfatizando a transparência e esclarecendo as dúvidas dos presentes, além de disso, será disponibilizado no site da Câmara o projeto para todos terem acesso aos gastos e suas respectivas pastas”, ressaltou o vereador.

Um dos presentes na galeria, que fez questão de assistir à audiência sobre a LOA, foi o comerciante Rivaldo Silva. Ele contou que gosta de acompanhar os assuntos ligados à política e administração da cidade. “Todo mundo deveria vir acompanhar e entender os gastos, porque eu mesmo quero saber para onde vai ser direcionado nosso dinheiro pago em impostos, devemos conhecer para poder cobrar depois”, comentou.

Rebecca Moura/AscomCâmara

Fotos: Victor Vargas/AscomCâmara

 Guanabara Comunicação

Câmara Municipal concede cidadania a Clóvis Cavalieri

por Victor Vargas — publicado 14/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O ex-diretor da Destra e ex-secretário de governo Clóvis Cavalieri, natural de Dracena (SP), recebeu...

O ex-diretor da Destra e ex-secretário de governo Clóvis Cavalieri, natural de Dracena (SP), recebeu – na noite de ontem (13), na sede da FIEPE/Caruaru – atendendo uma propositura do ex-vereador Rogério Menezes – o “Título de Cidadão de Caruaru”. A sessão solene – em caráter especial – aconteceu fora do plenário da Câmara Municipal – atendendo solicitação do homenageado.

O solenidade, presidida pelo vereador Leonardo Chaves (PSD), contou ainda com os edis Gilberto de Dora (PSB), Heleno do Inocoop (PRTB), Ricardo Liberato (PSC), Romildo Oscar (PTN), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Tenente Tiburcio (PMN), Rodrigues  da Ceaca (PRTB), José Ailton (PDT)  e Duda do Vassoural (DEM), o prefeito José Queiroz (PDT), o deputado federal Wolney Queiroz (PDT), o  vereador João Chaves (de São Caetano) – secretários e dirigentes da PMC, além de um grande número de integrantes do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal – onde o homenageado  exerce a missão de Mestre Geral Representante.

Coronel da reserva da aeronáutica, Clóvis Cavalieri chegou em Caruaru em 2009, quando instalou a Destra e onde atuou até 2012 e, na Secretaria de Governo exerceu atividades entre 2013/2014 . No seu pronunciamento, Cavalieri agradeceu a indicação do deputado Wolney Queiroz, o apoio integral do prefeito José Queiroz, dos amigos e companheiros da PMC. “Fomos contemplados com o Prêmio Volvo – educação de trânsito – peço ao prefeito intervenção para voos comerciais  no nosso aeroporto e agradeço à corrente de amor, amizade, compreensão e fraternidade que eu e minha família sentimos aqui  em Caruaru”, discursou. “Agradeço ao Coronel Cavalieri pelas ações em Caruaru e desejo que ele siga o seu caminho na força da luz, da paz e do amor”, resumiu o ex-vereador Rogério Menezes, autor da propositura aprovada por unanimidade em 2010. “Espero que o coronel retorne em breve”, comentou Wolney Queiroz durante o seu pronunciamento. “O coronel prestou relevantes serviços – destaco a guarda municipal, agentes de trânsito – o seu jeito de ser, cativante e sereno – e lembro que ele administrou a ‘jóia rara da Coroa’ caruaruense, finalizou o prefeito José Queiroz. 

O presidente Leonardo Chaves finalizou a solenidade destacando o bom relacionamento do Coronel Cavalieri com o Poder Legislativo e as ações prestadas que proporcionam hoje um bem estar do Povo de Caruaru.

Foto e texto: Victor Vargas/Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Heleno do Inocoop visita unidade de saúde do José Liberato

por Victor Vargas — publicado 14/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) visitou essa semana a Unidade de Saúde da Família do Bairro...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) visitou essa semana a Unidade de Saúde da Família do Bairro José Liberato, que foi aberta na Avenida Berna, nº98. A instalação da USF foi uma solicitação do vereador.

“Em nome da população, agradeço ao prefeito José Queiroz por ter atendido à minha solicitação feita através do Requerimento nº 2607/2013 e sos ofícios nº 012/2013 e 053/2014. Agora, os moradores vão ter uma melhor assistência na saúde”.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Assessoria do vereador

Audiência pública abordará temas ligados ao serviço de táxi em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 18/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) está convocando a população para a próxima Audiência Pública...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) está convocando a população para a próxima Audiência Pública, que será realizada no plenário da Câmara Municipal de Caruaru, no dia 26 deste mês, às 9h30. Em debate assuntos ligados à ampliação, fiscalização, sinalização e segurança das praças de táxis, além da padronização visual das frotas de táxi de Caruaru, defendida pelo parlamentar.

De acordo com Heleno, a padronização deste segmento pode melhorar a segurança em Caruaru. “Iremos identificar as irregularidades das praças de táxi e promover uma ação para melhorar o trabalho dos taxistas”, acrescentou o parlamentar.

Foram convidados para a audiência o prefeito José Queiroz, além de secretários municipais, o comandante do 4º BPM, além de representantes da DESTRA e do Sindicato dos Taxistas.

Rebecca Moura/AscomCâmara

Sessão Solene com medalhas e título de cidadania nesta quarta-feira

por Victor Vargas — publicado 18/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru realiza amanhã (19), às 20 horas, uma Sessão Solene para a entrega...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza amanhã (19), às 20 horas, uma Sessão Solene para a entrega de 08 medalhas de Honra ao Mérito “Bonavith Nogueira de Carvalho”. Os homenageados são Ricardo Augusto Pinto, Fábio Robson Duarte, Paulo Paes Araújo, George Luiz, Mário Queiroz, Gildo Fidelix, Felipe Diniz Vilanova e Sergio Paulo Siqueira.

A propositura das homenagens é de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) em reconhecimento aos serviços prestados por eles na Penitenciária Juiz Plácido de Souza.

Rebecca Moura/AscomCâmara

Marcelo Gomes pede campanha para descarte correto do óleo de cozinha

por Victor Vargas — publicado 19/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Você sabia que um litro de óleo de cozinha pode contaminar 20 mil litros de...

Você sabia que um litro de óleo de cozinha pode contaminar 20 mil litros de água? Para evitar contaminações e prejudicar o meio ambiente, o vereador Marcelo Gomes (PSB) solicitou, através do Requerimento nº 1816/2014, que o Governo Municipal faça uma campanha de conscientização, junto à população em geral e donos de bares e restaurantes, para reutilização do óleo de cozinha usado.

A proposta do vereador é que a população conheça os riscos de jogar o óleo usado no esgoto sanitário, o que provoca entupimento da tubulação e pode contaminar afluentes, além de contribuir para a impermeabilização do solo, o que dificulta a passagem das águas das chuvas e pode provocar alagamentos.

“O óleo usado deve ser colocado em recipientes plásticos e levados para pontos de coleta. Há ONGs (Organizações Não Governamentais) e empresas privadas responsáveis por fazer o recolhimento e o reaproveitamento do produto, transformando o óleo sujo, por exemplo, em sabão e tinta”, informou Marcelo Gomes.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Foto: Vladimir Barreto/Câmara

Requerimentos apelam por obras de cunho social e infraestrutura

por Victor Vargas — publicado 20/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Nesta 61ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa da 16ª legislatura, que a Câmara Municipal...

Nesta 61ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa da 16ª legislatura, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (20), às 20h, a maioria dos requerimentos refere-se a obras de melhoramento urbano e rural e projetos de assistência social.

Segundo a súmula da Ordem do Dia, serão apresentados e votados 23 requerimentos. Destes, apenas dois estão sendo reiterados: o do vereador Jajá (sem partido), que volta a solicitar construção de praça no Bairro Petrópolis, e o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que reivindica, mais uma vez, a emissão de títulos de posse das casas do Bairro Cedro para os seus moradores.

Entre os outros requerimentos, destaque para o do líder do governo, vereador Ricardo Liberato, do PSC, que reivindica implantação de faixas de pedestre e rebaixamento do canteiro central na Praça Deputado Henrique Pinto e nas avenidas Rio Branco, Manoel de Freitas e Agamenon Magalhães.

Já o vereador Eduardo Cantarelli (SDD) sugere a implantação de um restaurante popular. Cantarelli pede ainda obras de saneamento, calçamento, retirada de entulhos e coleta regular de lixo na Rua R-29, no Bairro Cidade Jardim, e nas ruas do do Bairro São João da Escócia, além da fiscalização quanto à quantidade de animais soltos na BR-104, especialmente em frente à TV Jornal.

O vereador Heleno do Inocoop, do PRTB, solicita a construção de creche e de colégio de tempo integral no Bairro Indianópolis; a reposição do calçamento na 2ª Travessa Manoel Claudino e na Rua Dr. Oscalino Tavares, Bairro Santa Rosa; a reposição do calçamento e das bocas de lobo na Travessa Coelho Neto e na 1ª Travessa Princesa Isabel, Indianópolis; a revitalização das galerias localizadas na Rua Silva Jardim, Nossa Senhora das Dores e a colocação de semáforo no cruzamento das avenidas Joaquim Nabuco e Rui Barbosa, no Divinópolis.

O vereador Edjailson da Caru Forró reivindica a implantação do projeto São João Rural, além da instalação de banheiros químicos adaptados para portadores de necessidades especiais nos eventos culturais que ocorrerem na cidade e criação da Casa de Atenção Social ao Artista de Caruaru.

Já o vereador Rodrigues da Ceaca (PRTB) interfere pelo saneamento e calçamento da Rua São João da Escócia, no bairro do mesmo nome, e o vereador Tenente Tiburcio (PMN) reivindica terraplanagem no Sítio Juriti e saneamento e calçamento na Rua Gercino Vitalino dos Santos, no José Carlos de Oliveira.

Por fim, o 1º vice-presidente da Casa, vereador José Ailton, do PDT, solicita a recuperação da passagem molhada entre o Sítio Campos e o Alto do Moura e o vereador Rozael do Divinópolis (PROS) apela pela doação de terreno da municipalidade para construção do prédio da subsede do Conselho Regional de Farmácia/Pernambuco.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no Portal da Câmara. A reunião será transmitida ao vivo pela webTV Casa do Povo, também pelo site da Casa Jornalista José Carlos Florêncio.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Reunião para debater LOA e PPA é adiada

por Victor Vargas — publicado 22/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A reunião conjunta entre a Comissão de Legislação e Redação de Leis, presidida pelo vereador Marcelo...

A reunião conjunta entre a Comissão de Legislação e Redação de Leis, presidida pelo vereador Marcelo Gomes (PSB), e a Comissão de Finanças da Câmara Municipal de Caruaru, para discutir a revisão do Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA 2015) do município, foi remarcada para a próxima terça-feira (25), às 10h, na Sala das Comissões.

O motivo do adiamento foi a impossibilidade do presidente da Comissão de Finanças, vereador Lula Tôrres (PR), comparecer ao encontro, motivos prontamente justificados com os demais participantes das comissões.

Conheça a LOA e o PPA – A Câmara Municipal de Caruaru disponibliza, em seu site, a íntegra dos projetos da Lei Orçamentária Anual e do Plano Plurianual. Conheça a proposta orçamentária da prefeitura para o próximo ano, saiba quanto a municipalidade planeja investir em obras e programas públicos e que áreas deverão ser priorizadas. O documento tem 243 páginas no formato PDF. Já o Plano Plurianual 2014-2017, que está sendo submetido à revisão pública nas ações previstas para o exercício de 2015, tem 751 páginas, também em PDF. Apesar de extensos, os dois documentos devem ser lidos com atenção para que todos possam acompanhar onde o dinheiro público estará sendo investido nos próximos anos.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes
Com Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Solenidade de entrega de requalificações da Câmara será nesta quarta

por Victor Vargas — publicado 25/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), fará a entrega das...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), fará a entrega das novas adequações feitas na Casa Legislativa em solenidade marcada para esta quarta-feira (26), às 18h. As mudanças incluem requalificações e implantação de setores estratégicos funcionais e equipamentos que voltam a colocar na vanguarda estrutural o Poder Legislativo Municipal de Caruaru. Plenário, galerias, recepção, sala de comissões, sala de imprensa, superintendência  jurídica, gabinete da presidência e do 1º secretário, apoio legislativo, salão nobre, copa, tesouraria, superintendência administrativa, controle interno, patrimônio, licitação, apoio e supervisão administrativa, recursos humanos, almoxarifado e arquivo. “Todas as ações foram decisivas para o funcionamento da “Casa” – inovadoras tecnologicamente – como é o caso da área de Tecnologia da Informação e o Arquivo que receberam equipamentos de última geração e que vão facilitar a preservação da memória do Poder Legislativo”, destaca o presidente Leonardo Chaves.

Guananabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Câmara realiza 62ª reunião pública

por Victor Vargas — publicado 25/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (25), às 20h, a sua 62ª...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (25), às 20h, a sua 62ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura. Na súmula com a Ordem do Dia constam 17 requerimentos. Destes, apenas um está sendo reiterado, o do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que solicita, novamente, a instalação de motocímetro para regularização dos valores das corridas dos mototaxistas.

