Notícias

por admin publicado 09/11/2018 11h15, última modificação 13/11/2018 13h37

Poder Legislativo passa a exigir comprovante de vacinação para acesso às suas dependências

por Comunicação — publicado 06/12/2021 12h21, última modificação 06/12/2021 12h21
Poder Legislativo passa a exigir comprovante de vacinação para acesso às suas dependências

Imagem: Equipe Comunicação


A partir desta segunda-feira (06), os parlamentares, servidores e o público em geral, precisarão mostrar seu comprovante de vacinação para ter acesso às dependências do Poder Legislativo. Além disso, o Art. 3º da Portaria nº 243/2021 que determina a medida de segurança, limita o acesso, salvo motivo justificado, do público externo aos gabinetes a apenas um visitante por vez. O não cumprimento das medidas sujeitam o infrator às sanções penais, cíveis, éticas e administrativas. 

A resolução está em conformidade com o artigo 128 da Lei Orgânica Municipal e com o Decreto Estadual nº 51.342/2021 que declara: “situação anormal, caracterizada como “Estado de Calamidade Pública”, nos municípios do Estado de Pernambuco em virtude do desastre de doenças infecciosas virais (COBRADE 1.5.1.1.0) e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus, conforme previsto na Lei Federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020”.  

A iniciativa da Mesa Diretora leva em consideração as medidas sanitárias indispensáveis à proteção da saúde e à vida dos servidores, dos prestadores de serviço e da população como um todo.  

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) destacou que um dos objetivos da medida, é também, incentivar a população a completar seu ciclo vacinal, primeira dose, segunda e reforço.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Estrutura provisória do Mercado de Carne no Parque 18 de Maio é debatida nesta sexta (03)

por Louzi Neves - Núcleo de Comunicação Social — publicado 03/12/2021 15h25, última modificação 03/12/2021 15h33
Proposta pelos vereadores da oposição, a Audiência Pública contou com a participação do Secretário de Serviços Públicos.
Estrutura provisória do Mercado de Carne no Parque 18 de Maio é debatida nesta sexta (03)

Foto: Diego Figueiredo

 

As dificuldades vivenciadas pelos marchantes e frequentadores do Mercado de Carne - com a estrutura provisória em virtude das obras de requalificação no Parque 18 de Maio, foi tema de audiência pública na manhã desta sexta-feira, 3 de dezembro, na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. O rito foi presidido pelo 2º Vice-presidente da Câmara, o vereador Ricardo Liberato. 

A preocupação dos vereadores Fagner Fernandes (PDT) - Líder da oposição, Perpétua Dantas (PSDB) e Cabo Cardoso (PP) foi transformada em debate, trazendo a tona as fragilidades estruturais temporárias enfrentadas pelos feirantes do açougue, alocados no terreno próximo ao Sesc. Na ocasião, estiveram presentes o secretário de Serviços Públicos, Ytalo Farias, e a senhora Eveline Rafaela, representando os marchantes. 

A senhora Eveline apontou dificuldades para a permanência das atividades no local. "Estamos precisando de apoio, por isso estou aqui clamando. Muitos clientes estão deixando de frequentar por causa da higiene do local e do calor. Estamos precisando de uma solução, pois 50% da nossa renda caiu", revelou a marchante. 

O vereador Fagner Fernandes expôs queixas ouvidas por feirantes, afirmando grande queda nas vendas e condições desfavoráveis para acondicionar os produtos, que são perecíveis. "A infraestrutura lá não está boa. Sabemos que toda mudança traz transtornos, mas a forma que está, não tem condições. Que a Prefeitura possa tomar outra iniciativa, com planos alternativos para que seja melhor para todo mundo, para os marchantes e, principalmente, para os compradores", ponderou o Líder da oposição. 

O parlamentar Cabo Cardoso, ao usar a tribuna, abordou outras duas questões: o ambiente excessivamente quente e a frágil higiene do local. "As festas de fim de ano estão chegando e a população flutuante dobra, mas aquele local não dispõe de comodidade para receber e nem dá condição de trabalho aos feirantes. Estive lá e soube que o Samu tem ido ao local para atender pessoas que passam mal com o calor. Somos a ponte do povo com o Poder Executivo e através do diálogo queremos levar as soluções para esse local", concluiu. 

A vereadora Perpétua Dantas ponderou sobre a resolução rápida de algumas situações, propondo ao Secretário ações voltadas para escuta dos marchantes e elaboração de um plano para solucionar pontualmente as questões mais urgentes, com definição de metas e prazos.  

A obra, que tem previsão de ser realizada em 12 meses, teve início no mês de outubro, impactando mais de 200 feirantes. De acordo com o Secretário Ytalo Farias, os recursos para a execução da obra já estão em caixa, o que torna todo o processo mais célere. "Sabemos da urgência da reforma do mercado de carne e da importância de ampliação dos negócios. Mais de 3 milhões de reais será destinado para esta reforma. Toda obra tem seus transtornos, e devemos minimizar esses transtornos", justificou o titular da pasta. 

Para assistir a audiência pública na íntegra, acesse nosso Facebook: Poder Legislativo de Caruaru. 

Parlamentar apela ao Governo o credenciamento do ICIA ao SUS Estadual

por Comunicação — publicado 03/12/2021 09h57, última modificação 03/12/2021 09h57
Parlamentar apela ao Governo o credenciamento do ICIA ao SUS Estadual

Foto: Vladimir Barreto


O vereador Anderson Correia (PP) ressaltou a importância do credenciamento do Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) ao Sistema Único de Saúde (SUS) Estadual. Em seu momento na tribuna, na sessão da quinta-feira (02), o edil destacou que o instituto foi reconhecido como uma das 100 melhores ONGs do país. Correia fez um apelo para que a Comissão de Saúde se mobilize com relação ao credenciamento. O membro da comissão, Filipe José (PTB), e o vereador, Mano do Som (Democratas), disseram que unirão forças para cobrar a medida do Governo do Estado. 

Na ocasião, foram aprovados, em plenário, dois Projetos de Lei. O PL nº 8.915/2021, do parlamentar Fagner Fernandes (PDT), que prevê a alteração da Lei nº 6.016/2018 e determina “animal comunitário” todo aquele que convive em uma determinada localidade e nela estabeleceu vínculos de afeto, dependência e manutenção. O PL nº 8.962/2021, do vereador Jorge Quintino (PTB), visa instituir o Dia do Missionário Cristão. De acordo com o Art. 2º da Lei, a iniciativa poderá promover reuniões religiosas, palestras, seminários e atividades comemorativas. Além destes, foram aprovados quatro Projetos de Decreto Legislativo, três do vereador Galego de Lages (MDB) e um da vereadora Perpétua Dantas (PSDB). 

Ainda na sessão, o Cabo Cardoso (PP) disse que esteve na quarta-feira (01) na sede da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC) para fiscalizar as dependências da Guarda Municipal. De acordo com o Cabo, a unidade não possui Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) suficientes para todos os servidores, além disso, os cartuchos das armas de eletrochoque (Taser), estão vencidos há dois anos. “A vida do agente público está em jogo. Segurança Pública também é assunto de prefeitura”, ressaltou. 

