Vereadores votam hoje subvenção ao Instituto Histórico e apoio à cultura de rua

por Victor Vargas — publicado 12/04/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h54
Os vereadores da Câmara Municipal de Caruaru se reúnem, em sessão ordinária, às 20h desta terça-feira (12)...

Os vereadores da Câmara Municipal de Caruaru se reúnem, em sessão ordinária, às 20h desta terça-feira (12), na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. Em votação, cinco projetos de lei, dois projetos de decreto legislativo e quarenta e sete requerimentos. Dois dos cinco projetos de lei, já aprovados em 1ª discussão (realizada na reunião passada), são de autoria do Poder Executivo e referem-se às doações dos terrenos onde vão ser construídas as sedes da Câmara, do Sindloja e do Sindecc e à abertura de crédito adicional especial no Orçamento Municipal para a concessão de subvenção ao Instituto Histórico de Caruaru – IHC. Os outros três PLs são de autoria dos vereadores. Edjailson da Caru Forró (PRTB) sugere a instituição do Dia das Bandas e Tocadores de Pífanos, enquanto que o vereador Louro do Juá (PMDB) pede a criação do Dia Municipal do Regente de Bandas e Fanfarras, e o vereador Lula Tôrres (PDT), vice-presidente da Câmara, defende projeto de lei sobre a destinação ambiental correta dos pneus inservíveis no município.

Dos quarenta e sete requerimentos em votação, vinte e um são reiterações, como as do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), que solicita novamente construção de creche no Loteamento Fernando Lyra e construção de Unidade Básica de Saúde no São João da Escócia. Também reiterando requerimentos o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB). Edjailson solicita de novo implantação de projeto para promover o recreio cultural nas escolas municipais e de projeto de arborização em todos os bairros do município. Já o vereador Lula Tôrres (PDT) pede mais uma vez contratação de profissionais especialistas em Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) para atender em hospitais e UPAs municipais e a construção de CRAS na Vila Peladas, enquanto que o vereador Leonardo Chaves (PDT), presidente da Câmara, reitera pedido para melhoria na estrada de acesso ao Condomínio Morada Nova, em Serra Verde.

Entre as demais proposituras, destacam-se as do vereador Gilberto de Dora (PSDB), solicitando restauração e ampliação da USF da Vila Lajedo do Cedro, saneamento e calçamento de várias artérias do Bairro Severino Afonso e instalação de módulos comunitários da Guarda Municipal nas praças públicas. Por sua vez, o vereador Romildo Oscar (PTN) apela pelo complemento de calçamento da Rua Silveira Martins, no Petrópolis, enquanto que o vereador Eduardo Cantarelli (PDMB) reivindica recuperação da estrutura da Ponte Velha (Avenida José Rodrigues de Jesus), saneamento e calçamento da Vila Canaã e revitalização da Praça Três Bandeiras, no Divinópolis.

Também em votação os requerimentos do vereador Edmilson do Salgado para construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no Loteamento Lagoa do Algodão, e construção de creche no Bairro do Salgado. Edjailson da Caru Forró pede implantação do Projeto Relix, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco  para conscientizar sobre a necessidade de repensar o problema do lixo, e implantação de uma feira livre na comunidade Lagoa de Pedra.

Ainda em destaque os requerimentos dos vereadores Lula Tôrres, para terraplanagem nas estradas localizadas na Vila Peladas, e Nino do Rap (PSDC), para realização de audiência pública para discutir os problemas relacionados à cultura de rua e esportes radicais.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível para acesso no Portal da Câmara.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Victor Vargas/AscomCâmara
registrado em: