Notícias

por admin publicado 09/11/2018 10h15, última modificação 13/11/2018 12h37

Audiência Pública discute questões LGBT

por Victor Vargas — publicado 25/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Foi realizada na manhã de hoje (25), na Câmara Municipal de Caruaru...

Foi realizada na manhã de hoje (25), na Câmara Municipal de Caruaru, uma audiência pública com o tema “Cidadania e Garantia de Direitos para a população LGBT”. A audiência foi solicitada pelo Centro de Referência em Direitos Humanos de Caruaru, órgão ligado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e faz parte da programação da Semana de Direitos Humanos do Agreste Central, iniciada no último dia 22.

Participaram da mesa o vereador Gilberto de Dora (PSB), 1º secretário da Casa, Paulo Roberto Xavier Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco,  Cleyton Feitosa, assessor municipal de Políticas LGBT, Rhemo Guedes, coordenador do Centro Estadual de Combate à Homofobia, Giovanna Oliveira, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Agreste Central, e Priscila Presley, coordenadora do Grupo de Resistência Gay de Caruaru. Também estavam presentes os vereadores Neto (PMN), Pastor Jadiel do Nascimento (PRTB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB) e Heleno do Inocoop (PRTB), além de integrantes de movimentos LGBT.

Entre as questões debatidas na audiência – um ponto considerado polêmico – é como o tema pode ser abordado nas escolas. “É um tema que ainda tem restrição em se tratar, principalmente em sala de aula”, pontuou a estudante Joana Figueiredo.

A presidente da ONG Sapataria em defesa e proteção de lésbicas, mulheres bissexuais e transhomens de Caruaru, Theodora Bibiano, sugeriu a criação de um conselho LGBT. “Com o órgão poderíamos atuar nas escolas, penitenciárias, hospitais. Com o conselho seria mais fácil adentrar nesses espaços públicos onde que hoje nós temos sido barrados” sugeriu.

O vereador Gilberto de Dora considerou proveitosa a audiência pública. “O debate foi de alto nível e é nesses momentos que podemos perceber as problemáticas e  os desejos da classe e depois trazer para votação nas sessões da Câmara como requerimentos ou projetos de leis” avaliou o socialista.

O parlamentar Edjailson da Caru Forró também destacou como importante o debate: “Podemos observar uma audiência como esta como algo proveitoso para nossa cidade, onde são apresentadas soluções para os problemas, como também novas sugestões”, afirmou.

AscomCâmara

Reconhecimento: Leonardo Chaves é destaque em Natal

por Victor Vargas — publicado 24/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o destaque...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o destaque da Sessão Solene de Abertura do XXVIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e VIII Encontro Nacional de Vereadores. O evento foi aberto na noite desta terça-feira (23), em Natal (RN) e vai ser encerrado na sexta-feira (24). “A homenagem da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais é o reconhecimento dos 50 anos de serviços prestados à Câmara Municipal de Caruaru – como servidor público – e, os 37 anos de mandato como vereador – sendo sete vezes presidente da Câmara e exemplo de servidor público”, destacou, durante o evento, Josinaldo Barbosa, presidente da Abrascam. Emocionado, diante de uma platéia com representantes de todo o País, Leonardo Chaves destacou a importância e credibilidade da Abrascam – “entidade respeitada e representativa de todos os servidores de Câmaras – participo de seus eventos e temos hoje a nossa servidora Maria da Penha de Farias como conselheira fiscal da entidade. Fico honrado e tenham a certeza que essa distinção me dá força para continuar a nossa missão diante do Poder Legislativo”, frisou o presidente Leonardo.

Evento – As palestras foram abertas na manhã desta quarta-feira (24), com o consultor do Ministério da Previdência – Delúbio Gomes Pereira da Silva – abordando a questão da Previdência Social na Administração Pública, na sequência a temática Estratégia de Melhoria de Gestão das Câmaras Municipais e a Tecnologia da Informação e Comunicação – com Ricardo de Oliveira Ramos – coordenador de informação do ILB- INTERLEGIS. Na parte da tarde está previsto o tema Assédio Moral no Serviço Público, com Alexandre Fernando Saraiva da Costa – promotor de justiça do Estado de Pernambuco. Fechando o primeiro dia na pauta do evento, o Conhecimento como Fator de Transformação do Legislativo – com Mari Passem – coordenadora de projetos especiais do IMAP.

Na quinta-feira (25), serão abordados os temas – Relacionamento e Capacitação – Chaves do Sucesso Pessoal e Profissional, com Will Lacerda, mestre em gestão pública; Licitação e Contratos – com o consultor do IBAM – Marcos Alonso Ribeiro Neves; Novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, com Carlos Freire – inspetor do controle externo do TCE/RN; além da AGO da Abrascam, onde será eleita a nova diretoria para o biênio 2013/2014.

O evento será encerrado com as palestras “O Exercício do Poder no Estado Democrático de Direito” e a “Organização Sindical nos Legislativos – FENALEGIS” – com o presidente da CONFELEGIS, Antônio Carlos Fernandes Lima Jr.

Para a servidora da Câmara Municipal de Caruaru, Maria da Penha – conselheira fiscal da Abrascam, já tendo exercido vários cargos na entidade, o Congresso é a oportunidade da atualização e intercâmbio de ideias entre os servidores das Câmaras do Brasil.

A Câmara Municipal de Caruaru está representada no evento nacional da Abrascam e dos Vereadores do Brasil com a servidora Maria da Penha de Farias, com o presidente Leonardo Chaves (homenageado no evento) e com a AscomCâmara – jornalista Victor Vargas ( em missão de trabalho na abertura e manhã do primeiro dia do Congresso).

AscomCâmara

Cancelada audiência pública da saúde

por Victor Vargas — publicado 24/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Foi cancelada agora há pouco a Audiência Pública da Saúde que havia...

Foi cancelada agora há pouco a Audiência Pública da Saúde que havia sido solicitada pela secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida de Souza. Segundo a secretária, o cancelamento deve-se “a motivos de força maior”. A audiência estava marcada para as 19 horas desta quarta-feira (24) e iria ser realizada em atendimento à Lei Complementar 141 – que determina a realização de audiência quadrimestral na Câmara Municipal com o objetivo da prestação de contas dos recursos recebidos e aplicados na saúde pública de Caruaru. Uma nova data deverá ser marcada.

AscomCâmara

*Foto: Arquivo/PMC

Leonardo Chaves será homenageado em congresso nacional

por Victor Vargas — publicado 23/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), será homenageado daqui a pouco, na abertura do XXVIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e VIII Encontro Nacional de Vereadores, que acontece em Natal (RN). A homenagem é o reconhecimento da dedicação e serviços prestados nos últimos 40 anos pelo vereador Leonardo Chaves – sete vezes presidente da Câmara Municipal de Caruaru. O XXVIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e VIII Encontro Nacional de Vereadores é promovido pela Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais – Abrascam e vai até a sexta-feira (26).

AscomCâmara

Vereador apresenta emenda ao projeto de lei que altera a divisão dos royalties

por Victor Vargas — publicado 20/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O projeto original destinava o total das receitas, ou seja, 100% para educação...
O vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou, na última sessão da Câmara Municipal de Caruaru, emenda modificativa ao Projeto de Lei nº 6.528/2013 que estabelece a destinação das receitas municipais relativas aos royalties decorrentes da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos. 

 

O projeto original destinava o total das receitas, ou seja, 100% para educação.  Seguindo os mesmo parâmetros do Senado, que aprovou  recentemente o projeto de lei que destina 75% dos recursos dos royalties do petróleo e dos rendimentos do Fundo Social à educação e 25% à saúde, o parlamentar solicitou alteração ao projeto. 

 

“Com o crescimento populacional acelerado nos últimos anos, entendemos que se faz necessário oferecer um sistema de saúde cada vez mais eficaz, ágil e de qualidade e, para isso, é fundamental obter recursos financeiros para construir uma saúde pública municipal com excelência”, afirmou. 

Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes

Leonardo Chaves será destaque em Congresso Nacional

por Victor Vargas — publicado 18/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD)...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), será homenageado na abertura do XXVIII Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e VIII Encontro Nacional de Vereadores, na terça-feira (23), em Natal (RN). Segundo o presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais – Abrascam – servidor público e vereador Josinaldo Barbosa de Araújo, a homenagem é o reconhecimento da dedicação e serviços prestados nos últimos 40 anos pelo presidente Leonardo Chaves à Câmara Municipal de Caruaru. “Fico honrado em receber uma homenagem da Abrascam – entidade respeitada pelos seus 30 anos de serviços prestados aos vereadores e servidores de Câmaras em todo o território nacional”, frisou o presidente Leonardo.