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Iluminação externa da Casa marca Dezembro Vermelho e Verde

por Comunicação — publicado 01/12/2021 18h10, última modificação 02/12/2021 10h34
Iluminação externa da Casa marca Dezembro Vermelho e Verde

Foto: Vladimir Barreto


A Câmara Municipal de Caruaru adota duas campanhas nesse mês. Dezembro Vermelho e Dezembro Verde. A partir da quarta-feira (01) a iluminação externa do Poder Legislativo se revezará entre as duas cores. O vermelho marca a campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 que tem o objetivo de mobilização com relação a luta contra o HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

O Dezembro Verde destaca a campanha de conscientização contra o abandono de animais, cães e gatos, geralmente deixados em parques, avenidas e nas estradas da zona rural.

Além da iluminação, as redes sociais da Casa contarão com cards informativos, cujo objetivo é conscientizar a população com relação ao enfrentamento do HIV e o abandono de animais.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Segurança Pública na zona rural de Caruaru

por Comunicação — publicado 01/12/2021 18h07, última modificação 01/12/2021 18h07
Segurança Pública na zona rural de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto


O Poder Legislativo discutiu a segurança pública do município em audiência pública na quarta-feira (01). Estiveram presentes, o presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB), a propositora da audiência Aline Nascimento (Cidadania), os vereadores Mano do Som (Democratas), Irmão Ronaldo (PROS), representantes da segurança e a população. Nascimento destacou que a zona rural tem sofrido com o aumento da criminalidade na localidade.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Patrício, e o representante do 4º Batalhão Militar, Tenente Ricardo, falaram sobre a ausência de registro das ocorrências por parte da população. De acordo com eles, é necessário que os cidadãos realizem o boletim de ocorrência para que as polícias possam intervir e para que eles se tornem dados efetivos para promoção de medidas preventivas.  

A professora e gestora, Inalda Medeiros, ressaltou que as autoridades precisam estabelecer metas e desenvolver projetos com objetivo de erradicar os altos índices de criminalidade e fez um apelo para que aumentem o número de viaturas que fazem rondas na zona rural. “Como pode apenas uma viatura atender os quatro distritos do município”, questionou a professora. 

Bruno Lambreta falou sobre a falta de efetivo e estrutura para os policiais do município. De acordo com o presidente, Caruaru se encontra desassistida pelo Governo do Estado. “A zona rural de Caruaru é muito extensa, fica difícil atender uma grande demanda com um efetivo tão reduzido”.

Aline, Mano e Bruno fizeram um apelo aos deputados estaduais de Caruaru para que articulem medidas eficazes com o Governo do Estado. "A população precisa ser protegida”, finalizou o presidente.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Projeto que altera o Programa de Recuperação Fiscal é aprovado

por Comunicação — publicado 01/12/2021 09h39, última modificação 01/12/2021 09h39
Projeto que altera o Programa de Recuperação Fiscal é aprovado

Foto: Vladimir Barreto

 

Foi aprovado em plenário, na terça-feira (30), o Projeto de Lei nº 9175/2021 que autoriza a alteração no Programa de Recuperação Fiscal de Caruaru (Refis). A propositura é do Poder Executivo e tem o objetivo de facilitar as condições de pagamento de débitos para com a Secretária da Fazenda. A alteração na Lei nº 6.697/2021 aumenta o número do parcelamento de 60 para 96 vezes. Além disso, altera as faixas de descontos incidentes sobre juros e multa e inclui a possibilidade de os débitos relativos ao IPTU do exercício de 2021 serem contemplados com os benefícios previstos pela Lei. Também foram aprovados um Projeto de Emenda Organizacional, três Projetos de Lei e quatro Projetos de Decreto Legislativo.

A sessão plenária contou com a participação da advogada da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular, da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), Michele Santos e da deputada Robeyoncé, representando a Juntas (PSOL). Elas vieram para ressaltar a importância dos Direitos Humanos, depois das falas sobre racismo e LGBTfobia dos vereadores Galego de Lages (Democratas) e Val Lima (PSL), na sessão plenária da última quinta-feira (25). Galego e Val afirmaram que as falas foram deturpadas, em seu momento na tribuna, e pediram desculpas à população.

Além das representantes da Alepe, a sessão contou com a participação de representantes de movimentos sociais na galeria da Casa. O presidente, Bruno Lambreta (PSDB) e demais vereadores e vereadoras destacaram a importância da participação popular nas sessões e audiências públicas. Lambreta sugeriu que a vereadora Perpétua Dantas (PSDB), através de requerimento, apresente a solicitação de uma audiência pública, para que a população, os movimentos sociais e parlamentares possam discutir questões relacionadas aos Direitos Humanos, racismo e LGBTfobia.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Audiência pública discute o retorno das obras do Hospital da Mulher

por Comunicação — publicado 26/11/2021 19h03, última modificação 26/11/2021 19h03
Audiência pública discute o retorno das obras do Hospital da Mulher

Foto: Vladimir Barreto


A audiência aconteceu na sexta-feira (26) e foi proposta pelo parlamentar Mano do Som (Democratas). Estiveram presentes na galeria da Câmara e virtualmente, a deputada estadual Priscila Krause (Democratas), o presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB), os vereadores Izaac da Saúde (Cidadania), Irmão Ronaldo (PROS), Aline Nascimento (Cidadania), o propositor da audiência, Mano do Som, representantes de movimentos sociais, representantes da OAB e especialistas da saúde. 

A deputada Priscila falou sobre a falta de interesse e sensibilidade por parte do Governo do Estado na conclusão das obras. De acordo com Krause, foram gastos R$ 28 milhões nas obras, a ordem de serviço era para 2013 e até agora nada. “O Governo afirma que está abrindo um novo processo de licitação para o retorno das obras, mas não temos nenhuma informação sobre o retorno, nem no Diário Oficial nem no Portal da Transparência. Nós queremos um posicionamento oficial do Governo e não um roteiro de marketing. O Estado tem dinheiro no caixa, falta compromisso”, disse a deputada. 

A advogada e membro da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB, Fernanda Martins, destacou o dado de que 91 mulheres vão à óbito em decorrência do parto. Ela também afirmou que o Hospital Jesus Nazareno realiza 370 partos mensais  e que 60%  deles são considerados de alto risco. “Além dos partos, a unidade atende outras demandas relacionadas à maternidade. É  institucionalmente e humanamente impossível que o centro dê conta de atender essas mulheres de forma digna”. 

Izaac da Saúde falou sobre as pacientes que são transferidas até a capital do Estado. “São duas horas até chegar em Recife e quando essas mães chegam lá não são atendidas de imediato, elas ficam perambulando de hospital em hospital até achar uma vaga”, ressaltou o vereador. A doula, Gláucia Galindo reiterou a importância da conclusão das obras do Hospital da Mulher. “É preciso evitar as transferências, muitas mulheres acabam se sacrificando financeiramente para não ir até Recife. Outras acabam fazendo a cesárea por não ter um espaço adequado onde elas possam ter um parto mais humanizado”. 