Entre os requerimentos que estão sendo apresentados para primeira votação esta noite, destaque para o do vereador Eduardo Cantarelli, do SDD, que reivindica limpeza do leito do Rio Ipojuca e revitalização na Praça Santa Águeda, no Sol Poente, além de saneamento, calçamento, retirada de entulhos e coleta regular de lixo na Rua Guaratinguetá, no Bairro João Mota.

Preocupado com acidentes, o vereador Heleno do Inocoop (PRTB), solicita a colocação de redutor de velocidade na Avenida Caruaru, no Maria Auxiliadora.Já o vereador Sivaldo Oliveira, do PP, reivindica a recuperação do muro da Unidade de Saúde da Família do Bairro São João da Escócia e a limpeza nos arredores dessa USF.

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) solicita a construção de praça com equipamentos de lazer nas proximidades da Rua Rubens Florêncio de Moura, na Vila Padre Inácio. Saúde é o foco do requerimento do vereador Edjailson da Caru Forró para a aquisição de compressor odontológico e condicionadores de ar para o Posto de Saúde da Família do Loteamento Novo Mundo.

Por outro lado, o vereador Lula Tôrres, do PR, reivindica a construção de pista de bicicross no Parque Botânico São Francisco de Assis, no bairro de mesmo nome, e conserto no calçamento na Vila Peladas, na zona rural.

Por fim, o vereador Tenente Tiburcio, do PMN, pede saneamento e calçamento para as ruas Maria Gorete Ferreira e Severino Raimundo Sobrinho e para a Avenida Professora Livanete Pereira, no Cedro, além da substituição de lâmpadas em postes localizados no Sítio Juriti e da construção de canal no Cedro.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser consultada no Portal da Câmara. A reunião será transmitida ao vivo pela webTV Casa do Povo também pelo site da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara promove audiência com foco no serviço de táxi

por Victor Vargas — publicado 27/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Foi realizada nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Caruaru, uma Audiência Pública, solicitada...

Foi realizada nesta quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Caruaru, uma Audiência Pública, solicitada pelo vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que teve início às 10h. A pauta da audiência foi a padronização visual das frotas de táxis, além de ampliação, fiscalização e segurança das praças de táxis em Caruaru.

A mesa dirigente dos trabalhos foi presidida pelo vereador Heleno do Inocoop e composta pelo gerente de transportes da Destra, Jairon Pacheco; pelo diretor de trânsito e transportes da entidade, Alex Monteiro; pelo diretor-presidente da autarquia, Ten.Cel. Jailson Pacheco; pelo presidente do Sindicato dos Taxistas de Caruaru, Cícero Moreira, e pelo inspetor da Policia Rodoviária Federal, Alexandre Leite.

A plateia estava lotada de representantes dos sindicatos e taxistas de várias praças em Caruaru, como da Unimed, do Shopping Difusora, do Expedicionário e do Assaí, entre outras.

Segundo o presidente do sindicato, Cícero Moreira, Caruaru é a única cidade que não tem identificação especifica para o usuário. “Aqui nesta cidade, 70 % da frota de táxi é nova e aumenta todo dia, não é fácil caracterizar esse tipo de transporte remunerado, mas vamos trabalhar pra isso” destacou.

Já para o vereador Heleno do Inocoop, a única forma de regularizar é tirando de circulação os carros irregulares que estão na cidade. “Isto tudo traz um grande prejuízo para os taxistas”, ressaltou o parlamentar, que destacou também a falta de sinalização nas praças. “A praça da Rua Leão Dourado está totalmente sem sinalização, já foi solicitado através de requerimento todos esses ajustes, além de um projeto com câmeras de monitoramento”. Heleno falou ainda de projetos para a praça de táxi do Assaí e da Unimed.

A audiência foi concluída com uma sessão de perguntas e respostas, onde os presentes puderam expor suas opiniões e sugestões.

Rebecca Moura/AscomCâmara

Leonardo inaugura requalificações da Casa do Povo

por Victor Vargas — publicado 27/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), dirigiu reunião especial para entrega...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), dirigiu reunião especial para entrega das obras de requalificação de funções e implantação de novas tecnologias na Casa Jornalista José Carlos Florêncio, a Casa do Povo. O evento contou com as presenças da imprensa, de convidados especiais e dos vereadores José Ailton (PDT), Marcelo Gomes (PSB), Romildo Oscar (PTN), Carlos Santos (PRB), Tenente Tiburcio (PMN), Gilberto de Dora (PSB), Duda do Vassoural (DEM), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Louro do Juá (SDD), Jajá (sem partido) e Sivaldo Oliveira (PP). “É sempre um prazer voltar à Câmara, especialmente em um momento como esse. Gostei das reformas e acho que a Câmara ficou com uma boa estrutura para as reuniões e para receber o povo”, comentou o ex-vereador, por sete mandatos consecutivos, Elias Soares. “Agora o Poder Legislativo está preparado, equipado e humanizado para enfrentar o tempo necessário até a construção de sua nova sede”, afirmou o presidente Leonardo.

Foram entregues para pleno funcionamento o plenário, galerias, recepção, sala de comissões, sala de imprensa, superintendência  jurídica, gabinete da presidência e do 1º secretário, apoio legislativo, salão nobre, copa, tesouraria, superintendência administrativa, controle interno, patrimônio, licitação, apoio e supervisão administrativa, recursos humanos, almoxarifado e arquivo. “Todas as requalificações e a implantação das áreas de Tecnologia da Informação e do Arquivo  Geral vão facilitar a preservação da memória do Poder Legislativo”, destacou o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Comissões focam finalização de projetos da LOA 2015 e do PPA

por Victor Vargas — publicado 28/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Os presidentes das comissões de Legislação e Redação de Leis, vereador Marcelo Gomes (PSB), e de Finanças...

Os presidentes das comissões de Legislação e Redação de Leis, vereador Marcelo Gomes (PSB), e de Finanças e Orçamento, vereador Lula Tôrres (PR), se reúnem, novamente, nesta sexta-feira (28), na Sala das Comissões da Câmara Municipal de Caruaru. O foco dos trabalhos é a finalização dos projetos da Lei Orçamentária Anual (LOA) e da revisão do Plano Plurianual (PPA) para envio a plenário já na próxima semana. “Estamos no aguardo da chegada de emendas dos vereadores para concluir o texto”, disse o vereador Marcelo Gomes.

“Assim que concluirmos, vamos entregar à Mesa Diretora para colocar na pauta de votação”, explica o vereador Lula Tôrres. A Câmara tem o prazo até o dia 05 de dezembro para votar os dois projetos e reenviá-los ao Poder Executivo.

Conheça a LOA e o PPA – A Câmara Municipal de Caruaru disponibiliza, em seu site, a íntegra dos projetos da Lei Orçamentária Anual 2015 e do Plano Plurianual (2014-2017). Conheça a proposta orçamentária da prefeitura para o próximo ano, saiba quanto a municipalidade planeja investir em obras e programas públicos e que áreas deverão ser priorizadas.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes comemora ampliação de horário do Espaço de Lazer

por Victor Vargas — publicado 01/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Marcelo Gomes (PSB) comemorou a ampliação do horário de funcionamento da ciclofaixa...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) comemorou a ampliação do horário de funcionamento da ciclofaixa e do Espaço de Lazer Caruaru, projetos consolidados a partir de requerimento de sua autoria à Prefeitura de Caruaru. Desde domingo (30), os equipamentos passaram a funcionar das 8h às 18h. O Espaço de Lazer funciona na Avenida Agamenon Magalhães. Já a ciclofaixa móvel, com extensão de 5km,  funciona na Av. Portugal, Rua Marcionilo Francisco, Av. Agamenon Magalhães, Av. Oswaldo Cruz, Manoel de Freitas e Rui Barbosa. 

“Com muita alegria recebemos a notícia da ampliação do horário de funcionamento do Espaço de Lazer. Com isso, mais pessoas poderão utilizar o local e com mais flexibilidade, fugindo das horas mais quentes, principalmente com o aumento da temperatura no verão”, frisou o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Reunião pública focará projetos de lei e concessão de honrarias

por Victor Vargas — publicado 02/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A 64ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura, que a Câmara Municipal...

A 64ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (02), às 20h, terá, em sua pauta, oito projetos de lei, um de emenda organizacional e três de decreto legislativo, além de quatro requerimentos e uma indicação.

A maioria dos projetos de lei é de autoria dos vereadores. Entre eles, destaque para o do vereador Eduardo Cantarelli, do SDD, que solicita que seja considerada de utilidade pública a Associação de Economia Solidária de Assistência e Apoio às Pessoas com Deficiência Física – Reeducar.  Já o vereador Sivaldo Oliveira, do PP, pede a instituição da Semana Municipal do Evangelismo em Caruaru. Os outros PLs referem-se a nominação de ruas, principalmente no Alto do Moura.

Entre os projetos de decreto legislativo, um solicita a concessão de título de cidadania caruaruense ao secretário de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco, Aldo José dos Santos, natural de Altinho. A propositura é do vereador Gilberto de Dora, do PSB, 1º secretário da Câmara, que solicitou também a concessão da “Medalha de Honra ao Mérito Padre Pedro Aguiar” ao secretário de Agricultura de Caruaru, Anselmo Pereira. A outra distinção é proposta pelo vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente da Câmara, para a concessão da “Medalha de Honra ao Mérito Bonavith Nogueira de Carvalho” à Srª Izaíra Maciel Casé, pelo seu trabalho à frente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Caruaru.

Entre os requerimentos, destaque para a reiteração do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que volta a solicitar instalação de motocímetro para regularização dos valores das corridas dos mototaxistas. Por outro lado, o vereador Eduardo Cantarelli reivindica obras de saneamento, calçamento e retirada de entulhos na Rua R-2, na Cidade Jardim, e de saneamento e calçamento nas ruas R-7, Divino Espírito Santo, 6 de Novembro, 26 de Julho, 18 de Março, Manoel Rabelo e 25 de Julho, além da Avenida Cidade Agreste, nas Rendeiras.

Já o vereador Marcelo Gomes, do PSB, solicita que sejam enviados convites aos presidentes do Conselho Municipal de Trânsito (COMUT) e da DESTRA para explicarem o plano de mobilidade urbana de Caruaru, em reunião ordinária no plenário do Poder Legislativo municipal.

O vereador socialista é o autor, também, da única indicação a ser apresentada na reunião de hoje. O parlamentar solicita, ao Governo do Estado, a implantação, em Caruaru, do Projeto Porto Leve, que integra o Porto Digital.

A reunião será transmitida ao vivo pela webTV Casa do Povo, através do Portal da Câmara –www.camaracaruaru.pe.gov.brA súmula com a Ordem do Dia também pode ser acessada no mesmo endereço.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes quer Porto Leve e debate sobre mobilidade urbana

por Victor Vargas — publicado 03/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na reunião pública deste terça-feira (02), o vereador Marcelo Gomes (PSB) propôs um debate sobre...

Na reunião pública deste terça-feira (02), o vereador Marcelo Gomes (PSB) propôs um debate sobre a mobilidade urbana de Caruaru, com a participação do presidente do Conselho Municipal de Trânsito (Comut), Ricardo Henrique, e o presidente da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes de Caruaru (Destra), Cel. Jailson Pacheco, em uma reunião ordinária da Casa de Leis para que esclareçam os planos para melhoria da mobilidade de Caruaru.

O socialista também solicitou ao Governo do Estado e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que seja implantado em Caruaru o Projeto Porto Leve, uma expansão do Porto Digital, já em implantação no município. O Porto Leve é um serviço de compartilhamento de bicicletas, visando incentivar as pessoas a se deslocarem nesses veículos para distâncias de pequeno percurso, a fim de contribuir com a mobilidade urbana e garantir um ambiente livre de gás carbônico e outros poluentes.

“Mobilidade é o grande desafio das cidades, em todas as partes do mundo. Assim, é importante sabermos o que a gestão municipal tem preparado para enfrentar o desafio de tornar a cidade – em constante crescimento – em um local onde o trânsito flua e as pessoas consigam se deslocar, em grandes e pequenas distâncias. Além disso, ter bicicletas disponíveis facilita o trânsito e o deslocamento em pequenos percursos”, ressaltou Marcelo Gomes.

A participação do presidente do Comut, Ricardo Henrique, e do presidente da Destra, Cel. Jailson Pacheco, será agendada pela presidência da Câmara Municipal de Caruaru.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Câmara aprova criação de Semana de Evangelização

por Victor Vargas — publicado 04/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Foi aprovado na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, na última terça-feira, 02, um projeto...

Foi aprovado na reunião pública da Câmara Municipal de Caruaru, na última terça-feira, 02, um projeto de lei de autoria do vereador Sivaldo Oliveira (PP) criando a Semana Municipal do Evangelismo. Com a aprovação, fica determinado que, durante a primeira semana de junho, será realizada junto com as igrejas uma semana especial para evangelizar.