AscomCâmara

Secretaria de Saúde vai realizar Audiência Pública na Câmara Municipal

por Victor Vargas — publicado 18/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Atendendo solicitação da secretária de Saúde da PMC, Maria Aparecida de Souza...

Atendendo solicitação da secretária de Saúde da PMC, Maria Aparecida de Souza, o presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a realização da Audiência Pública da Saúde, na próxima quarta-feira (24), às 19 horas, na Câmara Municipal de Caruaru. A realização da Audiência é estabelecida na Lei Complementar 141 – que determina a realização de audiência quadrimestral na “Casa do Povo” com o objetivo da prestação de contas dos recursos recebidos e aplicados na saúde pública de Caruaru.

AscomCâmara

Comissão de vereadores vistoria áreas para a Sulanca

por Victor Vargas — publicado 18/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Uma comissão de vereadores, coordenada pelo líder da oposição Joseval Val...

Uma comissão de vereadores, coordenada pelo líder da oposição Joseval Val (DEM) e composta pelos vereadores Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Sivaldo Oliveira (PP), Val das Rendeiras (PRTB), Louro do Juá (DEM), Pastor Jadiel Nascimento (PRTB), Rozael do Divinópolis (PMN), Heleno do Inocoop (PRTB), Cecílio Pedro (PTB), Neto (PMN), Eduardo Cantarelli (PSDB) e Jajá (PPS), realizou, na manhã desta quarta-feira (18), uma vistoria numa área compreendida entre o Terminal Rodoviário e a Vila do Rafael com o objetivo de contribuir com sugestões no processo das tantas vezes propalada transferência da Feira da Sulanca.

“Estamos preparados para ajudar o prefeito a resolver essa questão – não somos apenas oposição”, frisou Val (DEM). “O nosso objetivo foi encontrar um local ideal para todos os feirantes, comerciantes e turistas de compras – a nossa vistoria é uma forma de procurar o que a população tanto nos reivindica – esse é o nosso objetivo – buscar soluções”, comentou o Pastor Jadiel Nascimento (PRTB). Para Rozael do Divinópolis (PMN), tanto os vereadores de oposição como os de situação estão buscando o que tanto se espera para a Feira da Sulanca. “Não estamos medindo esforços na busca da solução e ajudar o Executivo no que for necessário para essa transferência”, enfatizou Rozael. No final da vistoria, o ex-feirante Jajá (PPS) enfatizou: “Estamos satisfeitos com o que encontramos em uma das localidades vistoriadas – com uma estrutura adequada que será o ideal para a transferência da Feira – sei o que é a vida de um feirante e o que é necessário para realizar o seu trabalho – por isso buscamos um local adequado para os feirantes”. Segundo o coordenador da Comissão, Joseval Val (DEM), o relatório da vistoria será entregue até segunda-feira (22) para o chefe do Executivo, imprensa e associação dos sulanqueiros.

AscomCâmara

Leonardo nomeia Comissão de Representação durante recesso

por Victor Vargas — publicado 18/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves, nomeou...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves, nomeou – amparado no artigo 265 do Regimento Interno – a Comissão de Representação do recesso parlamentar deste 1º semestre da 1ª Sessão Legislativa – com validade entre os dias 18 de julho e 02 de agosto. A comissão – que tem a missão da representatividade parlamentar neste período de recesso é constituída pelos vereadores – presidente Leonardo Chaves (PSD) e os membros – José Ailton (PDT), Rozael do Divinópolis (PMN), Louro do Juá (DEM) e Pastor Jadiel Nascimento (PRTB).

AscomCâmara

Comissão de vereadores vai visitar áreas já sugeridas para Feira da Sulanca

por Victor Vargas — publicado 17/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Independente do recesso parlamentar, uma comissão de vereadores, composta pelos...

Independente do recesso parlamentar, uma comissão de vereadores, composta pelos edis Joseval Val (DEM), Louro do Juá (DEM), Gilberto de Dora (PSB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Eduardo Cantarelli (PSDB), Jajá (PPS), Neto (PMN), Rozael do Divinópolis (PMN), Heleno do Inocoop (PRTB), Pastor Jadiel Nascimento (PRTB) e Evandro Silva (PMDB), vai visitar na manhã desta quinta-feira (18) – com saída prevista da Câmara Municipal às 8 da manhã – uma área que se estende do Terminal Rodoviário de Caruaru à Vila do Rafael. “Os terrenos que vamos vistoriar são terrenos ditos e propalados, nos últimos anos – uns à beira da pista – outros um pouco afastados – como áreas com possibilidade da Feira da Sulanca ser reinstalada. Vamos levando também na comitiva assessores parlamentares e sulanqueiros”, destacou o coordenador da comitiva parlamentar e líder da oposição, vereador Joseval Val.

AscomCâmara

Vereador Edmilson do Salgado participa de evento internacional

por Victor Vargas — publicado 17/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) viajou ao Rio de Janeiro, nesta segunda (15)...

O vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) viajou ao Rio de Janeiro, nesta segunda (15), com o objetivo de participar do Encontro Internacional de Jovens Maristas, que acontece de 17 a 22 de julho, no Colégio Marista São José, no Bairro da Tijuca. O parlamentar, que é leigo Marista, integra o grupo de trabalho coordenado pelas Irmãs Regina e Silvia, da Escola Marista do Salgado. A falta do edil à última reunião da Câmara, antes do recesso parlamentar, foi justificada através do ofício GB Nº 197/2013, enviado ao presidente da Casa.

Trata-se de um encontro promovido pelo Instituto dos Irmãos Maristas, sob a coordenação da União Marista do Brasil, e reunirá, aproximadamente, 300 participantes de 25 províncias maristas dos cinco continentes, entre eles, mais de 200 jovens de 40 países e convidados de instituições parceiras.

O tema do EIJM 2013 é “CHANGE: faça a diferença!”, e o lema, em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28,19). O coordenador do EIJM, Ir. José de Assis Elias de Brito, destaca que o evento é dedicado à partilha de experiências de vidas e visa somar forças para enfrentar os desafios do mundo atual. 

Risoní Santos/AI vereador Edmilson do Salgado

Última reunião pública do 1º período surpreende sindicalistas

por Victor Vargas — publicado 17/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realizou a sua 39ª Reunião Púbica da 1ª Sessão...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou a sua 39ª Reunião Púbica da 1ª Sessão Legislativa Ordinária na tarde desta terça-feira (16). Foram aprovados todos os ítens da Ordem do Dia – 12 projetos de lei (dois do Poder Executivo, oito do vereador Leonardo Chaves (PSD), um do vereador Lula Tôrres (PR) e um do vereador Val das Rendeiras, PRTB), 65 requerimentos e sete indicações.

Os jornalistas e radialistas que cobrem a “Casa do Povo” e as galerias – repletas de manifestantes ligados ao Sindicato dos Servidores Municipais de Caruaru, Associação dos Trabalhadores em Educação de Caruaru, Sindicato dos Comerciários de Caruaru e integrantes de movimentos estudantis universitários, dentre populares que acompanham os trabalhos legislativos – ficaram surpresos com a objetividade e determinação dos edis em limparem a pauta e evitarem confrontos entre as bancadas – governista e de oposição – e público presente.

“Quem esperava uma longa sessão de debates – como sempre acontece – ficou sem entender a determinação de cumprirmos o nosso papel legislativo. Mais uma vez a casa foi invadida por pessoas sem noção de respeito – sinceramente – é difícil de acreditar que aqueles manifestantes, mal educados, representam trabalhadores da educação”, comentou o presidente Leonardo Chaves. Depois de ouvir insultos e ser chamado de vagabundo, o vereador Evandro Silva (PMDB), sem esconder o mal estar – afirmou que vagabundo é uma expressão que não pode ser aplicada a quem trabalha o tempo todo a favor do povo, além de exercer a difícil tarefa de legislar e fiscalizar o Poder Executivo. “A total falta de respeito de dirigentes da área da educação nos deixa apreensivos com o conteúdo que deve estar sendo ministrado nas salas de aula – é lamentável”, frisou o vereador do PMDB.

Os vereadores de Caruaru entram em recesso legislativo a partir dessa quarta-feira (17) e retornam às Sessões Públicas Plenárias no dia 2 de agosto. Todos os departamentos da Câmara Municipal funcionam normalmente entre as 7 e 13 h.

AscomCâmara

Câmara realiza hoje última reunião do período legislativo

por Victor Vargas — publicado 16/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (16), a partir das 15h...