O presidente da Casa e o vereador Mano afirmaram que o Poder Legislativo continuará cobrando o retorno das obras e fizeram um apelo ao Governo do Estado para que o mesmo tenha sensibilidade com a causa, tendo em vista que o hospital atenderá boa parte da região agreste.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Parlamentares discutem a Segurança Pública do município

por Comunicação — publicado 25/11/2021 22h40, última modificação 25/11/2021 22h40
Parlamentares discutem a Segurança Pública do município

Foto: Vladimir Barreto


O vereador Cabo Cardoso (PP) falou sobre os índices de criminalidade no município. De acordo com ele, houve um aumento da violência nos últimos meses. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) destacou que recebeu uma provocação de moradores do bairro Vila Andorinhas, revoltados com o aumento da violência. “Estamos retrocedendo do ponto de vista da segurança”. Bruno ressaltou que parte do aumento da criminalidade é por causa da crise econômica que o país enfrenta e parte por limitações impostas pelo Governo do Estado. “Vamos lutar para não retrocedermos aos índices de 2017” finalizou o parlamentar. 

Na sessão, foram aprovados 12 Projetos de Decreto Legislativo da vereadora Perpétua Dantas (PSDB), dos vereadores Jorge Quintino (PTB), Mano do Som (Democratas) e Anderson Correia (PP). As proposituras visam a concessão de medalhas de honraria.  

Ainda na ocasião, o parlamentar Quintino falou sobre a Fibromialgia, doença reumatológica que afeta a musculatura e que acomete em grande maioria as mulheres. Jorge disse que tem estabelecido diálogos com o Poder Executivo para que possam ser desenvolvidas mais políticas públicas direcionadas à população afetada e que conversou com a secretária de saúde, Bárbara Florêncio, e a mesma prometeu que até o final do ano haverá novidades concretas com relação ao atendimento dessas pessoas. 

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Poder Legislativo esteve representado no Encontro Nordestino dos Legislativos Municipais

por Comunicação — publicado 25/11/2021 13h35, última modificação 25/11/2021 18h35
Poder Legislativo esteve representado no Encontro Nordestino dos Legislativos Municipais

Foto: Equipe Comunicação


O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) o vereador Anderson Correia (PP) e o vereador e presidente da Comissão de Direitos dos Animais da União dos Vereadores do Brasil (UVB), Seccional Pernambuco, Fagner Fernandes (PDT), marcaram presença no Encontro Nordestino de Legislativos Municipais, promovido pela UVB. Os debates tiveram início na quarta-feira (25) e se estenderão até o dia 27 de novembro. 

Os palestrantes e debatedores discutiram temas da atualidade. A iniciativa busca fortalecer cada vez mais o Poder Legislativo Municipal. Os nossos representantes, Fagner Fernandes, que presidiu a Mesa, e Anderson Correia levaram a pauta animal para o debate. Foram destacadas questões práticas relacionadas aos direitos dos animais. 

Os parlamentares falaram sobre a luta diária em defesa da causa animal, a aprovação do código de proteção dos animais e apresentaram matérias relacionadas à pauta, como o Projeto de Lei nº 8.723/2021, propositura de Fernandes, que visa a proibição do uso de chicotes por condutores de carroças de tração animal, no município de Caruaru.

Estiveram presentes no evento e compondo a mesa, o presidente da UVB Edmilson Renault, o vice Bruno Lambreta, o secretário de turismo Rodrigo Novaes e a vereadora Andreza Romero (PP). 

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Parlamentares discutem a Infraestrutura do bairro São Francisco

por Comunicação — publicado 24/11/2021 09h11, última modificação 24/11/2021 09h11
Parlamentares discutem a Infraestrutura do bairro São Francisco

Foto: Vladimir Barreto

 

A vereadora Perpétua Dantas (PSDB) e o vereador Lula Torres (PSDB) falaram sobre a infraestrutura do bairro São Francisco, na sessão plenária da terça-feira (23). Dantas destacou seu requerimento nº 4119/2021 que solicita a remoção de entulho na rua Cuiabá. Torres falou sobre a mobilidade e a situação da feira local. O edil fez um apelo, ao Poder Executivo, para que se providencie um novo espaço para realização da feira, como foi feito no bairro Boa Vista. Com relação a mobilidade, o parlamentar afirmou que as ruas estão cada vez mais engarrafadas.

Ainda na ocasião, Dantas e o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) falaram sobre o Zona Azul. Ambos, disseram que foram procurados por comerciantes do centro da cidade, que relataram incômodo com relação à gestão do estacionamento rotativo. O presidente disse que encaminhou um grupo de pessoas para uma reunião com o Presidente da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC), Diogo Bezerra, para levar seus questionamentos e insatisfações. Perpétua destacou seu requerimento nº 4116/2021 que solicita informações sobre o Zona Azul, entre elas: os valores arrecadados, quantidade de vagas de estacionamento em vias públicas, quais são os pontos de compra dos tíquetes e a quantidade de multas aplicadas aos condutores, muitas vezes pela ausência de pontos de compra do vale estacionamento.

Na sessão, também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 1529/2021, propositura do vereador Jorge Quintino (PTB). A matéria cria a Medalha Ricardo Henrique Pereira da Silva e visa homenagear instituições que desenvolvem trabalhos relevantes na área da mobilidade e pessoas que praticam ações voltadas para essa temática em Caruaru.

Fagner Fernandes (PDT) usou seu momento na tribuna para falar sobre os ambulantes do Parque 18 de Maio. O parlamentar afirmou que esteve no local com os colegas Perpétua e Cabo Cardoso (PP) na última semana e que os vendedores continuam sem espaço para trabalhar. Na sessão, um ambulante esteve presente na galeria com uma placa reivindicando uma providência do Executivo. De acordo com Fernandes, o secretário de Serviços Públicos Ytalo Farias prometeu, em 18 de junho, que tomaria as devidas providências, mas até agora nada.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Câmara realiza primeira sessão presencial desde o início da pandemia

por Comunicação — publicado 19/11/2021 11h44, última modificação 19/11/2021 11h44
Câmara realiza primeira sessão presencial desde o início da pandemia

Foto: Vladimir Barreto


Na quinta-feira (18), a Casa Jornalista José Carlos Florêncio voltou a receber os parlamentares no plenário e na tribuna. Foi realizada a primeira Sessão Ordinária presencial desde que a pandemia da Covid-19 teve início. Na ocasião, as vereadoras e vereadores eleitos nas últimas eleições, para primeiro mandato, puderam usar a tribuna e discursar pela primeira vez desde a posse que aconteceu em janeiro deste ano. 

Aline Nascimento (Cidadania), Mery da Saúde (PSD), Mano do Som (Democratas) e Kátia das Rendeiras (Republicanos) se mostraram emocionados e afirmaram que faltava algo desde que entraram para exercer seus mandatos, que era usar a tribuna para discursar em defesa das lutas da população.

A Câmara de Vereadores pede desculpas pelas falhas na transmissão online da sessão e ressalta que já está tomando as devidas providências junto a equipe técnica para solucionar o problema. 