Segundo o vereador, que é evangélico, o objetivo da iniciativa é levar uma mensagem de restauração contra ao uso de drogas. “Sou a favor da família e da participação dos grupos de evangelização de várias igrejas. Vamos colocar este projeto em prática e tentar abranger o maior número de famílias possíveis” destacou Sivaldo.

Rebecca Moura/AscomCâmara

LOA e PPA na pauta de votação desta quinta

por Victor Vargas — publicado 04/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Lei Orçamentária Anual – LOA para o exercício 2015 e a revisão do Plano Plurianual – PPA, válido...

A Lei Orçamentária Anual – LOA para o exercício 2015 e a revisão do Plano Plurianual – PPA, válido até 2017, estão na pauta de votação da 65ª reunião pública ordinária, desta 2ª sessão legislativa da 16ª legislatura, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza às 20h desta quinta-feira (04).

Além da LOA e do PPA, também estão previstas as votações de um projeto de lei, 29 requerimentos e duas indicações. O PL, de autoria do Executivo, solicita a alteração de leis municipais envolvendo a Destra, formatando algumas nomenclaturas existentes.

Entre os requerimentos, destaque para o do vereador Lula Tôrres, do PR, solicitando a implantação de ponto de recarga do cartão LEVA no Expresso Cidadão, e para o vereador Duda do Vassoural (DEM), solicitando a realização de uma pesquisa de opinião sobre o atendimento dos agentes comunitários de saúde.

O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) reivindica a realização de curso de corte e costura no Centro de Referência e Assistência Social – Cras. Já o vereador Sivaldo Oliveira, do PP, sugere o envio de projeto de lei de autoria do Poder Executivo para a Câmara, propondo a redução da taxa de sepultamento em Caruaru. Sivaldo pede ainda que a prefeitura melhore a estrutura do Parque Ambiental Severino Montenegro.

Infraestrutura – O vereador Jajá (atualmente sem partido) cobra o retorno do carro fumacê às ruas da cidade e reivindica obras de saneamento e calçamento nas ruas Coronel Francisco Porto Rodrigues, Carneiro de Campos, Três Marias e Ator Paulo Gracindo, bem como na 5ª Travessa Arquimedes de Oliveira, todas no Loteamento Jardim Liberdade. O vereador Rozael do Divinópolis (PROS) também pede melhorias na infraestrutura urbana, mas com foco no Caiucá. Para o bairro, o vereador solicita colocação de asfalto nas ruas Padre Antônio Ribeiro, Pedro Américo e Domingos Teotônio.

Também com foco na infraestrutura urbana, o vereador Tenente Tiburcio (PMN) reivindica obras de saneamento e calçamento na Rua Chico Mendes e na 1ª e 2ª travessas de mesmo nome, no Maria Auxiliadora, além de terraplanagem e colocação de aterro na Rua Santo Antônio, no Loteamento Morada Nova.

As duas indicações que vão ser votadas esta noite são direcionadas ao Governo do Estado. O vereador Edjailson da Caru Forró solicita informações sobre o programa de saneamento ambiental da Bacia do Rio Ipojuca e o vereador Heleno do Inocoop (PRTB) pede a aquisição de um helicóptero para o trabalho do 4º BPM, sediado em Caruaru.

A reunião será transmitida ao vivo pela webTV Casa do Povo, através do Portal da Câmara –www.camaracaruaru.pe.gov.brA súmula com a Ordem do Dia está disponível para acesso no mesmo endereço.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara 

Leonardo Chaves recebe visita de dirigentes da OAB

por Victor Vargas — publicado 04/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), recebeu no começo...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), recebeu no começo da tarde desta quinta-feira (04) a visita do presidente da OAB Seccional Caruaru, Almério Abílio, do secretário-adjunto Milton Figueiredo e da tesoureira Maria Helena. Os dirigentes da OAB Caruaru vieram conhecer as readequações da Câmara, realizadas recentemente, e convidar o presidente do Poder Legislativo para a inauguração da primeira unidade regional do Tribunal da Justiça de Pernambuco (TJPE), marcada para esta sexta-feira, em Caruaru.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Votação de LOA e PPA será nesta sexta

por Victor Vargas — publicado 05/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A votação da Lei Orçamentária Anual – LOA, válida para o exercício 2015, e da revisão do Plano Plurianual...

A votação da Lei Orçamentária Anual – LOA, válida para o exercício 2015, e da revisão do Plano Plurianual – PPA, em vigor até 2017, prevista para ocorrer na reunião pública da noite passada (04), na Câmara Municipal de Caruaru, foi transferida para as 15h desta sexta-feira (05).

O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD), decidiu realizar a votação dos projetos enviados pelo Executivo em nova reunião pública por causa do grande número de emendas à LOA propostas pelos parlamentares, o que dificultou a conclusão dos pareceres das comissões parlamentares de Finanças e Orçamento e de Redação de Leis e Legislação, presididas pelos vereadores Lula Tôrres (PR) e Marcelo Gomes (PSB), respectivamente.

Conheça a LOA e o PPA – A Câmara Municipal de Caruaru disponibiliza, em seu site, a íntegra dos projetos da Lei Orçamentária Anual 2015 e do Plano Plurianual (2014-2017). Conheça a proposta orçamentária da prefeitura para o próximo ano, saiba quanto a municipalidade planeja investir em obras e programas públicos e que áreas deverão ser priorizadas.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara vai conceder honrarias durante reunião pública

por Victor Vargas — publicado 09/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na próxima terça-feira (16), a Câmara Municipal de Caruaru irá conceder quatro Títulos Honoríficos...

Na próxima terça-feira (16), a Câmara Municipal de Caruaru irá conceder quatro Títulos Honoríficos de Cidadão de Caruaru durante a sessão ordinária. O presidente do poder legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), é autor do Decreto Legislativo n°306/2014 e irá entregar um dos títulos ao médico José Ramos da Silva Filho. Formado pela Faculdade de Ciências Médicas da UPE, Dr. José Ramos receberá a distinção em reconhecimento aos importantes serviços que foram prestados ao município no âmbito da saúde.

O outro homenageado que irá receber o Título Honorifico de Cidadão de Caruaru será Cristovão Barbosa da Silva. Ex-coordenador do Sistema Penitenciário Federal no Presídio da Papuda, em Brasília, ele também já atuou em Esquemas de Segurança da ECO – 92, no Rio de Janeiro em 1992, e atualmente atua na área de segurança em Caruaru. O decreto que irá lhe conceder a honraria é do vereador Val Lima (DEM).

Também na ocasião, o vereador Marcelo Gomes (PSB) irá conceder mais um Título de Cidadão de Caruaru, desta vez ao gerente de Trânsito e Transportes da Destra, Alex Monteiro de Lima, pelos serviços prestados na área de Gerência de Trânsito e Fiscalização de Transporte. Alex começou como técnico da Defesa Civil, em seguida chefiou o setor de Sinalização e Engenharia de Trânsito, e logo com pouco tempo passou a exercer a função no cargo de gerente da autarquia municipal.

O Título Honorífico de Cidadã de Caruaru também será concedico à ex-secretária Especial da Mulher, Elba Ravane Alves Amorim, tendo em vista os relevantes serviços prestados para Caruaru na área social, humanitária, desenvolvimento geoeconômico e conscientização política. Elba Ravane é advogada e mestranda em Direitos Humanos pela UFPE. Engajada em vários movimentos sociais à frente da Secretaria Especial da Mulher, ela luta pelo fortalecimento de políticas públicas para a mulher e a busca pela igualdade entre homens e mulheres.

Rebecca Moura/AscomCâmara

Reunião desta terça com votação de projetos de lei do Executivo

por Victor Vargas — publicado 09/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A 67ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura, que a Câmara Municipal...

A 67ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (09), às 20h, terá uma pauta de votação enxuta, com a previsão de discussão e votação de apenas três projetos de lei.

Os três PLs – que entram em 1ª discussão (ou seja precisam passar por uma segunda discussão e votação) – são de autoria do Poder Executivo. O de nº 6.858/2014 solicita a desafetação (ato pelo qual o governo torna um bem público apropriável, ou seja pode dar a esse bem uma nova destinação) e autorização para doação de terreno; o de nº 6.859/2014 também solicita a desafetação e autorização para doação de área de imóvel do patrimônio público municipal para a instalação da CICOPAL – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios e Higiene Pessoal Ltda; e o terceiro PL, de nº 6.865/2014, institui o Programa Caruaru Saudável.

A reunião será transmitida ao vivo pela webTV Casa do Povo, através do Portal da Câmara –  www.camaracaruaru.pe.gov.br. A súmula com a Ordem do Dia também está disponível no mesmo endereço.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo e Marcelo no Show da Cidade

por Victor Vargas — publicado 09/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), e o presidente da Comissão...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), e o presidente da Comissão de Legislação e Redação de Leis – vereador Marcelo Gomes (PSB), participaram na manhã de hoje (09) do “Show da Cidade” – programa radiofônico apresentado pelo radialista e jornalista Sócrates da Silva na Rádio Liberdade AM.

O programa começou com uma análise do ano 2014 – onde os edis destacaram a atipicidade política do período com cumprimento de extensa pauta judicial e agenda de readequações e implementações de novos equipamentos com total recuperação de todos os espaços físicos do Poder Legislativo. “A Câmara hoje está totalmente atualizada e com um Portal da Transparência traduzindo a nossa realidade com atualizações diárias” – frisou o presidente Leonardo.

Outros temas foram abordados, com destaque para a LOA, PPA, audiências públicas, Câmaras Mirim e Itinerante e a eleição da mesa dirigente para o biênio 2015/2016. “Conseguimos concluir todos os trabalhos regimentais previstos – acolhemos as emendas populares e dos vereadores e cumprimos o nosso papel de presidir a Comissão de Legislação e Redação de Leis”, resumiu Marcelo Gomes, que acrescentou ainda a possibilidade da inserção da participação popular via internet nas próximas audiências públicas.

O presidente Leonardo Chaves confirmou a sua candidatura à presidência da Casa para o próximo biênio e afirmou: “Não sou candidato de mim mesmo – cumpri o meu papel e pretendo dar sequência à gestão se for da vontade da maioria dos meus pares”.

Além do apresentador e da produção o programa, contou ainda com participações dos ouvintes via internet.

Victor Vargas/Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Sebá recebe homenagem em solenidade na Câmara na próxima sexta

por Victor Vargas — publicado 10/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na próxima sexta-feira (12), às 20h, a cultura caruaruense vai estar em festa. É que a Câmara Municipal...

Na próxima sexta-feira (12), às 20h, a cultura caruaruense vai estar em festa. É que a Câmara Municipal, através de propositura do presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), irá conceder a Medalha de Honra ao Mérito Cultural – Musical Compositor Onildo Almeida ao artista Sebastião Alves Cordeiro Filho, o conhecido Sebá. A homenagem, instituída pela Lei Municipal n° 4.523/2006, é destinada às pessoas que prestaram reconhecidos e relevantes serviços à cidade de Caruaru na área da cultura.

Sebá é natural de Sertânia e é reconhecido como um dos ícones mais importantes da cultura popular regional. Com mais de 30 anos de estrada com sua arte, Sebá já viajou por vários estados do Brasil, tanto como ator no teatro como mamulengueiro. “Sebá é uma pessoa que sempre se dedicou em levar arte e cultura ao nosso povo em todo esse Brasil afora, merece essa homenagem”, destacou Leonardo Chaves. Para o ator e mamulengueiro, a homenagem é ainda mais especial por estar sendo feita ainda em vida. “Para aqueles que estão no andar de cima precisam ser lembrados diariamente, especialmente com orações”, comentou Sebá.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Pauta da reunião da Câmara terá 25 requerimentos

por Victor Vargas — publicado 11/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A reunião pública ordinária que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (11), às 20h...

A reunião pública ordinária que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta quinta-feira (11), às 20h, prevê a discussão e votação de 25 requerimentos. Destes, apenas três estão sendo reiterados: o vereador Jajá (atualmente sem partido) pede a construção de praça na Rua Inácio de Souza, no Bairro Petrópolis; saneamento e calçamento nas ruas Boa Viagem, João Pessoa e Júlio Rodrigues, no mesmo  bairro; além da recuperação do calçamento nas ruas Presidente Castelo Branco e Gustavo Bezerra, no Bairro Agamenon Magalhães.

A maioria dos outros requerimentos também referem-se a solicitações de melhorias na infraestrutura da cidade, como o do vereador Marcelo Gomes (PSB), que reivindica reforma na pista de cooper da Praça Chico Porto, no Maurício de Nassau.

Já o vereador Carlos Santos (PRB) apela pela reordenação do trânsito na entrada dos bairros Boa Vista I e II, pela construção de praça entre as ruas São Vicente Férrer, Belém de São Francisco e Avenida Presidente Café Filho, além da revitalização do canteiro central localizado na Rua Belém de São Francisco, Boa Vista II, e na Avenida Caruaru, Boa Vista I e II, e da reforma na quadra de areia entre esses dois bairros.