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, nesta terça-feira (16), a partir das 15h, a sua última reunião antes do recesso parlamentar, que se inicia no próximo dia 18. A antecipação, de acordo com o presidente Leonardo Chaves (PSD), é devido à extensa pauta de votação. Na súmula da Ordem do Dia constam 12 projetos de lei (2 do Poder Executivo, 8 do vereador Leonardo Chaves, um do vereador Lula Tôrres e um do vereador Val das Rendeiras), 65 requerimentos e 7 indicações.

Entre os projetos de lei, destaque para o de nº 6.532/2013, de autoria do Executivo, que reajusta os vencimentos dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Município de Caruaru.

Entre os requerimentos, destaque para o do vereador Evandro Silva (PMDB) defendendo a não aquisição de camarote nos festejos juninos, por parte da Câmara Municipal de Caruaru. Outro destaque é o requerimento do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), solicitando a transferência da feira da sulanca para outro local. O vereador quer ainda que a farmácia da Policlínica do Salgado funcione aos sábados, domingos e feriados e a restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato. O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) solicita a construção de creche no Bairro Indianópolis. O vereador Val das Rendeiras (PRTB) apresentará vários requerimentos, entre eles um solicitando a construção de ciclovia e a implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI em Caruaru, a realização de concurso público para agente da Destra, a inclusão da disciplina “música” na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino e o reaproveitamento das águas da chuva para os sanitários das escolas públicas municipais.

Entre as indicações, destaque para a do vereador Neto (PMN), solicitando a implantação de Delegacia de Roubos e Furtos em Caruaru; para a do vereador Heleno do Inocoop solicitando aconstrução de passarela na BR-104, em frente ao Terminal Rodoviário de Caruaru, e a do vereador Edjailson da Caru Forró, para a implantação de unidade de qualquer serviço social no prédio – hoje abandonado – onde funcionava o Núcleo Integrado de Segurança Comunitária do Salgado.

Confira todos os requerimentos e indicações na súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 39ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 11 DE JULHO DE 2013. 

  1. Ata da 37ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Ata da 38ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  3. Projeto de Lei nº 6.528/2013/Poder Executivo (acrescido de emenda modificativa de autoria do Vereador Marcelo Gomes)/1ª Discussão: dispõe sobre as regras de distribuição dos royalties decorrentes da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluídos sob o regime de concessão, no âmbito do Município de Caruaru;
  4. Projeto de Lei nº 6.532/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: reajusta os vencimentos dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Município de Caruaru, e dá outras providências;
  5. Projeto de Lei nº 6.429/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua João Tavares, artéria localizada no Bairro Maurício de Nassau, nesta cidade;
  6. Projeto de Lei nº 6.472/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Ambruzzos, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  7. Projeto de Lei nº 6.474/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Arezo, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  8. Projeto de Lei nº 6.477/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Brindizi, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  9. Projeto de Lei nº 6.478/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Joaquim de Freitas Torres, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  10. Projeto de Lei nº 6.479/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Almir Afonso, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  11. Projeto de Lei nº 6.480/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Paulo Lima, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  12. Projeto de Lei nº 6.487/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua José Salvador da Silva Filho, artéria localizada no Bairro Vassoural, nesta cidade;
  13. Projeto de Lei nº 6.498/2013/Vereador Val das Rendeiras/1ª Discussão: denomina de Rua Maria Alice de Carvalho Mendes, artéria localizada no Bairro Rendeiras, nesta cidade;
  14. Projeto de Decreto Legislativo nº 707/2013/Vereador Lula Tôrres/1ª e Única Discussão: concede Medalha de Honra ao Mérito Frei Tito de Piegaio ao Senhor Alfredo Francisco da Silva (in memoriam);
  15. Requerimento nº 1774/2013/Vereador Marcelo Gomes: voto de aplauso pelos trinta anos do Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho;
  16. Requerimento nº 1775/2013/Vereador Joseval (Val): conserto de buraco na Avenida Dom Bosco, Maurício de Nassau;
  17. Requerimento nº 1776/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: restauração e colocação de mesas e bancos para serem utilizados pelos idosos, na Praça José Vindú, Bairro Divinópolis;  
  18. Requerimento nº 1777/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: complemento do calçamento na Rua Rotary Club, Nova Caruaru;
  19. Requerimento nº 1778/2013/Vereador Jajá: recuperação do asfalto na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  20. Requerimento nº 1779/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  21. Requerimento nº 1780/2013/Vereador Edmilson do Salgado: voto de aplauso à Senhora Maria de Fátima Ferreira da Silva;
  22. Requerimento nº 1781/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de duas pistas de skate na praça da Academia da Cidade, São João da Escócia;
  23. Requerimento nº 1782/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Francisco Figueiredo, Salgado;
  24. Requerimento nº 1783/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Barão de Caruaru, Salgado;
  25. Requerimento nº 1784/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: manter a farmácia da Policlínica do Salgado aberta aos sábados, domingos e feriados;
  26. Requerimento nº 1785/2013/Vereador Edjailson daCaru Forró: restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato;
  27. Requerimento nº 1786/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação do bairro nas placas indicativas de ruas de Caruaru;
  28. Requerimento nº 1787/2013/Vereador Joseval (Val): construção de praça na Rua Cedro, Boa Vista II;
  29. Requerimento nº 1788/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa João Cordeiro, Bairro Maria Auxiliadora;
  30. Requerimento nº 1789/2013/Vereador Joseval (Val): saneamento e calçamento na Rua Aristides Dantas, Bairro Maria Auxiliadora;
  31. Requerimento nº 1790/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Antonia Maria da Conceição, Bairro Maria Auxiliadora;
  32. Requerimento nº 1791/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de creche no Bairro Indianópolis;
  33. Requerimento nº 1792/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Francisco Amorim de Souza, Indianópolis;
  34. Requerimento nº 1793/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Visconde de Ouro Preto, Indianópolis;
  35. Requerimento nº 1794/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de rampa de acessibilidade defronte a Casa Cabral e nas proximidades desta Casa Legislativa;
  36. Requerimento nº 1795/2013/Vereador Val das Rendeiras: construção de ciclovia nesta cidade;
  37. Requerimento nº 1796/2013/Vereador Val das Rendeiras: implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI, nesta cidade;
  38. Requerimento nº 1797/2013/Vereador Val das Rendeiras: calçamento na Rua Gercino Quaresma, Bairro Maria Auxiliadora;
  39. Requerimento nº 1798/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Rua José Francisco de Almeida, Indianópolis;
  40. Requerimento nº 1799/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Eurico José Ribeiro, Petrópolis;
  41. Requerimento nº 1800/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento nas ruas Severino Otávio e Maria das Neves, Loteamento Severino Afonso;
  42. Requerimento nº 1801/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Avenida Itamaraty, Nova Caruaru;
  43. Requerimento nº 1802/2013/Vereador Neto: implantação de clínica de atendimento psiquiátrico nesta cidade;
  44. Requerimento nº 1803/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Rua Renê Descartes, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  45. Requerimento nº 1804/2013/Vereador Leonardo Chaves: voto de pesar pelo falecimento do Senhor Ivo Marinho dos Santos;
  46. Requerimento nº 1805/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar a Rua Santa Luzia, Salgado, em mão única;
  47. Requerimento nº 1806/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Catamarã, Loteamento Lagoa do Algodão;
  48. Requerimento nº 1807/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Lagoa do Algodão, localizada no loteamento do mesmo nome;
  49. Requerimento nº 1808/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Caravela, Loteamento Lagoa do Algodão;
  50. Requerimento nº 1809/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Canoa, Loteamento Lagoa do Algodão;
  51. Requerimento nº 1811/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de posto de saúde móvel na Feira da Sulanca;
  52. Requerimento nº 1812/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Caruaru, Bairro Maria Auxiliadora;
  53. Requerimento nº 1813/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do asfalto na Rua Cândido Avelino, Salgado;
  54. Requerimento nº 1814/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do asfalto na Rua Dr. José Mariano, Nossa Senhora das Dores;
  55. Requerimento nº 1815/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada do Sítio Patos, 2º Distrito;
  56. Requerimento nº 1816/2013/Vereador Joseval (Val): limpeza e capinação no canteiro da Avenida José Rodrigues de Jesus, Indianópolis;
  57. Requerimento nº 1817/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação do muro da Escola Municipal Luiz Pessoa da Silva, Vassoural;
  58. Requerimento nº 1818/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação do calçamento na Rua Bernardo Vieira de Melo, Vassoural;
  59. Requerimento nº 1819/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: saneamento e calçamento na Rua Netuno, Loteamento João Batista;
  60. Requerimento nº 1820/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: saneamento e calçamento na Rua Urano, Loteamento João Batista;
  61. Requerimento nº 1821/2013/Vereador Val das Rendeiras: reaproveitamento das águas da chuva para os sanitários das escolas públicas municipais;
  62. Requerimento nº 1822/2013/Vereador Val das Rendeiras: realização de concurso público para agente da DESTRA;
  63. Requerimento nº 1823/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Avenida Major João Coelho, Rendeiras;
  64. Requerimento nº 1824/2013/Vereador Val das Rendeiras: inclusão da disciplina música na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino;
  65. Requerimento nº 1825/2013/Vereador Jajá: complemento do calçamento na Rua José Pedro Maurício de Santana, Nova Caruaru;
  66. Requerimento nº 1826/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua José Pedro Maurício de Santana, Nova Caruaru;
  67. Requerimento nº 1827/2013/Vereador Jajá: conserto do calçamento na Rua Panamericana, Nova Caruaru;
  68. Requerimento nº 1828/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Panamericana, Nova Caruaru;
  69. Requerimento nº 1829/2013/Vereador Neto: revitalização da popularmente conhecida Praça do Skate, Indianópolis;
  70. Requerimento nº 1830/2013/Vereador Neto: construção de espaço físico para seleção de materiais recicláveis nesta cidade;
  71. Requerimento nº 1831/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Júlio Simões, Pinheirópolis;
  72. Requerimento nº 1832/2013/Vereador José Ailton: REITERA iluminação na Praça Pintor Reginaldo Luiz de França, Indianópolis;
  73. Requerimento nº 1833/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: limpeza da praça principal do Loteamento Novo Milênio;
  74. Requerimento nº 1834/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: limpeza da praça e do parque localizados no Bairro Nova Caruaru;
  75. Requerimento nº 1836/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: transferência da feira da sulanca para local adequado;
  76. Requerimento nº 1837/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação dos roteiros dos coletivos nas paradas de ônibus de Caruaru;
  77. Requerimento nº 1838/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de pista municipal de bicicross em Caruaru;
  78. Requerimento nº 1839/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: capinação e retirada regular de lixo entre os bairros Cidade Jardim e Alto da Balança;
  79. Requerimento nº 1842/2013/Vereador Evandro Silva: não aquisição de camarote nos festejos juninos, por parte da Câmara Municipal de Caruaru;    
  80. Indicação nº 163/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA ampliação do muro da Escola Estadual Jesuína Pereira Rêgo, São João da Escócia;
  81. Indicação nº 164/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de unidade de qualquer serviço social na estrutura abandonada do Núcleo Integrado de Segurança Comunitária, localizado no Bairro do Salgado;
  82. Indicação nº 165/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: acessibilidade aos cadeirantes na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Rendeiras;
  83. Indicação nº 166/2013/Vereador José Ailton: construção de arquibancada coberta na quadra de esportes do Colégio Estadual Nicanor Souto Maior, Indianópolis;
  84. Indicação nº 167/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de passarela na BR-104, defronte do Terminal Rodoviário de Caruaru;
  85. Indicação nº 168/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de retorno na via de acesso da BR-104 às ruas Fernando Pontes Filho e Euclides Leite, para facilitar o deslocamento das viaturas do 4º BPM e do Corpo de Bombeiros;
  86. Indicação nº 169/2013/Vereador Neto: implantação de Delegacia de Roubos e Furtos em Caruaru.