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Lei Orçamentária Anual e Plano Plurianual são aprovados em plenário

por Comunicação — publicado 17/11/2021 10h44, última modificação 17/11/2021 10h44
Lei Orçamentária Anual e Plano Plurianual são aprovados em plenário

Foto: Vladimir Barreto

 

Foram aprovados, na sessão plenária da terça-feira (17), dois Projetos de Lei do Poder Executivo. O PL nº 9.140/2021 prevê a Lei Orçamentária Anual (LOA), proposta de orçamento do município para o exercício de 2022 e o nº 9.141/2021 que consiste no Plano Plurianual (PPA) para os exercícios de 2022 a 2025. Também foram votadas emendas aos dois projetos que visavam educação, direitos LGBTQIA+, violência doméstica contra a mulher, cultura e direitos dos animais. As matérias foram rejeitadas por maioria da Casa. O parlamentar Leonardo Chaves (PSDB) justificou que com relação às emendas dos colegas edis, poderão ser feitas suplementações orçamentárias por parte do Executivo, quando necessário, que as proposituras aprovadas são apenas previsões dos gastos públicos dos próximos anos.

Cabo Cardoso (PP) ressaltou na sessão que a pandemia não acabou e fez um apelo à população para que os cidadãos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19 precisam tomar o mais rápido possível. O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), elogiou o colega pelo tema levantado e reforçou o pedido. Ainda na ocasião, Cardoso disse que voltou ao Mercado de Carnes improvisado, e que a situação continua precária. De acordo com o edil, o local é muito quente e falta higienização. Dantas afirmou que recebeu um vídeo em que uma senhora que trabalha no local passou mal, em virtude da insalubridade do espaço.

A vereadora Perpétua (PSDB) destacou duas proposituras de sua autoria com pedidos de informação. O requerimento nº 4043/2021 solicita à Secretária de Administração do Município, informações sobre a quantidade de servidores de Caruaru que são efetivos e contratados, bem como o quantitativo de prestadores de serviços referente aos últimos quatro meses. O requerimento nº 4017/2021 pede informações com relação à situação dos coveiros e auxiliares que trabalham nos cemitérios do município, especialmente daqueles que eram contratados e atualmente são prestadores de serviços.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Prefeita Raquel Lyra assina doação de terreno para Câmara de Vereadores de Caruaru

por Comunicação — publicado 16/11/2021 14h10, última modificação 16/11/2021 14h10
Prefeita Raquel Lyra assina doação de terreno para Câmara de Vereadores de Caruaru

Foto: Vladimir Barreto

Em reunião ocorrida na Prefeitura Municipal de Caruaru, na terça-feira (16), autoridades participaram de ato de doação de terreno para a Câmara de Vereadores. A desafetação e cessão do terreno, de mais de 12 mil m², foi assinada pela prefeita Raquel Lyra (PSDB). “Agradeço a parceria e o empenho da Câmara Municipal, para que pudéssemos concluir esse processo de doação de terreno. Desejo boa sorte para a construção, e assim, melhorar os serviços prestados à população”, afirmou. Estavam também no encontro, o Vice-Prefeito Rodrigo Pinheiro e secretários municipais.


Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Bruno Lambreta (PSDB) e o Primeiro-Secretário, Leonardo Chaves (PSDB), representavam o Poder Legislativo.  “Este é um sonho antigo, conseguir a construção de uma nova sede. Apesar de histórico, o atual prédio está defasado estruturalmente, e queremos melhorar o plenário, salão nobre, estacionamento, entre outras partes. Em um primeiro momento não conseguimos a execução do plano, mas agora temos um terreno melhor e mais adequado, para a construção de uma sede totalmente própria.", lembrou Chaves.


Lambreta reafirmou a luta iniciada com o vereador Leonardo Chaves e que essa conquista possibilitará a readequação estrutural da Câmara dos Vereadores. “ Nós, enquanto Legislativo, comemoramos esse avanço. Assim iremos melhorar o dia a dia da população caruaruense, bem como dos vereadores e servidores da Casa. É um ótimo ponto de partida e nos debruçaremos, com afinco, na execução deste projeto.” concluiu.


Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). 



PL que autoriza a contratação do Finisa é aprovado em plenário

por Comunicação — publicado 12/11/2021 09h04, última modificação 12/11/2021 09h04
PL que autoriza a contratação do Finisa é aprovado em plenário

Foto: Vladimir Barreto


Os parlamentares aprovaram, na sessão plenária da quinta-feira (11), o Projeto de Lei nº 9.156/2021. A propositura autoriza o Poder Executivo a contratar a operação de crédito Finisa junto a Caixa Econômica Federal. O valor contratado será de R$ 130 milhões, R$ 80 milhões será destinado a quitação do empréstimo anterior e os R$ 50 milhões contemplará infraestrutura e saneamento. O PL foi aprovado por maioria da Câmara. O líder da oposição, Fagner Fernandes (PDT), Perpétua Dantas (PSDB) e Cabo Cardoso (PP) votaram contrários à matéria. De acordo com a bancada da oposição, não houve transparência por parte do Executivo. 

Dantas, Cardoso e Fernandes afirmaram sentir falta de um detalhamento do planejamento de trabalho, para que a população saiba para onde vão os R$ 50 milhões. “Não temos nada contra a prefeitura, mas a população precisa estar informada sobre o planejamento. Precisamos dar transparência ao serviço público”, ressaltou Cardoso. 

Aline Nascimento (Cidadania) votou favorável a matéria e afirmou que a quantia ainda é insuficiente, visto que as demandas do município são muitas e falta dinheiro. Ela afirmou que o município é desassistido pelo Governo do Estado. “A gente houve o Governo falar sobre projetos em todo Estado, mas nunca se fala em Caruaru”, destacou a parlamentar. 

O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) e os demais edis que votaram favoráveis a iniciativa do Executivo disseram que a cidade precisa de investimentos para avançar, que darão esse voto de confiança à prefeitura e que vão fiscalizar as obras que serão feitas com o novo Finisa. 

Ainda na ocasião, Perpétua falou sobre seu requerimento nº 3986/2021. A propositura solicita o retorno do transporte público escolar para os estudantes da zona rural do município. O pedido foi apresentado através do gabinete popular da vereadora e responde as seguintes comunidades: Malhada de Pedra, Serra Velha, Salú, Lagoa Salgada, Contendas, Juriti, Vila Rafael, Cachoeira Seca, Riacho Doce, Dois Riachos, Itaúna, Lajes, Malhada de Barreiras e Queimadas. Dantas afirmou que os alunos dessas localidades percorrem vários quilômetros diariamente para chegar à escola.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Nota de pesar pelo falecimento do empresário Luiz de França Leite

por Comunicação — publicado 11/11/2021 13h19, última modificação 11/11/2021 13h19

O Poder Legislativo de Caruaru lamenta o falecimento do sócio-fundador da TV Asa Branca, Luiz de França Leite, na manhã desta quinta-feira (11). O empresário, de 72 anos, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com problemas pulmonares, há cerca de 15 dias.

O empresário fundou, em 1991, a emissora de TV Asa Branca, afiliada à TV Globo, e o Grupo Nordeste de Comunicação, em que estão integrados os portais G1 e GE Caruaru e as rádios CBN, Caruaru e Recife.