Saneamento é o foco do vereador Tenente Tiburcio, do PMN, que reivindica obras de esgotamento sanitário e de calçamento na Rua Antonio André, na Avenida Zé Tatu, na Rua João Lourenço, na Avenida Renato José de Moura e na Rua Severino Carneiro Cavalcante, todas no Bairro Maria Auxiliadora.

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) solicita reposição do asfalto na Rua Gonçalves Dias, no Maurício de Nassau, faixas de pedestres em formato de X nos cruzamentos de Caruaru e reforma e ampliação da Escola Professor Luiz Pessoa, no Vassoural.

Por outro lado, o vereador Sivaldo Oliveira, do PP, apela pela reforma da Sementeira Chico Mendes, enquanto que o vereador Eduardo Cantarelli (SDD) intervém pelo saneamento e calçamento nas ruas Vargas e Cícero Pereira, no São João da Escócia, pelo complemento do calçamento no acesso ao Parque das Baraúnas, no Luiz Gonzaga, e pelo calçamento, saneamento e retirada de entulhos nas ruas do Loteamento João Barreto.

Por fim, o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) sugere a criação do Projeto Natal Multicultural em Caruaru e a instalação de redutor de velocidade na Rua Marivaldo Alves da Costa, no José Carlos de Oliveira.

A reunião será transmitida ao vivo pela webTV Casa do Povo, através do site da Câmara –www.camaracaruaru.pe.gov.br. A súmula com a Ordem do Dia também pode ser acessada no mesmo endereço.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara

Poder Legislativo concede medalha ao multiartista Séba

por Victor Vargas — publicado 15/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru realizou Sessão Solene na sexta-feira (12) para concessão da Medalha...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou Sessão Solene na sexta-feira (12) para concessão da Medalha Honra ao Mérito Cultural Compositor Onildo Almeida ao ator e mamulengueiro Sebastião Alves Cordeiro (Séba). A honraria é concedida pelo Poder Executivo a personalidades com reconhecidos serviços e atuação nas culturas populares e eruditas de Caruaru.

Participaram do evento o presidente Leonardo Chaves (PSD), autor da propositura aprovada por unanimidade, o 1º vice-presidente José Ailton (PDT), Romildo Oscar (PTN), Tenente Tiburcio (PMN), Edjailson da Caru Forró (PT do B), Rodrigues da Ceaca (PRTB) e Edmilson do Salgado (PC do B), Maria de Lourdes Maciel – presidente da Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – além de representantes da sociedade organizada, do Poder Executivo e de vários segmentos das culturas populares. A mesa dirigente dos trabalhos foi presidida por Leonardo Chaves, secretariada pelo vereador Tenente Tiburcio e composta pelo subsecretário de Administração da PMC – Luiz Tôrres Neto, pelo gerente de Participação Digital da Secretaria de Participação Social da PMC, Daniel Finizola, e pelo homenageado, o multiartista Séba.

Durante os discursos, o presidente Leonardo Chaves destacou a trajetória de luta e devoção do ator ao teatro e ao mamulengo. “Séba é Patrimônio Vivo das Culturas Populares do Nordeste do Brasil e toda e qualquer homenagem fica pequena diante da dimensão do trabalho do ator em espetáculos teatrais – como o Auto das Sete Luas de Barro – e na sua história na arte do mamulengo”, frisou o autor a homenagem. Emocionado, Séba subiu à tribuna da “Casa do Povo” e fez o seu discurso contracenando com o boneco Benedito – “Homenagem boa é essa, toda homenagem deve ser feita em vida – agradeço à minha família, aos amigos, companheiros artistas, ao vereador Leonardo Chaves e seus pares pelo reconhecimento do meu trabalho”, frisou Séba, que destacou ainda a luta, as dificuldades e a trajetória de sucesso do Grupo Feira de Teatro Popular – vencedor de todos os prêmios do teatro nacional.

Victor Vargas – Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara confere homenagens a secretários de Agricultura

por victor Vargas — publicado 15/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na próxima sexta-feira (19), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru vai realizar Sessão Solene para conceder...

Na próxima sexta-feira (19), às 20h, a Câmara Municipal de Caruaru vai realizar Sessão Solene para conceder homenagens a dois secretários de Agricultura, o do Estado, José Aldo dos Santos, e o de Caruaru, Anselmo Alves Pereira. O autor da propositura é o vereador Gilberto de Dora, do PSB. O secretário José Aldo, natural da cidade de Altinho, vai receber o Título de Cidadão de Caruaru. Além de secretário de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, José Aldo foi presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco (CDRMS). 

O outro homenageado, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Anselmo Pereira, vai receber a Medalha de Honra ao Mérito Padre Aguiar em reconhecimento aos serviços prestados nas áreas da agricultura e desenvolvimento rural. Foi ele quem implantou, em maio de 1991, a Central de Abastecimento de Caruaru – Ceaca, sendo o seu primeiro diretor-presidente.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Reunião pública com homenagens nesta terça-feira

por Victor Vargas — publicado 16/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A 69ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura, que a Câmara Municipal...

A 69ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura, que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (16), a partir das 20h, terá, além da pauta de votações, a entrega de quatro Títulos Honoríficos de Cidadão de Caruaru.

Serão agraciados com a honraria o médico José Ramos da Silva Filho (propositura do presidente Leonardo Chaves, do PSD); o especialista em segurança Cristovão Barbosa da Silva (propositura do vereador Val Lima, do DEM); o gerente de Trânsito e Transportes da Destra, Alex Monteiro de Lima, e a ex-secretária municipal Especial da Mulher, Elba Ravane Alves Amorim, proposituras do vereador Marcelo Gomes, do PSB.

Paralelo às homenagens, a Câmara fará a apreciação e votação de doze requerimentos, dos quais dois estão sendo reiterados: o do vereador Ricardo Liberato (PSC), líder do Governo, que solicita novamente obras de saneamento e calçamento nas ruas José Luiz, Carlos Alberto Barbosa e Travessa do Batista, no Bairro José Carlos de Oliveira, e o do vereador Jajá (atualmente sem partido), que reivindica mais uma vez o calçamento das ruas Antônio Inácio Barbosa, Manoel Florêncio Sobrinho, Augusto César e José Roberto da Silva, no mesmo bairro.

Entre os outros requerimentos, destaque para o do vereador José Ailton, do PDT, 1º vice-presidente da Casa, que reivindica a implantação de Café Cultural em espaço localizado no subsolo do Mercado de Farinha, no centro da cidade. O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) sugere que o casarão localizado na Praça das Rendeiras seja transformado em um espaço cultural e social.

O vereador Tenente Tiburcio (PMN) solicita obras de saneamento e calçamento na Avenida São Paulo e na Rua Anabela, no Bairro Maria Auxiliadora, e na Travessa e Rua Fernando de Noronha, além da Manoel Tales Barreto, no João Mota. Por fim, o vereador Heleno do Inocoop (PRTB) reivindica a instalação de banheiros químicos para portadores de necessidades físicas nos eventos públicos realizados em Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no site da Câmara –www.camaracaruaru.pe.gov.brA reunião será transmitida ao vivo pela webTV Casa do Povo, pelo mesmo endereço.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes homenageia Elba Ravane e Alex Monteiro com Título de Cidadão de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 17/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na noite desta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Caruaru concedeu o Titulo de Cidadão Caruaruense...

Na noite desta terça-feira (16), a Câmara Municipal de Caruaru concedeu o Titulo de Cidadão Caruaruense para quatro personalidades, entre elas o diretor de Trânsito e Transporte do município, Alex Monteiro, e a ex-secretária da Mulher, Elba Ravane, ambos propositura do vereador Marcelo Gomes (PSB). 

 Em seu discurso de apresentação dos homenageados, Marcelo falou sobre a trajetória de Elba Ravane, que é natural de Sertânia (PE) e que se mudou para Caruaru aos 17 anos, quando ingressou no ensino superior. Já sobre Alex Monteiro, o vereador falou sobre a sua trajetória de especialização no que diz respeito ao trânsito, setor onde trabalha desde 1995, quando saiu de São Paulo para morar em Caruaru.

 “Elba contribui principalmente para a igualdade de gênero, direitos humanos e igualdade social. Alex tem contribuído com a organização do nosso trânsito e o direito de ir e vir. Eles receberam essa honraria, mas também tem um trabalho muito grande de continuar ajudando a nossa cidade a crescer bem”, finalizou Marcelo Gomes.

“Inicialmente quero agradecer ao vereador Marcelo Gomes pelo reconhecimento dos trabalhos realizados pelas mulheres do município,  e dizer que tive a oportunidade de conviver com Marcelo, Laura e Jorge Gomes na construção de uma cidade melhor para todos. Marcelo tem feito, aqui na Câmara, um excelente trabalho na defesa dos direitos humanos. (Quero) agradecer pelo título e por esse trabalho que tem realizado”, frisou Elba Ravane.

“Estamos todos os dias na batalha para que Caruaru seja vista, fora do nosso Estado, como uma cidade futurista. Fico sem palavras pela homenagem que me foi dada nesta Casa, Meu agradecimento em especial a Marcelo Gomes que tem um futuro brilhante e tem feito o seu papel da melhor forma possível”, ressaltou Alex Monteiro.

Na mesma noite receberam a honraria o médico José Ramos da Silva Filho e o especialista em segurança Cristovão Barbosa da Silva.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Conselho Municipal de Educação realiza audiência na Câmara

por Victor Vargas — publicado 17/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O Conselho Municipal de Educação vai realizar, na manhã desta quarta-feira (17), uma audiência pública...

O Conselho Municipal de Educação vai realizar, na manhã desta quarta-feira (17), uma audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Caruaru. De acordo com Carlos Amaral (Prof. Carlão), vice-presidente do CME, o objetivo da reunião é apresentar as atividades desenvolvidas pelo conselho ao longo desse ano e as projeções para 2015.

“O sentimento da atual administração do CME é que não podemos trabalhar isoladamente. Portanto, a nossa ideia é estreitar o relacionamento com os demais conselhos e sempre trabalhar em sistema de cooperação e parceria com a Secretaria de Educação do município, guardadas as devidas áreas de atuação de cada entidade”, destacou o Prof. Carlão.

Durante a audiência, haverá uma palestra do Prof. Marco Aurélio da Silva Freire, mestrando em Direitos Humanos pela UFPE e professor de Direitos Humanos, Ciências Humanas, Filosofia e Introdução ao Direito da Asces e da Fafica. O tema da palestra é o papel dos conselhos municipais na sociedade atual, foco da sua dissertação de mestrado. “Os conselhos municipais são importantes, em virtude de, a partir da Constituição de 1988, nós termos uma grande ênfase nas questões de participação, democracia e justiça, e portanto os conselhos são ferramentas fundamentais para a concretização dessas demandas”, ressaltou ele.

A audiência é aberta à participação do público.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Concessão de Títulos de Cidadania marca Reunião Pública Ordinária

por Victor Vargas — publicado 17/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite da última terça-feira (16), a 69ª reunião pública...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite da última terça-feira (16), a 69ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura. Além da pauta da Ordem do Dia, com aprovação de 15 requerimentos e a leitura da súmula da 68ª reunião pública, a noite foi marcada pela entrega dos títulos honoríficos de cidadão de Caruaru ao médico José Ramos da Silva Filho (propositura do presidente Leonardo Chaves, do PSD); ao especialista em segurança Cristovão Barbosa da Silva (propositura do vereador Val Lima, do DEM); ao gerente de Trânsito e Transportes da Destra, Alex Monteiro de Lima, e à ex-secretária municipal Especial da Mulher, Elba Ravane Alves Amorim, proposituras do vereador Marcelo Gomes, do PSB. “Todos os novos cidadãos honoríficos possuem relevantes serviços prestado a Caruaru nas áreas da segurança, transporte, medicina e serviços sociais’, frisou o presidente Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Justiça nega liminar a Gilberto de Dora

por Victor Vargas — publicado 18/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru – Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco...

O titular da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Caruaru – Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, juiz José Fernando Santos de Souza, na tarde de ontem (17), indeferiu o mandado de segurança impetrado pelo 1º secretário da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Gilberto de Dora (PSB) – que pedia liminar contra “ato omissivo” do presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), no sentido de que a Justiça determinasse a realização, no prazo de 24 horas, de eleição para a composição da Mesa Diretora para o biênio 2015/2016.

Na conclusão do juiz José Fernando Santos de Souza, o magistrado destacou que “A eleição da Mesa é de natureza política e interna corporis do Poder Legislativo Municipal, nas quais o Poder Judiciário não pode interferir, sob pena de afrontar o princípio da autonomia e da independência dos Poderes da República”.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Joel da Gráfica segue internado em UTI

por Victor Vargas — publicado 18/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Joel da Gráfica (DEM), de 66 anos, continua internado na UTI do Hospital Santa Efigênia...