Os vereadores retornam do recesso parlamentar no dia 02 de agosto. 

AscomCâmara

Sessão Solene do Salgado destacou 50 anos da Igreja Monte Carmelo

por Victor Vargas — publicado 15/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru, através de propositura do vereador...

A Câmara Municipal de Caruaru, através de propositura do vereador Evandro Silva (PMDB), distinguiu os 50 anos da Paróquia Monte Carmelo com a realização de Sessão Solene e entrega da Medalha Frei Tito de Piegaio na noite deste domingo (14).

A cerimônia começou com uma missa celebrada pelo Monsenhor Guilherme Gomes e todo o clero da Paróquia do Monte Carmelo. Participaram da cerimônia e da Sessão Solene o deputado estadual Tony Gel (DEM) e os vereadores Evandro Silva (PMDB), Pastor Jadiel Nascimento (PRTB), Heleno do Inocoop (PRTB), Lula Tôrres (PR), Louro do Juá (DEM), Edmilson do Salgado (PCdoB), Gilberto de Dora (PSB) e o presidente Leonardo Chaves (PSD).

Durante a Sessão Solene foram distinguidos com a Medalha Frei Tito de Piegaio – concedida a personalidades com trabalhos religiosos reconhecidos – os catequistas Manoel Sebastião, Maria Luna de Carvalho e Antonio Felix, o Monsenhor Guilherme Gomes, e Alfredo Francisco da Silva, in memoriam. “Recebo em nome da família e agradeço a distinção e o reconhecimento de ações e dedicação do meu pai durante décadas à Diocese de Caruaru e – particularmente – à Paróquia do Monte Carmelo”, destacou o ex- presidente da Câmara Municipal – advogado Antônio Silva.

AscomCâmara

Sessão Solene com Medalha Frei Tito de Piegaio neste domingo no Salgado

por Victor Vargas — publicado 14/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Atendendo propositura do vereador Evandro Silva (PMDB), a Câmara Municipal...

Atendendo propositura do vereador Evandro Silva (PMDB), a Câmara Municipal de Caruaru realiza, neste domingo (14), a partir das 19:30 horas, Sessão Solene na Igreja Monte Carmelo, no Bairro do Salgado. Durante a Sessão Solene, em homenagem aos 50 anos da Paróquia Monte Carmelo, será entregue a medalha Frei Tito de Piegaio – destinada a personalidades com trabalhos religiosos reconhecidos – aos catequistas Manoel Sebastião, Maria Luna de Carvalho e Antônio Félix, ao Monsenhor Guilherme Gomes e à família de Alfredo Francisco da Silva – in memoriam – através de propositura do vereador Lula Tôrres, por reconhecimento da dedicação e serviços prestados à Igreja Monte Carmelo e à Diocese de Caruaru. “Será uma noite de reconhecimento e homenagem a pessoas que muito trabalharam pela comunidade”, frisou o vereador Evandro Silva.

AscomCâmara

Leonardo Chaves no Conteúdo da Liberdade AM / Caruaru FM

por Victor Vargas — publicado 13/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o convidado...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), foi o convidado do programa Conteúdo – das Rádios Liberdade AM e Caruaru FM, no início da tarde desta quarta-feira (17). O programa, apresentado pelo jornalista Mário Flávio, contou com as participações do analista político Mário Benning e de ouvintes pelo telefone e internet. Durante uma hora o presidente respondeu sobre temas ligados a prestação de contas – acesso no Portal da Transparência, via www.camaracaruaru.pe.gov.br, competências da Câmara Municipal nas questões – manifestação das ruas (Movimento pelos vinte centavos), professores (PCC), mototaxistas, transporte coletivo, reuniões públicas e recesso parlamentar. “É sempre bom conversar sobre questões ligadas ao cotidiano do povo de Caruaru e do Poder Legislativo. Agradeço as oportunidades e lembro que a Câmara Municipal funciona normalmente neste período de recesso parlamentar”, destacou o presidente, após o programa radiojornalístico.

AscomCâmara

Vereadores no Debate da Rádio Jornal Caruaru

por Victor Vargas — publicado 13/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Os vereadores Eduardo Cantarelli (PSDB), Louro do Juá (DEM), Joseval Val...

Os vereadores Eduardo Cantarelli (PSDB), Louro do Juá (DEM), Joseval Val (DEM), líder da oposição, e o presidente Leonardo Chaves (PSD) foram os convidados do programa Debate – apresentado pelo radialista Dílson Oliveira, na Rádio Jornal Caruaru. Foram destacados temas como a rejeição do Projeto de Lei dos Transportes Coletivos, a questão do PCC dos professores, protestos e manifestos nas ruas da cidade e os acontecimentos ocorridos na noite da terça-feira (9) envolvendo os vereadores Jajá (PPS) e Romildo Oscar (PTN). “Semana que vem a Comissão de Ética da Casa do Povo vai abrir os trabalhos e definir os encaminhamentos visando apurar e evitar que situações desagradáveis exponham o Poder Legislativo”, comentou o presidente Leonardo Chaves, durante o Debate da Rádio Jornal.

AscomCâmara

Leonardo confirma Reunião Pública da terça-feira (16)

por Victor Vargas — publicado 12/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD)...