A Câmara Municipal de Caruaru enaltece todos os serviços prestados para o município e região e envia aos familiares e amigos de Luiz de França Leite os mais sinceros votos de pesar.

Parlamentares realizam 88ª Sessão Plenária e ato de entrega da requalificação da fachada da Casa na tarde desta terça (09)

por Livia Feijo Portela publicado 10/11/2021 02h15, última modificação 11/11/2021 12h13
Parlamentares realizam 88ª Sessão Plenária e ato de entrega da requalificação da fachada da Casa na tarde desta terça (09)

Foto: Vladimir Barreto

Nesta terça-feira (09), a Casa Jornalista José Carlos Florêncio realizou mais uma Sessão Plenária. Neste momento, destacou-se a animação entre os parlamentares em estarem retornando ao plenário da Casa gradualmente, pois foram autorizados a participar de forma híbrida para as reuniões plenárias da Câmara. O empréstimo ao FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) também foi  destaque na Tribuna. Na ocasião, também foram apresentadas e votadas matérias legislativas. Ao final da reunião, realizou-se ato de entrega da requalificação da fachada da Casa.

O Presidente Bruno Lambreta (PSDB) destacou a importância do momento, tendo em vista que se passaram quase dois anos sem que todos os vereadores pudessem realizar sessões presenciais.“Hoje, ao olhar para os companheiros e companheiras, para as galerias e servidores desta Casa, vejo antes de tudo, seres humanos, que passaram por grandes dificuldades. (...) Esta Casa é o pulmão da nossa sociedade. É nesta Casa que a gente vai em busca das melhorias para a nossa população. O vereador é o político mais próximo da população. E somos nós os vereadores que usamos essa Casa para denunciar as falhas, as injustiças e também agradecer quando o Executivo acerta. (...) Hoje estamos contando uma vitória, a vitória da vida”, colocou Lula Torres (PSDB), em discurso emocionado. 

Sobre o empréstimo solicitado pelo Poder Executivo, alguns vereadores utilizaram seu espaço de fala para provocar questionamentos sobre a necessidade de discussão e apresentação de planejamentos para a utilização dos recursos, tendo em vista que o município já possui um empréstimo realizado e que a sua renovação gera ônus à população.

O ato de entrega da requalificação da fachada da Casa ocorreu após o término da Sessão Plenária. Estiveram presentes, além dos parlamentares, autoridades do Executivo e homenageados. Foram restauradas as estátuas, a pintura e iluminação do hall.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).

Em audiência pública população discute PL que prevê a contratação do Finisa

por Comunicação — publicado 08/11/2021 19h35, última modificação 09/11/2021 16h22
Em audiência pública população discute PL que prevê a contratação do Finisa

Foto: Vladimir Barreto


Parlamentares junto com a população e secretários discutiram, em audiência pública na segunda-feira (08), o Projeto de Lei nº 9.156/2021 do Poder Executivo Municipal. A propositura tem o objetivo de contratar a operação de crédito (Finisa) junto a Caixa Econômica Federal. A audiência foi proposta pelo vareador Cabo Cardoso (PP) e subscrita pelo líder da oposição, Fagner Fernandes (PDT) e pela vereadora Perpétua Dantas (PSDB). Estiveram presentes, o parlamentar Jorge Quintino (PTB), o secretário de planejamento, orçamento e gestão, Swami Lima, a secretária da fazenda municipal, Simone Benevides, o superintendente da Caixa, Marco Aurélio, o procurador do município, Dimitre Bezerra, bem como a participação da população Caruaruense. 

O superintendente da Caixa, Marco Aurélio destacou que a proposta visa o desenvolvimento da cidade no quesito infraestrutura e saneamento. Ele ressaltou que parte dos R$ 130 milhões, caso aprovado pelo Legislativo, servirá para liquidar a dívida do Finisa anterior, no valor de R$ 80 milhões, e a outra parte, no valor de R$ 50 milhões, será destinada à infraestrutura do município.  

Os edis questionaram os representantes do Governo com relação a um planejamento detalhado com os gastos a que serviram o montante contratado junto a Caixa Econômica. De acordo com eles, o Executivo enviou um projeto para ser avaliado pelo Legislativo, mas não detalhou os objetivos e gastos da propositura. “O executivo quer que a gente assine um cheque em branco”, afirmou Cardoso. 

A secretária Simone afirmou que para um maior detalhamento e cronograma de onde será aplicado o recurso do Finisa, é preciso que o Poder Legislativo aprove o PL. “A gente está tratando aqui de um recurso que está sendo captado e que o município pode aplicá-lo com a sua discricionariedade, por isso não previamente existe requisito da apresentação das metas perante a caixa econômica”, disse o procurador Dimitre.

O secretário Swami trouxe dados sobre as obras concluídas com contratação anterior. Entre as sete metas estabelecidas anteriormente estavam: pavimentação; construção e reforma de parques; requalificação do centro comercial; esgotamento sanitário; implantação de obras de controle ambiental; obras de serviços de drenagem e infraestrutura para feiras e mercados públicos. Lima afirmou que o recurso do Finisa foi utilizado e as obras foram concluídas com êxito.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Parlamentares discutem o aumento da criminalidade no município

por Comunicação — publicado 05/11/2021 08h52, última modificação 05/11/2021 08h52
Parlamentares discutem o aumento da criminalidade no município

Foto: Vladimir Barreto


A violência em Caruaru foi um dos principais temas discutidos na sessão plenária da quinta-feira (04). O presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB) falou sobre o retrocesso na segurança pública do município. De acordo com ele, um dos motivos do aumento da criminalidade é a falta de efetivo e a crise econômica, equipes de segurança estão sendo retiradas da zona rural e sendo realocadas para a zona urbana. Lambreta afirmou que a medida é ineficiente, pois os quatro distritos de Caruaru estão sofrendo com a violência. O parlamentar também falou sobre a insegurança no Monte Bom Jesus, com a recorrência de troca de tiros na localidade. 

Aline Nascimento (Cidadania) falou sobre seu requerimento nº 3907/2021 que solicita a realização de uma audiência pública para discutir a segurança da zona rural. “Precisamos batalhar para buscar mais segurança”. 

Na ocasião, os edis votaram 109 proposituras da ordem do dia, entre elas, três Projetos de Lei do Poder Executivo. O PL nº 9.153/2021 institui o Regime de Previdência Complementar no âmbito do município, o nº 9.154/2021 visa adequar o percentual anual máximo da Taxa de Administração no âmbito do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Caruaru - CARUARUPREV e o nº 9.160/2021 prevê a construção de nova sede e modernização das instalações do Poder Legislativo. 

Também foi aprovado o projeto nº 8736/2021 do vereador Fagner Fernandes (PDT). A iniciativa obriga agressores de animais a arcar com os custos do tratamento veterinário e do resgate. Conforme a justificativa da propositura, “denúncias de maus-tratos contra animais são cada vez mais comuns nas redes sociais e em razão disso, pessoas e organizações ligadas à causa animal tem solicitado punições duras contra esses agressores”.