O vereador Joel da Gráfica (DEM), de 66 anos, continua internado na UTI do Hospital Santa Efigênia. De acordo com sua filha Sara Beatriz, o estado do parlamentar, diagnosticado com embolia pulmonar, é considerado grave, sem previsão de alta.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Câmara realiza eleição da nova Mesa Diretora

por Victor Vargas — publicado 19/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta sexta-feira (19), a eleição dos novos componentes...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta sexta-feira (19), a eleição dos novos componentes da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016. Concorreram duas chapas, uma encabeçada pelo atual presidente, vereador Leonardo Chaves (PSD), e a outra pelo atual 1º secretário da Casa, vereador Gilberto de Dora (PSB).

Com 11 votos contra 10 (abstenção apenas do vereador Joel da Gráfica, do DEM, que se encontra hospitalizado, e um voto para o vereador Eduardo Cantarelli, do SDD) foi reconduzido ao cargo o presidente Leonardo Chaves. O 1º secretário é o vereador Sivaldo Oliveira (PP), eleito com 12 votos (contra 10 do vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB), e o 2º secretário é o vereador Ranilson Enfermeiro (PTB), eleito com 14 votos (contra 8 do vereador Louro do Juá, do SDD).

Foram eleitos ainda o 1º e o 2º vice-presidentes, respectivamente o vereador Lula Tôrres (PR) e Cecílio Pedro (PTB), além do 3º e 4º secretários, respectivamente os vereadores Eduardo Cantarelli (SDD) e Edmilson do Salgado (PCdoB).

À Mesa Diretora compete, entre outras atribuições, dirigir os trabalhos do Plenário; fazer a prestação de contas anualmente, submetendo-a ao Tribunal de Contas do Estado; determinar a abertura de sindicâncias e inquéritos administrativos; e elaborar o regulamento dos serviços administrativos da Casa.

Todas as suas atribuições, bem como do presidente e dos outros integrantes, constam do Regimento Interno da Casa, disponível no Portal da Câmara – camaracaruaru.pe.gov.br.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereador promove Natal na Praça

por Victor Vargas — publicado 19/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Duda do Vassoural (DEM) promove, este ano, mais uma edição do Projeto Natal na Praça...

O vereador Duda do Vassoural (DEM) promove, este ano, mais uma edição do Projeto Natal na Praça. Criado há 4 anos, o projeto teve início na última terça-feira (16), com um cinema comunitário, que levou para a criançada, jovens e adultos, um filme de animação sobre o nascimento de Jesus.

Neste final de semana, a partir das 14h, o projeto, que acontece na Praça Pedro Arão de Siqueira, no Santa Rosa, continua com um show de talentos, no sábado (20), e uma encenação do nascimento de Cristo, com a participação de alunos da Escola Municipal Joel Pontes e do Centro Educacional Paulo Freire, no domingo (21).

“A comunidade do bairro é muito carente, por isso criamos esse evento para dar uma oportunidade de um entretenimento sadio, para que todas as famílias possam participar”, ressaltou o edil. “Este ano, estamos trazendo diversas atrações, como encenações teatrais, apresentações musicais e, este ano, a novidade: a realização do Show de Talentos”, complementou. 

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes pede reestruturação de pista de cooper‏

por Victor Vargas — publicado 19/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Marcelo Gomes (PSB) solicitou a reestruturação da pista de cooper da Praça Chico Porto...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) solicitou a reestruturação da pista de cooper da Praça Chico Porto, no Bairro Maurício de Nassau. O pedido foi realizado através do Requerimento nº 1.923/2014.

De acordo com o socialista, muitas pessoas utilizam o local para praticar esportes e, atualmente, a pista não conta mais com a infraestrutura necessária, sendo urgentes o recapeamento e a pintura da metragem. “A Praça Chico Porto é bastante utilizada pela população, principalmente por quem pratica atividades físicas, tão indispensáveis à saúde. Um dos principais atrativos do local é a pista de corrida, ampla e com arborização que permite realizar melhor os exercícios físicos. Entretanto, a pista de corrida está com sérios problemas na estrutura, sendo necessário o recapeamento do local”, afirmou Marcelo.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Sexta-feira com reunião pública, eleição de mesa e homenagens na Câmara

por Victor Vargas — publicado 19/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Esta sexta-feira (19) começou movimentada na Câmara Municipal de Caruaru. Logo pela manhã, foi...

Esta sexta-feira (19) começou movimentada na Câmara Municipal de Caruaru. Logo pela manhã, foi realizada a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2015-2016. A eleição foi tranquila, apesar de bastante polarizada entre as chapas encabeçadas pelo atual presidente Leonardo Chaves (PSD) e pelo 1º secretário da Casa, vereador Gilberto de Dora (PSB).

Com 11 votos contra 10 (abstenção apenas do vereador Joel da Gráfica, do DEM, que se encontra hospitalizado, e um voto para o vereador Eduardo Cantarelli, do SDD) o presidente Leonardo Chaves será reconduzido ao cargo no dia 1º de janeiro. A nova Mesa Diretora é formada ainda pelo 1º secretário Sivaldo Oliveira (PP), eleito com 12 votos (contra 10 do vereador Edjailson da Caru Forró, do PTdoB), e o 2º secretário Ranilson Enfermeiro (PTB), eleito com 14 votos (contra 8 do vereador Louro do Juá, do SDD).

Foram eleitos ainda o 1º e o 2º vice-presidentes, respectivamente o vereador Lula Tôrres (PR) e Cecílio Pedro (PTB), além do 3º e 4º secretários, respectivamente os vereadores Eduardo Cantarelli (SDD) e Edmilson do Salgado (PCdoB).

Projetos – Após a eleição, os parlamentares voltaram ao plenário para a 71ª reunião pública ordinária da 2ª sessão legislativa desta 16ª legislatura. Foram votados cinco projetos de lei, todos de autoria do Poder Executivo, como o que institui o Programa Caruaru Saudável, aprovado em 2ª discussão. Também foram aprovados, em 2ª discussão, o PL nº 6.892/2014, que reestrutura o Conselho Tutelar, e o PL nº 6.893/2014, que reajusta o vencimento dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de nível superior da Administração Direta do município.

O plenário aprovou também os projetos de lei nº 6.858/2014, que desafeta (dá outra destinação a bem público) e autoriza doação de terreno público, e nº 6.859/2014, que desafeta e autoriza doação de área de imóvel do patrimônio público municipal para a CICOPAL – Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios e Higiene Pessoal Ltda.

Homenagens – Mais tarde, às 20h, os vereadores voltam a se reunir, dessa vez em sessão solene para conceder homenagens a dois secretários de Agricultura, o do Estado, José Aldo dos Santos, e o de Caruaru, Anselmo Alves Pereira. O autor da propositura é o vereador Gilberto de Dora. O secretário José Aldo, natural da cidade de Altinho, vai receber o Título de Cidadão de Caruaru. Já o secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Anselmo Pereira, vai receber a Medalha de Honra ao Mérito Padre Aguiar em reconhecimento aos serviços prestados nas áreas da agricultura e desenvolvimento rural. 

A sessão solene será o último compromisso do plenário, fechando a sessão legislativa da Casa Jornalista José Carlos Florêncio. O recesso parlamentar se inicia no próximo dia 20 de dezembro e vai até o dia 02 de fevereiro. O expediente na Casa Legislativa, no entanto, permanece inalterado, de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Câmara apresenta números legislativos

por Victor Vargas — publicado 19/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
No encerramento da sessão legislativa, nesta sexta-feira (19), a Supervisão Legislativa da Câmara...

No encerramento da sessão legislativa, nesta sexta-feira (19), a Supervisão Legislativa da Câmara Municipal de Caruaru apresentou os números contabilizados relativos às ações dos 28 parlamentares (incluídos os 05 suplentes que assumiram em função de determinação judicial), referentes ao 2º período da 2ª sessão legislativa ordinária da 16ª legislatura – entre 02 de agosto e 20 de dezembro. Foram realizadas 71 reuniões públicas – ordinárias e extraordinárias, convocadas pelos vereadores e pelo Poder Executivo. Também foram apresentados, debatidos e votados 195 projetos de lei, um projeto de lei complementar, seis projetos de resolução, 03 projetos de emenda organizacional, 33 projetos de decreto legislativo, 1.988 requerimentos e 130 indicações. 

Recesso – O recesso parlamentar da Casa Jornalista José Carlos Florêncio se inicia no dia 20 de dezembro e vai até o dia 02 de fevereiro. Nesse período, não são realizadas as reuniões plenárias, mas o expediente na Casa Legislativa é normal, funcionando de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Leonardo nomeia Comissão de Representação

por Victor Vargas — publicado 22/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), nomeou – amparado no Art. 265...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), nomeou – amparado no Art. 265 do Regimento Interno – a Comissão de Representação do recesso parlamentar deste 2º período da 2ª sessão legislativa da 16ª legislatura – com validade entre os dias 22 de dezembro e 02 de fevereiro (2015). A comissão tem a missão da representatividade parlamentar neste período de recesso e é constituída pelos vereadores – presidente Leonardo Chaves (PSD) e os membros – José Ailton (PDT), Ricardo Liberato (PSC), Louro do Juá (SDD) e Rodrigues da Ceaca (PRTB).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Nino do Rap toma posse

por Victor Vargas — publicado 23/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O suplente de vereador Nino do Rap, do DEM, tomou posse do cargo, em solenidade com a assinatura...

O suplente de vereador Nino do Rap, do DEM, tomou posse do cargo, em solenidade com a assinatura do Livro de Posse, na terça-feira passada (23), na Câmara Municipal de Caruaru. Nino assumiu no lugar do vereador Joel da Gráfica, também do Democratas, falecido no último dia 21.

José Edson Bezerra da Silva, o Nino do Rap, tem 34 anos, é artista plástico, rapper e dançarino de break, e um dos criadores do Movimento Família Morro Bom Jesus, projeto social de inclusão de crianças e adolescentes do Bairro Centenário. Nino teve 1.440 votos pela coligação Caruaru em Boas Mãos 2 (PMDB / DEM / PSDB) nas eleições de 2012.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Portal da Transparência presta contas à população

por Victor Vargas — publicado 26/12/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru disponibiliza no seu Portal da Transparência todos os dados e informações...

A Câmara Municipal de Caruaru disponibiliza no seu Portal da Transparência todos os dados e informações referentes às despesas públicas realizadas durante a gestão atual. Através da página no site www.camaracaruaru.pe.gov.br, a população pode acompanhar, em tempo real, as informações sobre a execução orçamentária de cada exercício fiscal, nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, bem como obter informações sobre desembolso com fornecedores em suas diversas modalidades. São dados, informações e demonstrativos, orçamentos, licitações, investimentos, encargos sociais e pessoais, dentre outras despesas.

Todas as informações são atualizadas no portal 24 horas depois dos investimentos. Segundo Ítalo Gustavo Cordeiro, controller da Câmara e responsável por todas as atualizações do Portal da Transparência, em 2015 a Casa do Povo irá disponibilizar um espaço para a interação com o público “Haverá uma área para o internauta fazer perguntas, que iremos analisar e responder, tirando todas as dúvidas da população” destacou. No final de mês de janeiro será disponibilizado um balanço do que foi investido no exercício de 2014. 

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Posse da Mesa Diretora será nesta sexta

por Victor Vargas — publicado 01/01/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Está marcada para as 10h da manhã desta sexta-feira (02) a posse dos membros da Mesa Diretora...

Está marcada para as 10h da manhã desta sexta-feira (02) a posse dos membros da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Caruaru para o biênio 2015-2016, eleitos no último dia 19. Vão tomar posse o presidente – reeleito – Leonardo Chaves (PSD), o 1º secretário Sivaldo Oliveira (PP), e o 2º secretário Ranilson Enfermeiro (PTB). Também serão empossados o 1º e o 2º vice-presidentes, respectivamente o vereador Lula Tôrres (PR) e Cecílio Pedro (PTB), além do 3º e 4º secretários, respectivamente os vereadores Eduardo Cantarelli (SDD) e Edmilson do Salgado (PCdoB).

À Mesa Diretora compete, entre outras atribuições, dirigir os trabalhos do Plenário; fazer a prestação de contas anualmente do Legislativo municipal, submetendo-a ao Tribunal de Contas do Estado; determinar a abertura de sindicâncias e inquéritos administrativos; e elaborar o regulamento dos serviços administrativos da Casa.

Todas as suas atribuições constam do Regimento Interno da Casa, disponível no Portal da Câmara – camaracaruaru.pe.gov.br.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Poder Legislativo empossa Mesa Dirigente 2015/2016

por Victor Vargas — publicado 02/01/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta sexta-feira (02), Sessão Solene de Posse...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta sexta-feira (02), Sessão Solene de Posse da Mesa Dirigente, eleita no último dia 19 de dezembro, para o exercício 2015/2016.