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), confirmou a última Reunião Pública Ordinária deste período legislativo na próxima terça-feira (16), às 20 horas, na “Casa do Povo”. “Os técnicos em refrigeração garantiram o conserto dos equipamentos do plenário até este sábado (13). Estamos com uma Ordem do Dia acumulada com o conteúdo da reunião da quinta (12) e vamos trabalhar duro para limpar a pauta”, frisou o presidente. Os edis entram em recesso parlamentar no dia 18 de julho e retornam no dia 2 de agosto.

AscomCâmara

Câmara vai realizar Sessão Solene domingo no Salgado

por Victor Vargas — publicado 12/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Atendendo propositura apresentada pelo vereador Evandro Silva (PMDB)...

Atendendo propositura apresentada pelo vereador Evandro Silva (PMDB), a Câmara Municipal de Caruaru vai realizar Sessão Solene no próximo domingo (14), às 19h30, na Igreja Monte Carmelo, no Bairro do Salgado. “Vamos entregar a Medalha Frei Tito de Piegaio – destinada a personalidades com trabalhos religiosos reconhecidos – aos catequistas Manoel Sebastião, Maria Luna de Carvalho e Antônio Félix e ao Monsenhor Guilherme Gomes”, detalhou o vereador Evandro Silva.

A Sessão Solene vai destacar e homenagear os 50 anos da Paróquia Monte Carmelo.

AscomCâmara

*Foto: Antônio Valdevino

Leonardo fala de competências com mototaxistas

por Victor Vargas — publicado 12/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Os mototaxistas realizaram protestos na manhã desta sexta-feira (12)...

Os mototaxistas realizaram protestos na manhã desta sexta-feira (12) nas principais artérias do Centro de Caruaru. Durante as manifestações aconteceu uma parada estratégica na Câmara Municipal para cobrança de responsabilidade dos vereadores. Depois de queimarem pneus e entoarem palavras de ordem na Rua XV de Novembro, os manifestantes foram recebido pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves (PSD), que quis saber o teor da manifestação. “Conversei com os manifestantes e garanti solução no que for da nossa competência – vamos atender aos mototaxistas nas questões referentes a “piloto-reserva” e “autorização de repasse” – na Reunião Pública Ordinária da próxima terça-feira teremos uma posição concreta no que tange esses itens – os demais – fiscalização, isenção de IPVA, taxa de alvará e desconto na compra de motos – são de competência da prefeitura e do Governo do Estado”, detalhou Leonardo aos manifestantes concentrados na Rua XV de Novembro.

Os manifestos dos mototaxistas prosseguiram no Marco Zero e na PMC durante toda a manhã desta sexta-feira e se estenderam por outros pontos da cidade no início da tarde.

AscomCâmara

Cancelada reunião desta quinta

por Victor Vargas — publicado 11/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Acaba de ser cancelada a reunião pública ordinária que iria ser realizada...

Acaba de ser cancelada a reunião pública ordinária que iria ser realizada às 20h desta quinta-feira, 11, na Câmara Municipal de Caruaru. A central de ar condicionado da casa, que já tinha apresentado defeito na reunião passada, pifou de vez e até este momento os técnicos não conseguiram solucionar o problema. Como ficaria inviável a realização de uma reunião pública sem o sistema climatizador, a Câmara decidiu cancelar a sessão dessa noite, que deverá ser realizada na próxima terça-feira (16).

AscomCâmara

Vereador Neto se reúne com o presidente da Accape

por Victor Vargas — publicado 11/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Neto (PMN) se reuniu na última terça-feira (09) com o presidente...

O vereador Neto (PMN) se reuniu na última terça-feira (09) com o presidente da Associação dos Contabilistas de Caruaru e Agreste de Pernambuco (Accape), Eriko Caruso. No encontro, o presidente da Accape pediu apoio ao vereador para cobrar da presidência da Câmara a realização de uma audiência pública para discutir os problemas relacionados à falta de CEP em várias ruas do município.

“Em junho, nos reunimos com o presidente da Câmara de Caruaru, vereador Leonardo Chaves, e com representantes da prefeitura. Ficou acordado que seria necessário discutirmos de forma mais ampla este assunto em uma audiência pública com a participação dos Correios, Ministério Público e outras instituições que estão enfrentando o mesmo problema. Até agora não recebemos informação de quando será esta audiência e os contadores e empresários estão passando por sérios problemas por causa da ausência do CEP”, explica Eriko.

A Accape vem recebendo reclamações de associados que estão com clientes que deixaram de abrir empresas no município ou estão funcionando sem receber nenhum tipo de correspondência por causa desta situação. “Não é um problema tão complexo de se resolver e precisamos de agilidade. Existem exemplos de municípios em Pernambuco, como o Cabo de Santo Agostinho, que enfrentavam o mesmo problema de Caruaru e com uma parceria com os Correios vêm solucionando as dificuldades relacionadas aos endereços”, afirmou o presidente da Accape.

O vereador Neto pretende levar esta discussão para o plenário da Câmara e cobrar da presidência uma data para a realização desta audiência. “A cidade está deixando de arrecadar recursos com a abertura de empresas e categorias importantes estão sendo prejudicadas. Vamos tentar definir já na próxima reunião uma data para esta audiência”, disse Neto. O presidente da Accape agradeceu o apoio do vereador. “Este encontro foi bastante positivo e agradeço ao vereador por estar apoiando a associação nesta luta de solucionar um problema que vem prejudicando a cidade de Caruaru”, finalizou Eriko.

AI/vereador Neto

Acompanhe os destaques da reunião pública desta quinta

por Victor Vargas — publicado 11/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
A Câmara Municipal de Caruaru volta a se reunir nesta quinta-feira (11)...

A Câmara Municipal de Caruaru volta a se reunir nesta quinta-feira (11), a partir das 20h. Deverão ser debatidos 12 projetos de lei, 2 do Poder Executivo, 8 do vereador Leonardo Chaves (PSD), um do vereador Lula Tôrres (PR) e um do vereador Val das Rendeiras (PRTB); além de 65 requerimentos e 7 indicações.

Entre os projetos de lei, destaque para o de nº 6.532/2013, de autoria do Executivo, que reajusta os vencimentos dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Município de Caruaru.

Entre os requerimentos, destaque para o do vereador Evandro Silva (PMDB) defendendo a não aquisição de camarote nos festejos juninos, por parte da Câmara Municipal de Caruaru. Outro destaque é o requerimento do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), solicitando a transferência da feira da sulanca para outro local. O vereador quer ainda que a farmácia da Policlínica do Salgado funcione aos sábados, domingos e feriados e a restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato. O vereador Heleno do Inocoop (PRTB) solicita a construção de creche no Bairro Indianópolis. O vereador Val das Rendeiras apresentará vários requerimentos, entre eles um solicitando a construção de ciclovia e a implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI em Caruaru, a realização de concurso público para agente da Destra, a inclusão da disciplina “música” na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino e o reaproveitamento das águas da chuva para os sanitários das escolas públicas municipais.

Entre as indicações, destaque para a do vereador Neto (PMN), solicitando a implantação de Delegacia de Roubos e Furtos em Caruaru; para a do vereador Heleno do Inocoop solicitando aconstrução de passarela na BR-104, em frente ao Terminal Rodoviário de Caruaru, e a do vereador Edjailson da Caru Forró, para a implantação de unidade de qualquer serviço social no prédio – hoje abandonado – onde funcionava o Núcleo Integrado de Segurança Comunitária do Salgado.

Confira todos os requerimentos e indicações na súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 39ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 11 DE JULHO DE 2013. 