Ainda na sessão, Galego de Lajes (MDB) disse que recebeu várias queixas da população com relação às Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona rural. Entre os problemas relatados pelos moradores das localidades estão: a falta de médicos, dentistas e enfermeiros.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Leis orçamentárias municipais são debatidas em Audiência Pública

por Comunicação — publicado 04/11/2021 13h52, última modificação 04/11/2021 13h52
Leis orçamentárias municipais são debatidas em Audiência Pública

Foto: Vladimir Barreto


Em Audiência Pública proposta pelo parlamentar Anderson Correia (PP), vereadoras e vereadores se reuniram, na quinta-feira (04), para discutir sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2022  e o Plano Plurianual (PPA) do período de 2022/2025. “ É muito importante esse debate, pois essas leis irão nortear o município, onde serão mostrados os gastos para o próximo exercício”, pontuou Correia. 

O presidente do Centro de Estudos, Pesquisa e Assessoria em Administração Municipal (CESPAM), Bernardo Barbosa, e o consultor contábil do CESPAM, Daniel Barbosa, fizeram uma apresentação com explicações do planejamento da LOA e do PPA na audiência. O PPA é um documento com vigência de quatro anos que versa sobre as diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública, contendo o planejamento de como serão executadas as políticas públicas. A LOA é o documento anual, onde haverá a estimativa da receita e a fixação das despesas que o governo terá no próximo ano.

Estiveram presentes na ocasião, os representantes do Poder Executivo, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Swami Lima e a Secretária da Fazenda Municipal, Simone Benevides. “Essa discussão sobre as leis orçamentárias começaram desde o primeiro semestre, observado um calendário de atividades com metas e com consulta e participação pública, sendo de grande valia para a construção desses documentos”, relembrou Lima.

Perpétua Dantas (PSDB) afirmou que alguns conselhos, associações e representantes de parcelas da população não foram consultadas no planejamento do orçamento municipal.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Feirante é analisado pelas comissões

por Comunicação — publicado 03/11/2021 18h31, última modificação 03/11/2021 18h31
Projeto de Lei que institui o Dia Municipal do Feirante é analisado pelas comissões

Foto: Vladimir Barreto


Em reunião conjunta das comissões, na quarta-feira (03), o PL nº 9.088/2021 que prevê a instituição do dia 25 de agosto como o Dia Municipal do Feirante recebeu parecer favorável e segue para o plenário. A propositura é do presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB). Na ocasião, também foram analisados e receberam pareceres favoráveis, três Projetos de Lei do Poder Executivo, oito da Casa e 14 Projetos de Decreto Legislativo.

O PL nº 8.993/2021 altera o artigo 3º da Lei Municipal nº 6.039/2018 que instituiu a Semana Municipal do Idoso. A propositura é da parlamentar Perpétua Dantas e visa a promoção de campanhas educativas e o combate a fraudes e abusos, contra a pessoa idosa, na contratação de produtos e serviços oferecidos por instituições financeiras.

O projeto nº 9.153/2021 é do Executivo e institui o Regime de Previdência Complementar no âmbito do município. De acordo com a Justificativa, a iniciativa "fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o art. 40 da Constituição Federal; autoriza a adesão ao plano de benefícios de previdência complementar”.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Iluminação noturna da Câmara de Vereadores de Caruaru reforça a importância do novembro azul

por Comunicação — publicado 01/11/2021 18h55, última modificação 01/11/2021 18h55
Iluminação noturna da Câmara de Vereadores de Caruaru reforça a importância do novembro azul

Foto: Vladimir Barreto

 

A partir de hoje e durante todo o mês de novembro a Casa Jornalista José Carlos Florêncio ostenta a cor azul em seu hall de entrada, para lembrar a importância da prevenção ao câncer de próstata que é o tipo mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país.

O presidente da Casa, o vereador Bruno Lambreta, não esconde a preocupação com os dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) que apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. “Além dessa ação, nós vamos reforçar a importância da prevenção com os nossos 19 vereadores e pedir a colaboração de cada um, no sentido de fazer chegar a informação às comunidades. Vamos abastecer também as nossas redes sociais com o máximo de informações sobre a doença, sintomas e tratamento, bem como destacar as unidades de saúde que poderão ser procuradas por esse público para consultas e exames”, pontuou Lambreta.

Vale destacar que homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença. Mas, isso não quer dizer que os mais jovens não possam ser acometidos pelo câncer de próstata.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)

Falta de manutenção na principal avenida de Caruaru foi discutida em plenário

por Comunicação — publicado 29/10/2021 10h07, última modificação 29/10/2021 10h07
Falta de manutenção na principal avenida de Caruaru foi discutida em plenário

Foto: Vladimir Barreto


O vereador Fagner Fernandes (PDT) falou sobre a situação da avenida Agamenon Magalhães, na sessão plenária virtual da quinta-feira (28). O edil afirmou que as grades que protegiam a grama do canteiro central foram retiradas e que não está havendo uma manutenção adequada na localidade. Fernandes também falou sobre seus requerimentos subscritos pela vereadora Perpétua Dantas (PSDB) e Cabo Cardoso (PP). As proposituras são fruto das fiscalizações realizadas pelos parlamentares em equipamentos do município. O requerimento de nº 3869/2021 solicita a reforma da Central de Ambulâncias de Caruaru e o de nº 3868/2021, requer que a prefeitura efetue o pagamento do valor complementar dos aluguéis do local improvisado para o Mercado de Carnes. 

Os parlamentares saudaram os servidores públicos pelo seu dia e homenagearam Sebastião Dias de Oliveira, mais conhecido como Lambreta e José Ailton pelos serviços prestados enquanto vereadores do município. 

Ainda na sessão, Cabo Cardoso falou que foi procurado por uma mãe de aluno, do Colégio Municipal Álvaro Lins, informando que uma professora havia comprado o vale livros (que faz parte da iniciativa do Executivo concedendo a partir do Projeto de Lei nº 9.151/2021, para os servidores da educação e para os estudantes, uma quantia para aquisição de livros). De acordo com o vereador, a mãe do aluno teria recebido dez reais da professora pela venda do ticket. 

Ranilson Enfermeiro (PSDB) fez um agradecimento ao Poder Executivo pelos serviços de manutenção de esgoto e terraplanagem que estão sendo realizados no acesso do Alto do Moura até o posto Agamenon. 

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


PL que garante dignidade animal é discutido em audiência

por Comunicação — publicado 27/10/2021 14h32, última modificação 27/10/2021 14h32
PL que garante dignidade animal é discutido em audiência

Foto: Vladimir Barreto


Em audiência pública, na quarta-feira (27), vereadores discutiram o Projeto de Lei nº 9.125/2021 que prevê o reconhecimento de animais não-humanos, cães e gatos, como seres sencientes, bem como a garantia de uma existência digna. A propositura do PL é do parlamentar Anderson Correia (PP). Participaram da audiência, conduzida pelo presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), o juiz federal Vicente Ataíde Júnior, a advogada animalista Evelyne Paludo e o advogado Yuri Fernandes Lima. 