A Sessão Solene foi aberta pelo presidente reeleito Leonardo Chaves (PSD) – que compôs a Mesa Dirigente dos trabalhos – já com os novos integrantes – 1º secretário Sivaldo Oliveira (PP) e Ranilson Enfermeiro (PTB). Depois da cerimônia de posse, com assinatura do livro e espaço aberto para os pronunciamentos – discursaram, pela ordem, o 1º secretário Silvaldo Oliveira (PP), o 1º vice-presidente Lula Tôrres (PR), o 2º secretário Ranilson Enfermeiro (PTB), o 2º vice-presidente Cecílio Pedro (PTB), o 3º secretário Eduardo Cantarelli (SDD) e o 4º secretário Edmilson do Salgado (PCdoB). Usaram a tribuna ainda os vereadores Marcelo Gomes (PSB) e o líder do governo, Ricardo Liberato (PSC).

Durante os discursos proferidos na Tribuna da “Casa do Povo”, todos os componentes da Mesa Dirigente agradeceram o voto de confiança e prometeram empenho no exercício do biênio. “Depois de recuperar a Câmara Municipal – com as readequações, humanização e equipamentos de alta tecnologia – como o novo arquivo implantado, que garante a preservação do patrimônio público e qualidade nas pesquisas legislativas, dentre outras ações decisivas como o novo plenário, galerias, sala de imprensa, sala de comissões, recepção, sala jurídica, administração, recursos humanos e a TI (Tecnologia da Informação), que opera com recurso ímpar na história dos legislativos de Pernambuco”, comentou, durante o discurso, o vereador Leonardo Chaves que vai ocupar, pela 8ª vez, a presidência do Legislativo de Caruaru, .

O recesso parlamentar termina no dia 02 de fevereiro e, até lá, a Câmara Municipal de Caruaru tem expediente normal – entre 07 e 13 horas – com uma comissão de representação de vereadores e para destacar o período – sem Reuniões Públicas Ordinárias – que voltam, sempre nas terças e quintas – a partir das 20 horas.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Poder Legislativo encaminha notificação do Poder Judiciário

por Victor Vargas — publicado 15/01/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) recebeu – e encaminhou na manhã...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD) recebeu – e encaminhou na manhã desta quinta-feira (15) – notificação do Poder Judiciário solicitando o afastamento dos dez vereadores envolvidos na “Operação Ponto Final ” –  ora em tramitação no TJPE. “Já encaminhei à área jurídica da Câmara para análise e decisão legal no cumprimento da notificação. Todo o trâmite está sendo processado e, possivelmente, os suplentes serão empossados na próxima segunda-feira (19)”, destacou o presidente Leonardo Chaves.

Irão assumir os mandatos: Jaelcio Tenório (PRB), Rosimery da Apodec (DEM), Antônio Carlos (DEM), Carlinhos da Ceaca (PPS) e Alecrim (PSD).  Eles comporão bancada com os suplentes e vereadores em exercício Carlos Santos (PRB), Rodrigues da  Ceaca (PRTB), Tenente Tiburcio (PMN), Duda do Vassoural (DEM) e Nino do Rap (DEM) .

De acordo com a notificação do TJPE, serão afastados os vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Eduardo Cantarelli (SDD), Louro do Juá (SDD) e Jajá (sem partido). Já se encontram afastados, em função da Operação Ponto Final 2, os vereadores Jadiel Nascimento (PROS), Neto (PMN), Evandro Silva (PMDB), Val Lima (DEM) e Val das Rendeiras (PROS).

O afastamento dos vereadores envolvidos na Operação Ponto Final e a posse dos edis suplentes acontece dentro do Recesso Parlamentar – período de suspensão das atividades plenárias. “Vamos retornar com as atividades legislativas no próximo dia 03 de fevereiro, com realização de Reunião Pública no Plenário da Câmara Municipal com a presença de todos os vereadores empossados”, frisou o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Posse de suplentes será nesta segunda

por Victor Vargas — publicado 19/01/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Está marcada para as 16h desta segunda-feira (19) a solenidade de assinatura...

Está marcada para as 16h desta segunda-feira (19) a solenidade de assinatura do Livro de Posse dos suplentes de vereador Jaelcio Tenório (PRB), Rosimery da Apodec (DEM), Antônio Carlos (DEM), Carlinhos da Ceaca (PPS) e Alecrim (PSD).  Eles voltam ao cargo após determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco, recebida pela Câmara Municipal de Caruaru na última quinta-feira (15), de afastamento dos vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Eduardo Cantarelli (SDD), Louro do Juá (SDD) e Jajá (sem partido) por causa da Operação Ponto Final.
A posse dos suplentes acontece dentro do recesso parlamentar, período em que não são realizadas as reuniões plenárias e que vai até o dia 02 de fevereiro.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Suplentes tomam posse e presidente convoca extraordinária

por Victor Vargas — publicado 20/01/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), deu posse...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), deu posse, na tarde desta segunda-feira (19), aos suplentes Jaelcio Tenório (PRB), Rosimery da Apodec (DEM), Antônio Carlos (DEM), Carlinhos da Ceaca (PPS) e Alecrim (PSD). Eles reassumiram os cargos pelo afastamento dos vereadores Sivaldo Oliveira (PP), Cecílio Pedro (PTB), Eduardo Cantarelli (SDD), Louro do Juá (SDD) e Jajá (sem partido), seguindo notificação do TJPE, recebida na última quinta-feira (15).

Logo após a assinatura do Livro de Posse, o presidente Leonardo Chaves convocou uma reunião extraordinária – já que a Câmara encontra-se em recesso parlamentar – para esta quarta-feira (21), às 10h da manhã. A pauta é a votação de dois projetos de lei de autoria do Executivo. Um deles se refere ao reajuste da remuneração mínima dos servidores públicos de Caruaru e o outro solicita autorização para a abertura de um Crédito Adicional Especial no valor de R$ 2 mil  mensais, destinado à concessão de subvenção à Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – Acaccil pela municipalidade.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Vereadores aprovam projetos do Executivo em reunião extraordinária

por Victor Vargas — publicado 21/01/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Em reunião extraordinária convocada pelo presidente Leonardo Chaves (PSD), na manhã...

Em reunião extraordinária convocada pelo presidente Leonardo Chaves (PSD), na manhã desta quarta-feira (21) no plenário da Câmara Municipal de Caruaru, os vereadores aprovaram por unanimidade os dois projetos de lei enviados pelo Poder Executivo. Um deles referia-se ao reajuste da remuneração mínima dos servidores públicos municipais e o outro solicitava autorização para a abertura de um Crédito Adicional Especial para a municipalidade, no valor de R$ 2 mil mensais, destinado à concessão de subvenção à Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – Acaccil.

De acordo com o vereador Gilberto de Dora (PSB), a expectativa era de que os dois projetos seriam aprovados sem nenhum problema. “O reajuste é mais que justo para todos os trabalhadores, assim como a doação de crédito para a Academia, que é de extrema importância para a cultura da nossa cidade” destacou. Já o vereador recém-empossado Antônio Carlos (DEM) destacou o andamento dos trabalhos legislativos neste início de ano: “Foi uma reunião agradável, acredito que os trabalhos serão conduzidos de uma maneira tranquila dentro da Casa e enquanto estiver aqui, como bancada da oposição, vou lutar pelas melhorias que devem ser feitas em prol dos caruaruenses”.

Ainda em recesso, A Câmara Municipal de Caruaru retoma as reuniões públicas ordinárias no dia 03 de fevereiro, sempre às terças e quintas, a partir das 20h.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Reunião Pública com título de cidadania para jornalista

por Victor Vargas — publicado 29/01/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru vai abrir a sua 3ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura, na próxima terça-feira...

A Câmara Municipal de Caruaru vai abrir a sua 3ª sessão legislativa, desta 16ª legislatura, na próxima terça-feira (03 de fevereiro) com a realização da 1ª Reunião Pública Ordinária do período, com início às 20 horas e participação dos 10 suplentes que ocupam as vagas abertas por orientação do Tribunal de Justiça de Pernambuco em função das operações Ponto Final 1 e 2.

Além da Ordem do Dia, a Reunião Pública Ordinária do dia 03 de fevereiro – vai contar – na sua primeira etapa – com a entrega de título de cidadania honorífica caruaruense ao jornalista Flávio Tiné – propositura aprovada por unanimidade, de autoria do presidente Leonardo Chaves (PSD). “O decano jornalista é natural de Gravatá, morou e teve a sua formação em Caruaru e desenvolveu, durante toda a sua vida jornalística, uma atenção especial à cidade onde chegou em 1937 e passou a sua juventude. Tiné foi balconista de farmácia, bilheteiro de cinema e datilógrafo de cartório em Caruaru. Lia tudo que chegava às mãos, daí surgiu sua paixão pelo jornalismo, que somente começou a exercer quando surgiu, no Recife, em 1962, o jornal Última Hora”, comentou o presidente Leonardo Chaves.

Atualmente o decano jornalista mora em São Paulo, é blogueiro e escreve para o Jornal do Commercio e para a revista Medicina Social.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Divulgação/Arquivo de família

Edjailson da Caru Forró realiza balanço de trabalho em 2014

por Victor Vargas — publicado 30/01/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
No início de um novo ano dentro da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, o vereador Edjailson...

No início de um novo ano dentro da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) realizou um balanço de todo o trabalho realizado em 2014, obtendo uma soma de 255 proposituras, entre requerimentos, indicações e projetos de lei.

Torna-se destaque no trabalho do parlamentar as ações voltadas para a área de infraestrutura, sendo elas em um total de 90 pedidos realizados ao Poder Executivo somente no ano passado. “É um setor de bastante preocupação na minha legislatura, tenho um olhar preciso para esta área e acredito que cada vez possa ser melhorada”, ressaltou Edjailson.

Pensando no bem comum para a cidade, o vereador apresentou ainda 17 proposituras voltadas para a Fundação de Cultura, 25 para a Destra, 17 para a Secretaria de Educação, 10 para a Secretaria de Saúde, 09 voltadas para a Ação Social, além de departamentos como o de Vetores, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, sem contar os votos de aplausos e os projetos de lei apresentados pelo edil.

“Trabalhar com o pensamento no coletivo é sempre minha principal linha de raciocínio, busco sempre atender e reivindicar para todos os setores do nosso município”, frisou o parlamentar.

Todos esses dados constam de um relatório disponível para toda a população no gabinete do vereador.

Nayara Cavalcanti/AI do vereador Edjailson da Caru Forró

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara

Gabinete Popular do vereador Lula Tôrres chega ao WhatsApp

por Victor Vargas — publicado 02/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O atendimento do vereador Lula Tôrres (PR) à população de Caruaru já acontecia através...

O atendimento do vereador Lula Tôrres (PR) à população de Caruaru já acontecia através do Gabinete Popular, que fica localizado no Bairro São Francisco. Lá, os cidadãos podem levar seus anseios, sugestões, reclamações e conversar com o nosso parlamentar. Agora, mais uma ferramenta de auxílio a quem confia no trabalho de Lula está disponível para que todos possam se comunicar de forma mais rápida e fácil. Estamos falando do WhatsApp do Gabinete Popular do vereador Lula Tôrres, que já está em pleno funcionamento. Através do número (81) 8916-7244 qualquer cidadão pode enviar uma mensagem com foto, vídeo, sugestão, reclamação e falar sobre os problemas da sua comunidade. “Estar cada vez mais próximo dos cidadãos é uma obrigação de cada homem público. Ouvi-los e auxiliá-los é o nosso trabalho e, agora através do WhatsApp, isso se qualifica cada vez mais” afirma o vereador. Lembrando que o número do Gabinete Popular no WhatsApp é o (81) 8916-7244 – mas quem prefere se comunicar pessoalmente, pode fazer isso indo ao próprio Gabinete, que está localizado na Rua Pedro Jorge Alves Pontes, próximo à Igreja do Bairro São Francisco.

Leonardo Santos/AI vereador Lula Tôrres

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Câmara inicia período legislativo nesta terça

por Victor Vargas — publicado 03/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Caruaru inicia nesta terça-feira (03)...

Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Caruaru inicia nesta terça-feira (03) a 3ª sessão legislativa da 16ª legislatura com a 1ª reunião pública ordinária. Apesar de não estar prevista a votação de proposituras, a reunião terá um momento solene, com a entrega do título de cidadania caruaruense ao jornalista Flávio Tiné.

Com autoria do vereador Leonardo Chaves, (PSD), presidente do Poder Legislativo, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho exercido pelo jornalista, natural da cidade de Gravatá. “Tiné morou e teve a sua formação em Caruaru e desenvolveu, durante toda a sua vida jornalística, uma atenção especial à cidade, onde chegou em 1937 e passou a sua juventude. Ele foi balconista de farmácia, bilheteiro de cinema e datilógrafo de cartório em Caruaru”, lembra o presidente Leonardo Chaves.