  1. Ata da 37ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Ata da 38ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  3. Projeto de Lei nº 6.528/2013/Poder Executivo (acrescido de emenda modificativa de autoria do Vereador Marcelo Gomes)/1ª Discussão: dispõe sobre as regras de distribuição dos royalties decorrentes da exploração do petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluídos sob o regime de concessão, no âmbito do Município de Caruaru;
  4. Projeto de Lei nº 6.532/2013/Poder Executivo/1ª Discussão: reajusta os vencimentos dos servidores públicos efetivos ocupantes de cargos de Técnico de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem do Município de Caruaru, e dá outras providências;
  5. Projeto de Lei nº 6.429/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua João Tavares, artéria localizada no Bairro Maurício de Nassau, nesta cidade;
  6. Projeto de Lei nº 6.472/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Ambruzzos, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  7. Projeto de Lei nº 6.474/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Arezo, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  8. Projeto de Lei nº 6.477/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Brindizi, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  9. Projeto de Lei nº 6.478/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Joaquim de Freitas Torres, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  10. Projeto de Lei nº 6.479/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Almir Afonso, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  11. Projeto de Lei nº 6.480/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua Paulo Lima, artéria localizada no Bairro São João da Escócia, nesta cidade;
  12. Projeto de Lei nº 6.487/2013/Vereador Leonardo Chaves/1ª Discussão: denomina de Rua José Salvador da Silva Filho, artéria localizada no Bairro Vassoural, nesta cidade;
  13. Projeto de Lei nº 6.498/2013/Vereador Val das Rendeiras/1ª Discussão: denomina de Rua Maria Alice de Carvalho Mendes, artéria localizada no Bairro Rendeiras, nesta cidade;
  14. Projeto de Decreto Legislativo nº 707/2013/Vereador Lula Tôrres/1ª e Única Discussão: concede Medalha de Honra ao Mérito Frei Tito de Piegaio ao Senhor Alfredo Francisco da Silva (in memoriam);
  15. Requerimento nº 1774/2013/Vereador Marcelo Gomes: voto de aplauso pelos trinta anos do Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho;
  16. Requerimento nº 1775/2013/Vereador Joseval (Val): conserto de buraco na Avenida Dom Bosco, Maurício de Nassau;
  17. Requerimento nº 1776/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: restauração e colocação de mesas e bancos para serem utilizados pelos idosos, na Praça José Vindú, Bairro Divinópolis;  
  18. Requerimento nº 1777/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: complemento do calçamento na Rua Rotary Club, Nova Caruaru;
  19. Requerimento nº 1778/2013/Vereador Jajá: recuperação do asfalto na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  20. Requerimento nº 1779/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  21. Requerimento nº 1780/2013/Vereador Edmilson do Salgado: voto de aplauso à Senhora Maria de Fátima Ferreira da Silva;
  22. Requerimento nº 1781/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de duas pistas de skate na praça da Academia da Cidade, São João da Escócia;
  23. Requerimento nº 1782/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Francisco Figueiredo, Salgado;
  24. Requerimento nº 1783/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Barão de Caruaru, Salgado;
  25. Requerimento nº 1784/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: manter a farmácia da Policlínica do Salgado aberta aos sábados, domingos e feriados;
  26. Requerimento nº 1785/2013/Vereador Edjailson daCaru Forró: restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato;
  27. Requerimento nº 1786/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação do bairro nas placas indicativas de ruas de Caruaru;
  28. Requerimento nº 1787/2013/Vereador Joseval (Val): construção de praça na Rua Cedro, Boa Vista II;
  29. Requerimento nº 1788/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa João Cordeiro, Bairro Maria Auxiliadora;
  30. Requerimento nº 1789/2013/Vereador Joseval (Val): saneamento e calçamento na Rua Aristides Dantas, Bairro Maria Auxiliadora;
  31. Requerimento nº 1790/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Antonia Maria da Conceição, Bairro Maria Auxiliadora;
  32. Requerimento nº 1791/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de creche no Bairro Indianópolis;
  33. Requerimento nº 1792/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Francisco Amorim de Souza, Indianópolis;
  34. Requerimento nº 1793/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Visconde de Ouro Preto, Indianópolis;
  35. Requerimento nº 1794/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de rampa de acessibilidade defronte a Casa Cabral e nas proximidades desta Casa Legislativa;
  36. Requerimento nº 1795/2013/Vereador Val das Rendeiras: construção de ciclovia nesta cidade;
  37. Requerimento nº 1796/2013/Vereador Val das Rendeiras: implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI, nesta cidade;
  38. Requerimento nº 1797/2013/Vereador Val das Rendeiras: calçamento na Rua Gercino Quaresma, Bairro Maria Auxiliadora;
  39. Requerimento nº 1798/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Rua José Francisco de Almeida, Indianópolis;
  40. Requerimento nº 1799/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Eurico José Ribeiro, Petrópolis;
  41. Requerimento nº 1800/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento nas ruas Severino Otávio e Maria das Neves, Loteamento Severino Afonso;
  42. Requerimento nº 1801/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Avenida Itamaraty, Nova Caruaru;
  43. Requerimento nº 1802/2013/Vereador Neto: implantação de clínica de atendimento psiquiátrico nesta cidade;
  44. Requerimento nº 1803/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Rua Renê Descartes, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  45. Requerimento nº 1804/2013/Vereador Leonardo Chaves: voto de pesar pelo falecimento do Senhor Ivo Marinho dos Santos;
  46. Requerimento nº 1805/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar a Rua Santa Luzia, Salgado, em mão única;
  47. Requerimento nº 1806/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Catamarã, Loteamento Lagoa do Algodão;
  48. Requerimento nº 1807/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Lagoa do Algodão, localizada no loteamento do mesmo nome;
  49. Requerimento nº 1808/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Caravela, Loteamento Lagoa do Algodão;
  50. Requerimento nº 1809/2013/Vereador Edmilson do Salgado: saneamento na Rua Canoa, Loteamento Lagoa do Algodão;
  51. Requerimento nº 1811/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de posto de saúde móvel na Feira da Sulanca;
  52. Requerimento nº 1812/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa Caruaru, Bairro Maria Auxiliadora;
  53. Requerimento nº 1813/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do asfalto na Rua Cândido Avelino, Salgado;
  54. Requerimento nº 1814/2013/Vereador Joseval (Val): reposição do asfalto na Rua Dr. José Mariano, Nossa Senhora das Dores;
  55. Requerimento nº 1815/2013/Vereador Joseval (Val): recuperação da estrada do Sítio Patos, 2º Distrito;
  56. Requerimento nº 1816/2013/Vereador Joseval (Val): limpeza e capinação no canteiro da Avenida José Rodrigues de Jesus, Indianópolis;
  57. Requerimento nº 1817/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação do muro da Escola Municipal Luiz Pessoa da Silva, Vassoural;
  58. Requerimento nº 1818/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: recuperação do calçamento na Rua Bernardo Vieira de Melo, Vassoural;
  59. Requerimento nº 1819/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: saneamento e calçamento na Rua Netuno, Loteamento João Batista;
  60. Requerimento nº 1820/2013/Vereador Sivaldo Oliveira: saneamento e calçamento na Rua Urano, Loteamento João Batista;
  61. Requerimento nº 1821/2013/Vereador Val das Rendeiras: reaproveitamento das águas da chuva para os sanitários das escolas públicas municipais;
  62. Requerimento nº 1822/2013/Vereador Val das Rendeiras: realização de concurso público para agente da DESTRA;
  63. Requerimento nº 1823/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Avenida Major João Coelho, Rendeiras;
  64. Requerimento nº 1824/2013/Vereador Val das Rendeiras: inclusão da disciplina música na grade curricular das escolas da rede pública municipal de ensino;
  65. Requerimento nº 1825/2013/Vereador Jajá: complemento do calçamento na Rua José Pedro Maurício de Santana, Nova Caruaru;
  66. Requerimento nº 1826/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua José Pedro Maurício de Santana, Nova Caruaru;
  67. Requerimento nº 1827/2013/Vereador Jajá: conserto do calçamento na Rua Panamericana, Nova Caruaru;
  68. Requerimento nº 1828/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Panamericana, Nova Caruaru;
  69. Requerimento nº 1829/2013/Vereador Neto: revitalização da popularmente conhecida Praça do Skate, Indianópolis;
  70. Requerimento nº 1830/2013/Vereador Neto: construção de espaço físico para seleção de materiais recicláveis nesta cidade;
  71. Requerimento nº 1831/2013/Vereador José Ailton: saneamento e calçamento na Rua Júlio Simões, Pinheirópolis;
  72. Requerimento nº 1832/2013/Vereador José Ailton: REITERA iluminação na Praça Pintor Reginaldo Luiz de França, Indianópolis;
  73. Requerimento nº 1833/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: limpeza da praça principal do Loteamento Novo Milênio;
  74. Requerimento nº 1834/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: limpeza da praça e do parque localizados no Bairro Nova Caruaru;
  75. Requerimento nº 1836/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: transferência da feira da sulanca para local adequado;
  76. Requerimento nº 1837/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação dos roteiros dos coletivos nas paradas de ônibus de Caruaru;
  77. Requerimento nº 1838/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: construção de pista municipal de bicicross em Caruaru;
  78. Requerimento nº 1839/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: capinação e retirada regular de lixo entre os bairros Cidade Jardim e Alto da Balança;
  79. Requerimento nº 1842/2013/Vereador Evandro Silva: não aquisição de camarote nos festejos juninos, por parte da Câmara Municipal de Caruaru;    
  80. Indicação nº 163/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA ampliação do muro da Escola Estadual Jesuína Pereira Rêgo, São João da Escócia;
  81. Indicação nº 164/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de unidade de qualquer serviço social na estrutura abandonada do Núcleo Integrado de Segurança Comunitária, localizado no Bairro do Salgado;
  82. Indicação nº 165/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: acessibilidade aos cadeirantes na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Rendeiras;
  83. Indicação nº 166/2013/Vereador José Ailton: construção de arquibancada coberta na quadra de esportes do Colégio Estadual Nicanor Souto Maior, Indianópolis;
  84. Indicação nº 167/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de passarela na BR-104, defronte do Terminal Rodoviário de Caruaru;
  85. Indicação nº 168/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de retorno na via de acesso da BR-104 às ruas Fernando Pontes Filho e Euclides Leite, para facilitar o deslocamento das viaturas do 4º BPM e do Corpo de Bombeiros;
  86. Indicação nº 169/2013/Vereador Neto: implantação de Delegacia de Roubos e Furtos em Caruaru.