O propositor da audiência, Anderson, falou sobre a importância de conscientizar a população com relação às políticas públicas animalistas. “Os animais não podem ser submetidos a atos de crueldade, eles não são objetos”, disse Correia. 

Vicente Ataíde parabenizou a iniciativa da Casa Legislativa ao criar a Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais. O juiz afirmou que faria apenas um acréscimo no Art. 1º do  PL nº 9.125/2021. Em vez de "garantir a existência digna”, “garantir o seu direito fundamental à existência digna”. Além disso, ele ressaltou a importância de variação da multa, pois é necessário separar os casos de maus tratos, acidentes, entre outros. 

Ainda na ocasião, os presentes destacaram o dever que o Legislativo tem de se comprometer com a promoção de políticas públicas animalistas. “Esse é o papel do nosso Poder Legislativo. Que a gente possa cada vez mais abrir as portas e trazer conhecimento e experiência” finalizou o presidente da Casa.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Projeto de Lei que concede subvenção à ACACCIL é aprovado em Plenário

por Comunicação — publicado 27/10/2021 09h47, última modificação 27/10/2021 09h47
Projeto de Lei que concede subvenção à ACACCIL é aprovado em Plenário

Foto: Vladimir Barreto


Foi aprovado na Sessão Plenária Virtual da terça-feira (26) o Projeto de Lei nº 9.145/2021 de autoria do Poder Executivo, que o autoriza a abrir Crédito Adicional Especial no orçamento municipal, destinado à concessão de subvenção à Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras (ACACCIL). Outros dois projetos de lei,  também de autoria do Poder Executivo, foram aprovados por unanimidade pelos parlamentares. O Projeto de Lei nº 9.151/2021 institui o “Bônus Livro” para os servidores da Secretaria de Educação e para os estudantes da rede municipal de ensino, destinado à aquisição de livros, para melhorar a qualidade das aulas e formar leitores. E o Projeto de Lei nº 9.150/2021 altera a Lei Municipal nº 6.708/2021, que inclui no auxílio BEM São João os artesãos moradores do Alto do Moura e artistas do Polo Infantil.

Lula Tôrres (PSDB) relembrou sobre os recursos financeiros conseguidos, através de emenda parlamentar, pelos deputados estaduais Tony Gel (MDB), Priscila Krause (DEM), Wanderson Florêncio (PSC), entre outros. “A única ferramenta de construção dessa conquista foi o diálogo conjunto, com compreensão e sensibilidade, desta Casa Legislativa, do Poder Executivo e dos Deputados estaduais", disse o parlamentar. O auxílio será destinado a Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru para contemplar a classe artística. Também citou a concessão de auxílio de R$70.000,00 à Associação dos Forrozeiros e Trios Pé de Serra de Caruaru para incentivar a educação musical. Na reunião, a Associação foi declarada de utilidade pública, pelo Projeto de Lei nº 9.033/2021, aprovado por unanimidade, de autoria do próprio Tôrres.

Ainda na sessão, foram debatidos outros assuntos de interesse do município. Ranilson Enfermeiro (PSDB) comentou sobre a alegria das mães e pais com a entrega da reforma da escola municipal na Vila Nossa Senhora das Graças, conhecida anteriormente como Barra de Taquara. Cabo Cardoso (PP) falou sobre a sua condução à presidência da União dos Vereadores Militares do Estado de Pernambuco (UVM-PE). Cardoso lembrou a importância da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros para a população.

Irmão Ronaldo (PROS) destacou a requalificação da praça Waldiael Araújo Silva, aparelho público que trará um espaço para lazer e realização de atividades físicas no Bairro Boa Vista I e II. O primeiro secretário, Leonardo Chaves (PSDB), e o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB), ressaltaram a revitalização da praça e relembraram o Sr. Waldiael Silva, locutor e apresentador, cujo nome batiza o local. 

Fagner Fernandes (PDT) citou a importância do Castramóvel, serviço de esterilização e castração de animais de rua, que proporcionará benefícios para os animais e para os habitantes dos bairros e da zona rural do município. Val Lima (PSL) alertou sobre a qualidade dos serviços terceirizados prestados à Prefeitura, em especial às obras ocorridas em Cachoeira Seca, que comprometeram o sistema de saneamento e dificultaram a vida dos moradores da região.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


União dos Vereadores Militares do Estado de Pernambuco

por Comunicação — publicado 22/10/2021 13h48, última modificação 22/10/2021 13h48
União dos Vereadores Militares do Estado de Pernambuco

Foto: Vladimir Barreto


Foi criada, na sexta-feira (22), em Caruaru, a União dos Vereadores Militares do Estado de Pernambuco (UVM-PE). A solenidade de posse dos membros eleitos da entidade aconteceu no Salão Nobre Vereador Leonardo Chaves, na Câmara de Vereadores. O Cabo Cardoso (PP) foi eleito presidente da UVM-PE.

"Nós temos uma tropa policial e de bombeiro militar que precisa desse suporte, de uma união de vereadores que além de representar as suas cidades representará os militares junto ao Governo do Estado. A ideia principal é melhorar o aparelhamento, as condições de trabalho e com isso refletir diretamente na segurança da sociedade” afirmou o Cabo.

Acompanhe as atividades do Poder Legislativo na íntegra através das redes sociais, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


PL que institui “Bônus Livro” é aprovado em reunião das comissões

por Comunicação — publicado 22/10/2021 12h34, última modificação 22/10/2021 12h34
PL que institui “Bônus Livro” é aprovado em reunião das comissões

Foto: Vladimir Barreto


Em reunião conjunta da Comissão de Legislação e Redação de Leis (CLRL), da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), da Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CECE) e da Comissão de Políticas Públicas para a Juventude (CPPPJ), na sexta-feira (22), foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei nº 9.151/2021. A propositura é do Poder Executivo e institui o “Bônus Livro” para os servidores da Secretaria de Educação e para os estudantes da rede municipal de ensino. O incentivo financeiro será destinado à aquisição de livros, com o objetivo de melhorar a qualidade de ensino e formar leitores.

Outros dois projetos de lei, também de autoria do Poder Executivo, foram aprovados por unanimidade pela CLRL, CFO e CECE. O PL nº 9.145/2021 autoriza o Poder Executivo a abrir Crédito Adicional Especial no orçamento municipal, destinado à concessão de subvenção à Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – ACACCIL. Já o PL nº 9.150/2021 altera a Lei Municipal nº 6.708/2021, que inclui no auxílio BEM São João os artesãos moradores do Alto do Moura e artistas do Polo Infantil.

De apreciação apenas da CLRL e CFO, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar  nº 111/2021. De iniciativa da Mesa Diretora, o PLC altera a Lei Complementar 44/2021 que dispõe sobre o plano de cargos, carreiras e a remuneração dos servidores da Câmara Municipal.