“Jornalista com passagens por alguns dos principais impressos do país, ele integrava a equipe da sucursal do Último Hora no Nordeste ao fim de março de 1964. Com isso, acompanhou de perto e chegou a ficar detido durante os primeiros passos dos golpistas no poder”, acrescenta Luiz Teófilo, amigo do homenageado e conhecedor da crônica urbana caruaruense.

Para o jornalista, a  concessão do título é uma grande honra. “Eu escrevia artigos e poemas no Jornal do Commercio, no Diário de Pernambuco, em A Defesa, no Jornal do Agreste e na Vanguarda, na maioria das vezes sobre Caruaru, quando não em defesa de Caruaru”, recorda ele. “Em todas as redações e cidades por onde andei procurei ser útil a Caruaru, encaminhando seus pedidos e divulgando seus feitos e seus homens, como uma espécie de cônsul informal, humilde e voluntário, sem exigir nada em troca”, finaliza Tiné, que se torna na noite de hoje o mais novo cidadão caruaruense.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara

Marcelo Gomes pede atenção com o racionamento de água em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 04/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na volta oficial dos trabalhos do Legislativo de Caruaru (PE), nesta terça-feira (03), o vereador Marcelo...

Na volta oficial dos trabalhos do Legislativo de Caruaru (PE), nesta terça-feira (03), o vereador Marcelo Gomes (PSB) chamou atenção da população para o fator preocupante que é a escassez de água no município. “O abastecimento de água em Caruaru não está tão alarmante quanto nas cidades vizinhas, mas é um fator preocupante. Estamos vivendo um período de grande seca no Nordeste e em todo o Brasil, e aqui, mesmo com o abastecimento em nível preocupante, as pessoas continuam lavando calçadas e portões. A Compesa tem que fazer a parte dela, mas a população precisa se conscientizar”, frisou o vereador.

Marcelo falou ainda sobre segurança e as responsabilidades que os vereadores terão durante todo o ano, como fiscalizar e votar projetos importantes para o município, mas “também buscar formas de melhorar a qualidade de vida da população”.

CARNAVAL – O socialista lembrou ainda que no próximo sábado (07), o bloco “Mulher de Todos os Dias”, realizado pela ex-deputada Laura Gomes sairá a partir das 11h, no centro da cidade.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Foto:  Vladimir Barreto/AscomCâmara

Edjailson da Caru Forró debate novo binário com a Destra

por Victor Vargas — publicado 04/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) esteve na última sexta-feira (30) com o presidente...

O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) esteve na última sexta-feira (30) com o presidente da Destra, Cel. Jailson Pacheco, e o diretor de Trânsito e Transportes da autarquia, Alex Monteiro. O encontro foi mostrar para os representantes da Destra a viabilidade do projeto, que é de autoria do parlamentar, que visa implantar na cidade um Sistema Binário de Trânsito, nos sentidos Centro-Cohab III e Cohab IV, passando por diversos bairros, inclusive as Rendeiras. 

Segundo o vereador, o principal objetivo é tornar o projeto viável para Caruaru, no sentido de obter impactos positivos tanto no trânsito do município, quanto na mobilidade urbana. “Por ser considerada umas das malhas viárias de maior fluxo em nossa cidade, o que compreende tanto o Centro como os demais bairros, é de grande importância e necessidade a implantação deste projeto”, explicou o parlamentar. O projeto foi reapresentado na reunião ordinária desta terça-feira (03), na Câmara Municipal.

Nayara Cavalcanti/AI vereador Edjailson da Caru Forró

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Heleno do Inocoop analisa ações e projeta expectativa para este ano

por Victor Vargas — publicado 04/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) realizou um balanço de suas atividades e trabalhos...

O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) realizou um balanço de suas atividades e trabalhos realizados no ano de 2014. De acordo com seu gabinete, foram apresentados 49 projetos de lei, 19 indicações, 179 requerimentos e 105 ofícios. Dentre as proposituras apresentadas, o parlamentar destaca a solicitação de uma audiência pública para discutir assuntos relacionados aos taxistas e o anteprojeto de lei que trata da padronização visual dos veículos que compõem a frota de táxi, a sinalização de todas as praças de táxi de Caruaru, a implantação de postos policiais nos distritos do munícipio, a revitalização das escadarias do Monte Bom Jesus e o projeto de lei que instituiu “O Dia do Ciclista” em Caruaru.

Para o vereador, realizar essa prestação de contas é mostrar à população a legitimidade do seu mandato. “A sensação é de dever cumprido, demonstrando o grande esforço que venho fazendo em meu mandato para atender aos anseios do cidadão caruaruense”, destacou o parlamentar. Para este ano, o vereador disse que vai continuar trabalhando da mesma forma. “Meu mandato é feito com humildade e amor, quero reivindicar ainda mais o melhor para nossa cidade, em prol do nosso povo, tenho excelentes projetos para colocar em prática” ressaltou Heleno do Inocoop.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara

Balanço de atividades e expectativa positiva no retorno do recesso

por Victor Vargas — publicado 04/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
No início da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Caruaru, ocorrida nesta terça-feira...

No início da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Caruaru, ocorrida nesta terça-feira (03), os vereadores fizeram um balanço das atividades desenvolvidas ao longo de 2014 e as expectativas para este ano. O vereador Ranilson Enfermeiro (PTB), eleito 2º secretário da Casa, destacou, entre suas ações, o Requerimento nº 868 que solicita a construção de uma creche pública no Alto do Moura. “Tenho uma atenção extrema ao Alto do Moura, faço questão de lutar por melhorias naquela área”, destacou o parlamentar, que apontou ainda o Requerimento nº 1.794, que solicitou a troca de uma rede de tubulação na Rua Mestre Vitalino localizada também no Bairro Alto do Moura, e a Indicação nº 76, reivindicando extensão da rede de abastecimento d’água na Vila Medeiros, zona rural de Caruaru. “Ao todo apresentamos 44 requerimentos, quatro indicações e um projeto de lei”, contabiliza o parlamentar.

Para o 1º vice-presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres (PR), a expectativa para mais um ano de mandato é muito boa. “Foram mais de 90 requerimentos, cinco indicações e cinco projetos de lei apresentados no último ano. Quero renovar, com a população, os votos de trabalho, seriedade e compromisso que tenho desde que entrei na política para ajudar a quem mais precisa. Que em 2015 o desenvolvimento para Caruaru continue sendo sentido através do meu trabalho com a participação de todos”, conclui o edil.

“Durante o ano de 2014 foram realizados inúmeros projetos e apresentei mais de 100 requerimentos, onde quero destacar uma indicação ao Governo do Estado, onde solicitei a reforma do Terminal Rodoviário de Caruaru. Minha expectativa é dar continuidade ao que venho realizando entre esses 5 mandatos trabalhados, com intuito de concluir todas as minhas metas” destacou, por sua vez, o vereador José Ailton (PDT).

Na 1ª reunião do ano, ocorrida nesta terça-feira (03), o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) também fez uma prestação de contas e falou de sua expectativa para 2015. “Estamos iniciando este período legislativo com objetivo de avançar cada vez mais nos trabalhos desenvolvidos em prol de Caruaru. Iniciamos a reiteração de alguns requerimentos e indicações, começando, de fato, os nossos trabalhos”, asseverou o parlamentar.

O vereador em exercício Jaelcio Tenório (PRB) também faz uma projeção positiva para este ano, destacando sempre os projetos focados na família. “Nós temos o compromisso de defender a família, nosso mandato é em defesa da sociedade, pois só a família cuida da família, a família é o esteio de tudo”, externa o edil.

Por sua vez, o também vereador em exercício Antônio Carlos (DEM) frisou sua disposição de focar o mandato nas demandas do município. “Estou esperançoso de que o Executivo dê resposta às indicações, requerimentos e todas às nossas solicitações, mesmo porque todos têm como objetivo encontrar soluções para as demandas de um município tão grande como é o de Caruaru”, ressaltou o parlamentar.

A cultura e a inclusão, principalmente dos jovens, são metas do vereador em exercício Nino do Rap, também do Democratas. “Nossa expectativa para este ano é a melhor possível. Vamos apresentar requerimentos voltados à cultura – e em especial a de rua – com a valorização do hip hop, do skate, do teatro de rua, da prática de bicicross e demais atividades nesse âmbito,” citou o vereador.

“Tivemos um ano turbulento aqui na Casa e esperamos que este ano seja mais tranquilo, afinal estamos todos aqui para trabalhar pelo povo, pelo desenvolvimento de Caruaru”, disse o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves (PSD).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Câmara presta homenagem a jornalista na 1ª reunião pública do ano

por Victor Vargas — publicado 04/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Caruaru realizou na noite...

Com o fim do recesso parlamentar, a Câmara Municipal de Caruaru realizou na noite desta terça-feira (03) a 1ª reunião pública da 3ª sessão legislativa desta 16ª legislatura. Apesar de não ter havido votação de proposituras, apenas a apresentação de requerimentos e indicações que vão entrar na Ordem do Dia da próxima reunião (quinta-feira 05), a noite teve um momento solene com a concessão do título de cidadania caruaruense ao jornalista Flávio Tiné, de 78 anos, natural de Gravatá.

A propositura da homenagem foi do presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves, (PSD), que destacou a trajetória profissional do jornalista:”Tiné morou e teve a sua formação em Caruaru e desenvolveu, durante toda a sua vida jornalística, uma atenção especial à cidade, onde chegou em 1937 e passou a sua juventude. Ele foi balconista de farmácia, bilheteiro de cinema e datilógrafo de cartório em Caruaru”.

Atualmente morando em São Paulo, Tiné falou do seu carinho pela cidade que o acolheu no início de sua vida profissional. “Em todas as redações e cidades por onde andei procurei ser útil a Caruaru, encaminhando seus pedidos e divulgando seus feitos e seus homens, como uma espécie de cônsul informal, humilde e voluntário, sem exigir nada em troca”, ressaltou o jornalista, que traz, em seu currículo, passagem pelas redações dos jornais Última Hora, Jornal da Tarde e O Estado de S. Paulo, entre outras empresas.

“Agradeço de coração esta homenagem. Se não houvesse nenhum mérito neste trabalho de formiguinha que desenvolvi ao longo dos anos, bastaria a alegria de rever os velhos amigos aqui presentes. Como diria o amigo e primo Roberto Tiné, com perdão da rima inevitável, esta é a terra dos Condé, dos Casé e dos Tiné”,  disse, em seu discurso, o homenageado.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Edmilson do Salgado promove prévia carnavalesca

por Victor Vargas — publicado 05/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Os preparativos em andamento e a expectativa de um evento ainda maior e mais animado já começam...

Os preparativos em andamento e a expectativa de um evento ainda maior e mais animado já começam a mudar a rotina dos moradores do bairro mais populoso de Caruaru, o Salgado. Neste domingo, 8 de fevereiro, o Bloco “Venha Venha”, mais conhecido como Bloco de Edmilson do Salgado, fundado pelo parlamentar há sete anos, irá desfilar por nove ruas da comunidade, acompanhado por milhares de foliões. “Estamos otimistas, pela experiência dos eventos anteriores. Ano passado contamos com cerca de duas mil pessoas na prévia, que foi bastante animada e segura, sem nenhum registro de violência. Portanto, neste ano, temos certeza que será muito mais prestigiada”, acredita o vereador.  

A concentração será às 13h, na Rua Santa Luzia, 319, em frente à casa do parlamentar. Para animar a festa haverá uma orquestra de frevo, Paredão de Som, Jucélio Vilela e Léo Pancadão e participação do Boi Surubim. 

Risoní Santos/AI vereador Edmilson do Salgado
Foto: Divulgação/AI vereador

Marcelo Gomes fala de expectativa para este ano

por Victor Vargas — publicado 05/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Marcelo Gomes (PSB), no retorno do recesso parlamentar, falou de suas expectativas...

O vereador Marcelo Gomes (PSB), no retorno do recesso parlamentar, falou de suas expectativas para esta 3ª sessão legislativa da 16ª legislatura da Câmara Municipal de Caruaru, ressaltando o trabalho de conscientização que sempre busca realizar com a população, visando a participação política: “Temos pautado a nossa atuação parlamentar em colocar o mandato à disposição da sociedade de Caruaru para debatermos os problemas dela, tanto da cidade, como da zona rural, sendo o elo entre a comunidade e o Poder Executivo. É assim que iremos continuar em 2015. Também temos buscado sempre conscientizar as pessoas sobre a necessidade de participar da vida coletiva, debatendo os temas importantes para a sociedade e buscando contemplar cada área com obras e benefícios importantes para os moradores daquela localidade. E esta é a nossa principal proposta para 2015: debater diretamente com a população o que precisa ser feito na nossa cidade”.

O vereador disse que ainda que, na pauta de ações, a preservação do meio ambiente também continua uma de suas prioridades: “Sempre estamos procurando uma forma de mostrar a necessidade de preservar o meio ambiente como solução para um futuro melhor e, acima de tudo, auxiliar as comunidades no que diz respeito ao acesso à saúde e educação, principalmente para as crianças, sem deixar de lado a necessidade de mais inclusão social e acessibilidade”.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes

Edjailson defende sistema binário e uso consciente da água

por Victor Vargas — publicado 06/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) apresentou quatro reiterações de requerimentos...