AscomCâmara

Presidente da Abrascam visita Câmara de Caruaru

por Victor Vargas — publicado 11/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais...

O presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais – Abrascam – Josinaldo Barbosa de Araújo – servidor e vereador por Timbaúba (PE), visitou a Câmara Municipal de Caruaru nesta terça-feira (9).

Exercendo o 3º mandato de vereador e com 28 anos de funcionário público, Josinaldo Araújo é um velho amigo dos servidores da “Casa do Povo” e admirador da trajetória política do presidente Leonardo Chaves (PSD) – que também entrou na Câmara como funcionário aos 17 anos. “Vim, pessoalmente, convidar os companheiros da Câmara de Caruaru para participarem do 28º Congresso Brasileiro de Servidores de Câmaras Municipais e 8º Encontro Nacional de Vereadores – vamos fazer uma homenagem especial a Caruaru”, destacou o vereador e presidente da Abrascam.

A Abrascam foi criada em em 1987 em evento nacional realizado em Nova Friburgo (RJ). Na época o representante de Caruaru foi o municipalista Newton Taumaturgo e, a partir desta data, anualmente – sempre em julho – o Congresso da Abrascam vem acontecendo regularmente. “Em Pernambuco o último evento aconteceu em 2011, em Petrolina – esperamos reunir esse ano, em Natal, entre os dias 23 e 26 de julho, cerca de 600 servidores e vereadores de todo o Brasil”, destacou o presidente da entidade.

O presidente do Poder Legislativo, vereador Leonardo Chaves, garantiu a representação Caruaru no evento. “É o momento da atualização em várias áreas legislativas e de rever os velhos amigos vereadores e servidores, como o vereador Josinaldo Araújo, que é uma honra tê-lo como presidente da Abrascam”, comentou o presidente Leonardo.

AscomCâmara

*Na foto, Josinaldo Araújo, Maria da Penha e Leonardo Chaves.

Mesa Diretora e Comissão de Ética vão analisar fatos ocorridos em Reunião Pública

por Victor Vargas — publicado 10/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD)...

O presidente da Câmara Municipal de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD), diante dos fatos que culminaram na suspensão da reunião pública de ontem (9), informou que o caso vai ser levado para análise da Mesa Diretora e posterior envio à Comissão de Ética. “Começou com a manifestação dos professores, que têm todo o direito de fazer seu protesto nas ruas, na Câmara – respeitando o trabalho dos vereadores, não tornando- os o alvo de sua insatisfação. Antes da votação do PCC, nos reunimos com os secretários da prefeitura e eles demonstraram que o plano, tal como era, acabaria por inviabilizar o Instituto Municipal de Previdência dos Servidores – o CaruaruPrev. Acreditamos no que o prefeito disse e votamos a favor. Como os vereadores não podem legislar sobre matéria financeira, a questão agora é com a prefeitura.”

Diante da impossibilidade de continuar a reunião – já que os manifestantes presentes nas galerias da Câmara não deixavam os vereadores falarem – os edis foram chamados para a Sala de Reuniões, onde houve um estranhamento entre os vereadores Jajá (PPS) e Romildo Oscar (PTN). “Não chegou a acontecer nenhuma agressão física, apenas uma discussão – interviemos e racionalizamos para que os ânimos abaixassem”, disse o presidente, que, no entanto, lamentou a postura de alguns dos colegas que acabaram, ainda que involuntariamente, insuflando os ânimos dos manifestantes contra os seus pares. “O que houve ontem foi um ato que deve ser analisado à luz do nosso Regimento Interno. Portanto, no uso das minhas atribuições legais, outra alternativa não nos restou, mas temporariamente suspender a reunião, e o assunto agora vai ser analisado pela Mesa Diretora com posterior encaminhamento para a Comissão de Ética”.

A Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, presidida pelo vereador Ricardo Liberato (PSC) e composta pelos vereadores Demóstenes Veras (PSD), Zé Ailton (PDT), Marcelo Gomes (PSB) e Rozael do Divinópolis (PMN), tem um prazo de 30 dias – prorrogáveis por mais 30 – para analisar o caso e emitir seu parecer.

AscomCâmara

Lula Tôrres solicita rampa de acesso no centro da cidade

por Victor Vargas — publicado 10/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou requerimento solicitando ao prefeito...

O vereador Lula Tôrres (PR) apresentou requerimento solicitando ao prefeito José Queiroz a construção de uma rampa de acessibilidade em frente à Casas Cabral e no canteiro nas proximidades da Câmara Municipal.

Na justificativa, ele explica que é necessário este tipo de rampa para o deslocamento das pessoas com necessidades especiais. “O direito de ir e vir das pessoas com deficiência é um ponto fundamental para a inclusão social destes indivíduos”, afirmou o parlamentar.

AscomCâmara

Vereador homenageia Serra dos Cavalos pelos seus 30 anos

por Victor Vargas — publicado 09/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
O vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou na última quinta-feira (4)...

O vereador Marcelo Gomes (PSB) apresentou na última quinta-feira (4), voto de aplauso pela passagem dos 30 anos do Parque Ecológico Municipal, João Vasconcelos Sobrinho, conhecido como Serra dos Cavalos, no domingo (7).  A reserva florestal foi declarada Parque mediante autoria do Projeto de Lei do vereador Souza Pepeu. O Parque incorpora uma reserva de preservação permanente prevista no Capítulo de Meio Ambiente da Lei Orgânica Municipal de Caruaru e também é reconhecido pela Unesco, através do Bureau da França, como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.  O local serve de pesquisa e aulas práticas para estudantes e pesquisadores, além de abrigar espécies e contribuir com o clima na região. 

“A população caruaruense precisa compreender a importância do parque para o ecossistema local e sua preservação para hoje e as futuras gerações. Deve repudiar a depredação causada pelo homem, por exemplo, na realização de trilhas irregulares, ou despejando o lixo durante a visitação”, ressaltou o edil. 

Anderson Morais/AI vereador Marcelo Gomes

Vereadores visitam Feira da Sulanca

por Victor Vargas — publicado 09/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Depois de realizar uma visita ontem (8) aos centros de compras de Santa Cruz...

Depois de realizar uma visita ontem (8) aos centros de compras de Santa Cruz do Capibaribe e de Toritama, uma comissão de vereadores – composta por Gilberto de Dora (PSB), Jajá (PPS), Heleno do Inocoop (PRTB), Edjailson da Caru Forró (PTdoB), Val das Rendeiras (PRTB) e Cecílio Pedro (PTB) – visitou na manhã desta terça-feira (9) a Feira da Sulanca de Caruaru. Depois de percorrer grande parte do antigo Campo de Monta – hoje Pátio da Feira – os vereadores destacaram as dificuldades e expectativas dos feirantes caruaruenses. “Constatamos as dificuldades e a certeza que Santa Cruz do Capibaribe – Moda Center – é referencial para as mudanças previstas para ocorrerem com a nossa Feira da Sulanca”, frisou o 1º secretário da Câmara, vereador Gilberto de Dora.

Os vereadores foram assediados pelos feirantes, que demonstraram preocupação com o futuro do espaço para comercialização da “sulanca” produzida em Caruaru. “Percebi diferença entre os feirantes na questão da satisfação pelo local de trabalho – percebi também um descrédito pelas ações parlamentares e principalmente o medo da privatização da feira”, comentou o vereador Neto.

AscomCâmara

Bancada do governo recebe executiva do PT

por Victor Vargas — publicado 09/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Convocada pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Demóstenes Veras...