Ainda na reunião, o Projeto de Lei 9.033/2021, proposto pelo vereador Lula Tôrres (PSDB) foi aprovado por unanimidade pela CLRL e CECE. O PL declara de utilidade pública a Associação dos Forrozeiros e Trios Pés de Serra de Caruaru.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Vereadores discutem os desafios da alimentação escolar na volta às aulas

por Comunicação — publicado 22/10/2021 08h28, última modificação 22/10/2021 08h28
Vereadores discutem os desafios da alimentação escolar na volta às aulas

Foto: Vladimir Barreto


O assunto foi destacado por Jorge Quintino (PTB) e Ricardo Liberato (PSDB) na Sessão Plenária da quinta-feira (21). Os vereadores afirmaram que estiveram, em reunião,  com o secretário de educação, João Paulo Derocy, e discutiram os desafios da merenda dos estudantes. Quintino informou que o secretário prometeu uma alimentação mais saudável e equilibrada para as escolas de Caruaru. Além disso, o secretário afirmou que pretende promover palestras de educação alimentar na rede e adiantou que o Cartão Alimentação dos alunos receberá uma recarga extra. 

O vereador Anderson Correia (PP) falou sobre a audiência pública que será realizada no próximo dia 5 de novembro, com o objetivo de debater o Plano Plurianual (PPA) de 2022 a 2025 e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2022. A audiência foi solicitada através do requerimento nº 3763/2021 de sua autoria. Correia também destacou o seu Projeto de Decreto Legislativo nº 1606/2021, que concede o Título de Cidadão Caruaruense ao comunicador Silvio Santos do Nascimento. O presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB) e Carlinhos da Ceaca (MDB) elogiaram a propositura e saudaram Nascimento. 

Ainda na ocasião, a vereadora Perpétua Dantas (PSDB) falou sobre suas matérias da semana. O requerimento nº 3764/2021 que solicita a remoção de lixo e a troca da caçamba na rua Cônego Júlio Cabral, no bairro do Salgado. Dantas afirmou que a demanda foi enviada através de uma liderança comunitária, que reclamou do acúmulo de metralhas na localidade. A edil ressaltou que além de atrapalhar o trânsito de pessoas, o lixo contribui para a proliferação de doenças. Perpétua também falou sobre o requerimento nº 3756/2021, que demanda a instalação de postes de iluminação do Loteamento Che Guevara até o Sete Luas, no Bairro Alto do Moura. 

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Parlamentares debatem sobre crianças em situação de rua

por Comunicação — publicado 19/10/2021 22h06, última modificação 19/10/2021 22h06
Parlamentares debatem sobre crianças em situação de rua

Foto: Vladimir Barreto


As vereadoras e vereadores debateram, na reunião plenária virtual da terça-feira (19), sobre o estado de moradores de rua no município. Izaac da Saúde (Cidadania) fez um apelo ao conselho tutelar para que se verifique e proteja crianças em situação de rua que estão sendo forçadas a trabalhar à noite. "Essas crianças não têm acesso à escola e nem à alimentação, pois são obrigadas a pedir esmolas", advertiu o vereador. Perpétua Dantas (PSDB) e Aline Nascimento (Cidadania) relembraram o aumento da pobreza e da insegurança alimentar no país, o que elevou o número de necessitados e pedintes. As edis pediram sensibilidade e respeito do poder público no tratamento dessas pessoas.

Nascimento também pontuou a necessidade de implantação de escolas de tempo integral nos quatro distritos rurais. Como já ocorre em algumas escolas da zona urbana, a vereadora afirmou a importância da área rural ser contemplada, pois o rendimento, o aprendizado e a capacidade dos estudantes são ampliados com a oferta de matérias extra-curriculares. "A educação é via de solução para a construção de um futuro melhor", concluiu.

Ainda na reunião, Leonardo Chaves (PSDB) comentou sobre a falta de segurança no bairro Indianópolis, onde foram registrados casos de arrombamento, depredação e violência, e fez um apelo ao Poder Executivo e aos responsáveis pelos centros de acolhimento e ressocialização da região para controlar a situação.

Cabo Cardoso (PP), em visita a Escola Municipal Professora Laura Florêncio, no bairro Salgado, verificou que muitos alunos não compareceram para tomar a vacina contra a COVID-19. O parlamentar fez um apelo aos pais, tutores e responsáveis para que encaminhem os estudantes aos centros de vacinação para que haja retorno seguro às aulas.

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Abertura de concurso público para professores do município

por Comunicação — publicado 15/10/2021 08h41, última modificação 15/10/2021 08h41
Abertura de concurso público para professores do município

Foto: Vladimir Barreto


Jorge Quintino (PTB) e Perpétua Dantas (PSDB) fizeram um apelo ao Poder Executivo, na plenária da quinta-feira (14), sobre a necessidade da abertura de um concurso público para seleção de professores e gestores da educação. Dantas ressaltou a importância da educação para a sociedade e a urgência de um novo processo seletivo no município. “Desde de 2012 Caruaru não sabe o que é um concurso” afirmou. Os parlamentares também falaram sobre a requalificação da Escola Tomé Claudino, no Sítio Murici. 

As vereadoras e vereadores elogiaram o trabalho feito na Escola Tomé Claudino e afirmaram que estiveram no local e viram a satisfação dos professores e alunos com a reforma. Além disso, os presentes saudaram os docentes pelo seu dia (15) e destacaram a influência desses profissionais na construção de uma sociedade mais digna. “Os professores são a base da sociedade”, salientou o presidente da Casa, Bruno Lambreta (PSDB). 

Ainda na sessão, Perpétua, Fagner Fernandes (PDT) e Cabo Cardoso (PP) falaram sobre a situação do Mercado de Carnes da cidade. De acordo com os edis, por causa da reforma do espaço, os comerciantes foram transferidos para um local provisório, que não oferece condições de trabalho adequadas. Os edis informaram que foram na localidade e apontaram a alta temperatura do ambiente, o que desfavorece a conservação da mercadoria. Cardoso ainda falou sobre seu requerimento nº 3685/2021, que solicita a instalação de climatizadores no espaço. “Os trabalhadores não foram procurados para dialogar com a gestão”, destacou. 

Fernandes, Dantas e Cardoso também falaram sobre a situação das ambulâncias do município. Os parlamentares estiveram na Central de Transportes da Secretaria de Saúde, na quarta-feira (13), e disseram que das 11 ambulâncias que atendem a população da cidade, apenas seis estão disponíveis, pois uma fica de reserva no pátio e as outras quatro estão quebradas. 

Acompanhe a Sessão Plenária Virtual na íntegra através das redes sociais do Poder Legislativo, da TV Câmara, canal 22.2 e confira o andamento de todas as matérias que tramitam na Casa pelo Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL).


Nota de pesar pelo falecimento do médico Severino Omena

por Equipe de Comunicação — publicado 08/10/2021 11h27, última modificação 08/10/2021 11h27

O Poder Legislativo de Caruaru lamenta o falecimento de Dr. Omena. O médico tinha 87 anos e faleceu em sua residência, na madrugada da sexta-feira (08). Severino foi um dos fundadores do Hospital Santa Efigênia  e atuou no Hospital São Sebastião e na Casa de Saúde Bom Jesus. 

A Casa está de luto e deseja aos familiares e amigos de Dr. Omena o conforto nas boas lembranças. A Câmara também faz questão de exaltar todos os serviços prestados para o município e o legado que o médico deixou. 

Ações do documento