O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) apresentou quatro reiterações de requerimentos e uma de indicação na reunião pública de ontem (05), na Câmara Municipal de Caruaru. O vereador reivindica a realização de uma audiência pública para debater assuntos referentes à Feira da Sulanca, calçamento e saneamento em ruas da Cidade Jardim e do Alto da Balança, a implantação de um sistema binário de trânsito no sentido Centro/Cohab IV e Cohab IV/Centro, como também a promoção de um programa municipal de uso racional da água potável.

Para o parlamentar, assuntos como o binário, que é a transformação de vias paralelas de mão dupla em ruas com um sentido único, e o programa de racionamento da água merecem atenção. “São projetos que afetam diretamente a população de Caruaru”, justifica Edjailson, que chama atenção ainda para o uso racional da água. “A questão da água, que está se transformando em um problema nacional, precisa ser solucionada da melhor maneira possível”, alertou o vereador.

Nayara Cavalcanti/AI vereador Edjailson da Caru Forró
Foto: Vladimir Barreto Rodrigues/AscomCâmara

Vereadores querem uso racional da água e obras de infraestrutura

por Victor Vargas — publicado 06/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na 2ª reunião pública da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Caruaru, realizada nesta quinta-feira...

Na 2ª reunião pública da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Caruaru, realizada nesta quinta-feira (05), os vereadores apresentaram 54 requerimentos (3 do vereador Ricardo Liberato foram retirados da pauta por ausência justificada do edil) e duas indicações. 30 dos requerimentos registrados na Ordem do Dia estavam sendo reiterados, ou seja reapresentados por não terem sido ainda executados pela municipalidade, apesar de aprovados na Câmara, como os do vereador Zé Ailton (PDT), que reapresentou quatro requerimentos, todos focados em obras de infraestrutura, como colocação de asfalto na PE-95 até Malhada de Pedra, 3º Distrito, e na estrada de acesso às localidades de Jacaré de Gonçalves Ferreira e Gonçalves Ferreira, também no 3º Distrito.

O vereador Lula Tôrres (PR) reapresentou cinco requerimentos. O edil pede novamente obras de saneamento e calçamento em diversas artérias da cidade, além da revitalização das praças São Francisco e Coronel Porto e a colocação de asfalto da BR-232 até a Vila Peladas, 1º Distrito. O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) também reforçou quatro requerimentos, como o que pede a realização de audiência pública para tratar de assuntos relacionados à Feira da Sulanca e a implantação de sistema binário de trânsito, sentido Centro/Cohab IV e Cohab IV/Centro. Por fim, o vereador Tenente Tiburcio (PMN) solicitou, mais uma vez, a construção de uma creche nas Rendeiras.

A maior parte dos demais requerimentos refere-se a obras de melhoramento urbano, como a construção de posto de saúde no Bairro Divinópolis, creche no Bairro Nova Caruaru, reforma na Praça do Salgado e cobertura do canal do Salgado/Riachão, proposituras do vereador Gilberto de Dora (PSB). O também socialista Marcelo Gomes (PSB) pediu a colocação de redutor de velocidade no cruzamento da Rua Gonçalves Dias com a Avenida Dr. Pedro Jordão, Bairro Maurício de Nassau. Por sua vez, o vereador Antonio Carlos (DEM) solicitou colocação de asfalto na Rua Pinheiro Machado, Bairro Maurício de Nassau, além de saneamento na Rua Escritor Nelson Barbalho e na Rua Major João Paulo Correia, Bairro Luiz Gonzaga. Já o vereador Nino do RAP, também do Democratas, reivindicou a restauração dos equipamentos de esporte da Praça Chico Porto e o vereador Ranilson Enfermeiro (PTB) pediu a proibição de estacionamento, aos domingos, da entrada do Alto do Moura até a Associação dos Artesãos e a Associação dos Moradores do Bairro Alto do Moura.

Duas indicações foram votadas na noite de ontem, entre elas a proposta reiterada, de autoria do vereador Edjailson da Caru Forró, para promoção de programa municipal de uso racional da água potável.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser conferida na íntegra no site da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

“Acorda Nildo” arrasta foliões no Inocoop

por Victor Vargas — publicado 09/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
No último domingo (08) o vereador Heleno do Inocoop (PRTB) prestigiou a saída do bloco “Acorda Nildo”...

No último domingo (08) o vereador Heleno do Inocoop (PRTB) prestigiou a saída do bloco “Acorda Nildo”, prévia carnavalesca que, pelo 8ºano, anima as ruas e arrasta os foliões do José Antônio Liberato/Inocoop. A festa começou por volta do meio dia e se estendeu até a noite. A animação ficou por conta de orquestras de frevo e da cantora Marlene do Forró.

Para o vereador, que apoia a agremiação desde sua fundação, é uma imensa satisfação fazer parte desta festa, até para incentivar a longevidade dos festejos de rua. “Parabenizo Nildo, Edilene, os organizadores de bloco, e todos que participaram, principalmente os foliões que abrilhantaram o dia, brincando com muita paz e alegria. Distribuímos camisas, e ainda contamos com um caminhão-pipa jogando água nos foliões, foi um dia de alegria e muita irreverência” destacou o parlamentar.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Foto: Divulgação/Gabinete do vereador

Zé Ailton visita obras do Parque do São Francisco

por Victor Vargas — publicado 09/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na última quinta-feira (05), o vereador Zé Ailton (PDT) fez uma visita às obras do Parque Ambiental...

Na última quinta-feira (05), o vereador Zé Ailton (PDT) fez uma visita às obras do Parque Ambiental São Francisco, que está sendo construído no bairro de mesmo nome, ao lado da chamada “Ponte de Cano”. A visita foi acompanhada pelo prefeito José Queiroz (PDT), pelo vice-prefeito Jorge Gomes (PSB) e pelo secretário de Infraestrutura e Políticas Ambientais da PMC, Bruno Lagos.

“O prefeito está atendendo um pleito justo dos moradores do Bairro São Francisco, dos mais tradicionais de Caruaru, que se ressentiam pela falta de uma área verde, dotada de equipamentos para lazer e entretenimento”, disse o vereador, autor do Requerimento nº 1173, aprovado na reunião pública do dia 12 de novembro de 2009.

As obras estão sendo executadas pela prefeitura, com apoio do Governo do Estado, e estão orçadas em cerca de R$ 995 mil. O parque terá uma área de 16.719.84m² e contará com pista de cooper de 922m², ciclovia de 742m², uma praça de alimentação, playground, equipamentos para ginástica e duas baterias de banheiros. A previsão de conclusão é para este ano.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara – com informações da PMC
Foto: Vladimir Barreto Rodrigues/AscomCâmara

Marcelo Gomes consegue verba para União dos Artistas de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 10/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Na tarde desta segunda-feira (09), o vereador Marcelo Gomes (PSB) esteve com o presidente da União...

Na tarde desta segunda-feira (09), o vereador Marcelo Gomes (PSB) esteve com o presidente da União Beneficente dos Artistas de Caruaru, Professor José Marcolino, e membros da diretoria da instituição para informar sobre uma verba destinada à reforma do mausoléu da entidade. “Além de ser sempre um prazer visitar a União dos Artistas, hoje trouxe uma boa notícia: através de um pedido meu, Laura Gomes, ainda como deputada estadual, conseguiu alocar uma Emenda Parlamentar no Orçamento do Estado de 2015, no valor de R$ 40 mil, para reformar o mausoléu da entidade”, anunciou Marcelo.

“Todos os que fazem essa quase centenária União Beneficente agradecem sinceramente essa verba para a restauração do mausoléu pertencente aos associados dessa entidade, localizado no Dom Bosco”, comentou o presidente da UBAPC, na fanpage da entidade.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes
Foto: Divulgação/AI

Edjailson participa de bloco carnavalesco no Riachão

por Victor Vargas — publicado 10/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
Realizado no último domingo (8), no bairro do Riachão, o bloco carnavalesco “Língua Ferina”...

Realizado no último domingo (8), no bairro do Riachão, o bloco carnavalesco “Língua Ferina” contou com o apoio cultural do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB). O parlamentar é tido pelos fundadores do bloco como o padrinho do evento.

Desfilando tradicionalmente na semana prévia do carnaval, o bloco agita os moradores do bairro, desfilando pelas principais ruas. Este ano, além da animação tradicional do bloco, os foliões puderam também se animar ao som da Banda Caru Forró, comandada por Edjailson. “Para mim, fazer parte de um evento de bairro como este é, sem dúvidas, gratificante. Fico lisonjeado pelo carinho recebido”, disse ele.

Nayara Cavalcanti/AI vereador Edjailson da Caru Forró
Foto: Divulgação/AI vereador

Vereadores analisam 41 requerimentos na reunião desta terça

por Victor Vargas — publicado 10/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
41 requerimentos e 5 indicações estão na súmula com a Ordem do Dia para a 3ª reunião pública...

41 requerimentos e 5 indicações estão na súmula com a Ordem do Dia para a 3ª reunião pública ordinária desta 3ª sessão legislativa da 16ª legislatura que a Câmara Municipal de Caruaru realiza nesta terça-feira (10), às 20h.

Entre os requerimentos, 23 estão sendo reiterados, o que significa que são proposituras já aprovadas em plenário, mas ainda não executadas pela prefeitura. Entre elas, há quatro do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), solicitando, novamente, calçamento nas ruas Cícero Pereira e Nossa Senhora Aparecida do Norte, no São João da Escócia, além da construção do canal do mesmo bairro e a conclusão das obras de construção do canal do Salgado.

O vereador Lula Tôrres (PR) também está reiterando algumas proposituras, como a que solicita construção de ponte entre os bairros São Francisco e Petrópolis, escola de tempo integral, quadra esportiva, centro municipal de educação infantil e unidade de saúde da família na Vila Peladas, além de abastecimento de água no Sítio Alecrim, 1º Distrito, e colocação de asfalto na estrada entre a BR-232 e a Vila Peladas.

Por sua vez, o vereador Zé Ailton (PDT) reapresenta pedido de construção de quadra poliesportiva coberta na Escola Presidente Kennedy, no Posto Agamenon, colocação de asfalto na estrada entre a BR-232 e a Vila de Pau Santo, construção de creche no Posto Agamenon e de cemitério e escola na Vila do Murici.

O vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) apresenta quatro reiterações de requerimentos, reforçando pedido de restauração das escadarias do Monte Bom Jesu, saneamento e asfalto em diversas ruas das Rendeiras, além de requalificação da praça do Bairro Rendeiras e asfalto na estrada da Vila Bonanza até a Vila do Juá.

Entre as demais proposituras, destaque para as do vereador Gilberto de Dora (PSB), que reivindica colocação de placas indicativas de trânsito nas estradas de acesso aos sítios Xiquexique, Xicuru, Marias Claras, Capim, Lajedo do Baixio, Lajedo do Cedro, Jiquiri, Lajedo Preto, Cacimbinha, Firmeza e Fundão, no 4º Distrito, além de construção de parque ecológico e academia das cidades na Vila Kennedy e no Bairro Divinópolis.

Ainda nesta reunião, o vereador Edjailson da Caru Forró apresentará requerimento solicitando realização de audiência pública para discutir assuntos relacionados aos comerciantes ambulantes. Já os vereadores Duda do Vassoural e Antonio Carlos, ambos do DEM, apresentam proposituras com foco na zona rural. Duda reivindica aterro na estrada do Sítio Encanto e Antonio Carlos, máquinas para limpeza dos açudes e pequenas barragens nos quatro distritos de Caruaru.

O vereador Antonio Carlos é autor, também, de uma das cinco indicações da reunião. O parlamentar reivindica ao Governo do Estado a extensão de atendimento de perícia médica na 4ª CIRETRAN. Por sua vez, o vereador Gilberto de Dora apresenta indicação solicitando construção de barragem na Serra dos Enéas, no 4º Distrito.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

Marcelo Gomes defende voto aberto na Câmara

por Victor Vargas — publicado 11/02/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
O vereador Marcelo Gomes (PSB) é autor do Projeto de Resolução nº 653/2015, que altera o Regimento...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) é autor do Projeto de Resolução nº 653/2015, que altera o Regimento Interno e o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Caruaru e institui votações importantes com voto nominal (aberto).

O projeto já havia sido apresentado em 2013, mas precisou de alterações e agora foi reapresentado e já lido em plenário, na reunião desta terça-feira (10), seguindo para análise das comissões competentes. “Em 2013 apresentamos um projeto para mudar o Regimento Interno, mas o Código de Ética também precisa ser modificado. O novo projeto prevê votação nominal nos casos de processos de cassação de mandato, no julgamento dos processos de apuração de responsabilidade e de falta de decoro parlamentar”, informou o vereador.

Monicky Mel Araújo/AI vereador Marcelo Gomes
Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara

Ações do documento