Convocada pelo líder do governo na Câmara Municipal, vereador Demóstenes Veras (PSD), a bancada situacionista participou de encontro sugerido pela executiva do PT de Caruaru. Participaram da reunião os vereadores Marcelo Gomes (PSB), Ranilson Enfermeiro (PTB), Demóstenes Veras (PSD), Leonardo Chaves (PSD), José Ailton (PDT), Edmilson do Salgado (PCdoB) e Romildo Oscar (PTN). A reunião aconteceu na Sala de Reuniões. “Viemos para trazer sugestões, como também algumas críticas, pois tudo é válido para que haja uma melhora no relacionamento”, destacou o petista Willon Sobral. “Nossa conversa é de extrema importância, onde tudo pode ser explanado, sem dúvidas teremos mais união dos partidos da base de apoio aos governos Zé Queiroz e Dilma”, frisou o líder Demóstenes Veras. “Achamos que o melhor caminho para aparar arestas foi a nossa conversa com a bancada, conseguimos colocar toda a situação que vem acontecendo nos bastidores da base aliada”, afirmou o dirigente da executiva do PT, Adilson Lira.

Os vereadores da bancada que não compareceram justificaram a ausência ao líder governista, Demóstenes Veras. “ O que temos que observar é que todo movimento político nacional passa por dificuldades, – mas não é através delas que vamos esquecer o benefício que recebemos do Governo Federal em prol de Caruaru”, comentou o presidente do Poder Legislativo, Leonardo Chaves. Para o presidente do PT Caruaru, Hérlon Cavalcanti – “precisamos de mais recursos, isso não podemos negar, mas também temos que reconhecer tudo aquilo que vem sendo feito em prol de nossa cidade pelo governo Dilma”. O PT de Caruaru apresentou, durante a reunião, um documento produzido pelo partido onde são destacadas todas as sugestões para o atual governo Queiroz. “Vamos agendar agora um encontro com o prefeito para debatermos as ações do PT em Caruaru”, finalizou o presidente do diretório municipal do partido.

AscomCâmara

Confira os destaques da reunião desta terça-feira

por Victor Vargas — publicado 09/07/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 13h40
Nesta terça-feira (09), a Câmara Municipal realiza sua 38ª reunião da 1ª sessão...

Nesta terça-feira (09), a Câmara Municipal realiza sua 38ª reunião da 1ª sessão legislativa. Serão apresentados trinta requerimentos e seis indicações. Entre os requerimentos – a maioria para intervenções urbanas, como calçamento, saneamento e asfaltamento – os destaques são para dois do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), um solicitando o funcionamento da farmácia da Policlínica do Salgado aos sábados, domingos e feriados, e o outro, a restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato; para o do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), solicitando a construção de creche no Bairro Indianópolis, e para o do vereador Val das Rendeiras (PRTB), que solicita a construção de ciclovia e a implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI em Caruaru. Na reunião desta terça, o vereador Marcelo Gomes (PSB), lembra, com requerimento de voto de aplauso, os 30 anos do Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho.

Entre as indicações, destaque para a do vereador Heleno do Inocoop solicitando a construção de passarela na BR-104, em frente ao Terminal Rodoviário de Caruaru, e a do vereador Edjailson da Caru Forró, para a implantação de unidade de qualquer serviço social no prédio – hoje abandonado – onde funcionava o Núcleo Integrado de Segurança Comunitária do Salgado.

Confira abaixo a súmula com a Ordem do Dia:

SÚMULA DA ORDEM DO DIA DA 38ª REUNIÃO DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA ORDINÁRIA DA 16ª LEGISLATURA, REALIZADA NO DIA 9 DE JULHO DE 2013.

  1. Ata da 37ª Reunião da 1ª Sessão Legislativa Ordinária/1ª e Única Discussão;
  2. Requerimento nº 1774/2013/Vereador Marcelo Gomes: voto de aplauso pelos trinta anos do Parque Ecológico Professor João Vasconcelos Sobrinho;
  3. Requerimento nº 1775/2013/Vereador Joseval (Val): conserto de buraco na Avenida Dom Bosco, Maurício de Nassau;
  4. Requerimento nº 1776/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: restauração e colocação de mesas e bancos para serem utilizados pelos idosos, na Praça José Vindú, Bairro Divinópolis;
  5. Requerimento nº 1777/2013/Vereador Rozael do Divinópolis: complemento do calçamento na Rua Rotary Club, Nova Caruaru;
  6. Requerimento nº 1778/2013/Vereador Jajá: recuperação do asfalto na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  7. Requerimento nº 1779/2013/Vereador Jajá: redutor de velocidade na Rua Marcílio Dias, São Francisco;
  8. Requerimento nº 1780/2013/Vereador Edmilson do Salgado: voto de aplauso à Senhora Maria de Fátima Ferreira da Silva;
  9. Requerimento nº 1781/2013/Vereador Edmilson do Salgado: construção de duas pistas de skate na praça da Academia da Cidade, São João da Escócia;
  10. Requerimento nº 1782/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Francisco Figueiredo, Salgado;
  11. Requerimento nº 1783/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA transformar em mão única a Rua Barão de Caruaru, Salgado;
  12. Requerimento nº 1784/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: manter a farmácia da Policlínica do Salgado aberta aos sábados, domingos e feriados;
  13. Requerimento nº 1785/2013/Vereador Edjailson daCaru Forró: restauração do Pórtico Onildo Almeida, localizado na Feira de Artesanato;
  14. Requerimento nº 1786/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: colocação do bairro nas placas indicativas de ruas de Caruaru;
  15. Requerimento nº 1787/2013/Vereador Joseval (Val): construção de praça na Rua Cedro, Boa Vista II;
  16. Requerimento nº 1788/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Travessa João Cordeiro, Bairro Maria Auxiliadora;
  17. Requerimento nº 1789/2013/Vereador Joseval (Val): saneamento e calçamento na Rua Aristides Dantas, Bairro Maria Auxiliadora;
  18. Requerimento nº 1790/2013/Vereador Joseval (Val): calçamento na Rua Antonia Maria da Conceição, Bairro Maria Auxiliadora;
  19. Requerimento nº 1791/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de creche no Bairro Indianópolis;
  20. Requerimento nº 1792/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Francisco Amorim de Souza, Indianópolis;
  21. Requerimento nº 1793/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: reposição do calçamento na Rua Visconde de Ouro Preto, Indianópolis;
  22. Requerimento nº 1794/2013/Vereador Lula Tôrres: construção de rampa de acessibilidade defronte a Casa Cabral e nas proximidades desta Casa Legislativa;
  23. Requerimento nº 1795/2013/Vereador Val das Rendeiras: construção de ciclovia nesta cidade;
  24. Requerimento nº 1796/2013/Vereador Val das Rendeiras: implantação de Sistema Estrutural Integrado – SEI, nesta cidade;
  25. Requerimento nº 1797/2013/Vereador Val das Rendeiras: calçamento na Rua Gercino Quaresma, Bairro Maria Auxiliadora;
  26. Requerimento nº 1798/2013/Vereador Val das Rendeiras: redutor de velocidade na Rua José Francisco de Almeida, Indianópolis;
  27. Requerimento nº 1799/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: complemento do calçamento na Rua Eurico José Ribeiro, Petrópolis;
  28. Requerimento nº 1800/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento nas ruas Severino Otávio e Maria das Neves, Loteamento Severino Afonso;
  29. Requerimento nº 1801/2013/Vereador Eduardo Cantarelli: calçamento na Avenida Itamaraty, Nova Caruaru;
  30. Requerimento nº 1802/2013/Vereador Neto: implantação de clínica de atendimento psiquiátrico nesta cidade;
  31. Requerimento nº 1803/2013/Vereador Cecílio Pedro: calçamento na Rua Renê Descartes, Bairro Deputado José Antonio Liberato;
  32. Indicação nº 163/2013/Vereador Edmilson do Salgado: REITERA ampliação do muro da Escola Estadual Jesuína Pereira Rêgo, São João da Escócia;
  33. Indicação nº 164/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: implantação de unidade de qualquer serviço social na estrutura abandonada do Núcleo Integrado de Segurança Comunitária, localizado no Bairro do Salgado;
  34. Indicação nº 165/2013/Vereador Edjailson da Caru Forró: acessibilidade aos cadeirantes na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, Rendeiras;
  35. Indicação nº 166/2013/Vereador José Ailton: construção de arquibancada coberta na quadra de esportes do Colégio Estadual Nicanor Souto Maior, Indianópolis;
  36. Indicação nº 167/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: construção de passarela na BR-104, defronte do Terminal Rodoviário de Caruaru;
  37. Indicação nº 168/2013/Vereador Heleno do INOCOOP: implantação de retorno na via de acesso da BR-104 às ruas Fernando Pontes Filho e Euclides Leite, para facilitar o deslocamento das viaturas do 4º BPM e do Corpo de Bombeiros.

AscomCâmara

Ações do documento