Vereadores votam hoje ações de infraestrutura e criação do Museu do Forró

por Victor Vargas — publicado 17/05/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h55

Um projeto de lei, um projeto de decreto legislativo e trinta e cinco requerimentos estão previstos para serem votados na 27ª reunião da 4ª sessão legislativa ordinária que a Câmara Municipal de Caruaru realiza às 20h desta terça-feira (17). O projeto de lei é de autoria do vereador Lula Tôrres (PDT) e dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de aviso em maternidade e/ou congêneres da rede própria ou conveniada ao SUS sobre acompanhamento em trabalho de parto, parto e pós-parto. Já o projeto de decreto legislativo, de autoria do vereador Sivaldo Oliveira (PSDC), solicita a concessão da Medalha de Honra ao Mérito Pastor Júlio Leitão ao Pr. Marcos Antônio Bezerra da Silva, da Igreja Pentecostal Monte Horebe.

Dos trinta e cinco requerimentos, vinte e um são reiterações. Entre esses requerimentos que estão sendo reapresentados (por não terem sido ainda atendidos, apesar de aprovados), destaque para o do vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) solicitando novamente iluminação pública da Avenida Rui Barbosa até o viaduto da BR-104, no Divinópolis. Outro que está reiterando requerimentos é o vereador Edjailson da Caru Forró, também do PRTB. Ele solicita, mais uma vez, transformação do Monte Bom Jesus em Patrimônio Cultural e Religioso, promoção do projeto cultural denominado Forró nas Escolas, implantação de um painel eletrônico no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga para divulgação de fotos de pessoas desaparecidas e mensagens de interesse social e construção do Museu Municipal do Forró.

Destaque ainda para os requerimentos do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que reivindica de novo isenção do IPTU para pessoas portadoras de câncer e organização da numeração das casas do Bairro Rendeiras, enquanto que o vereador Duda do Vassoural, do mesmo partido, reitera pedido para capacitação para as lavadeiras que trabalham na lavanderia pública do Bairro Centenário, construção de pista de motocross e presença constante de cuidadores de alunos com necessidades especiais na rede de ensino pública. Por fim, ainda dentre as reiterações, destaca-se a do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB) para colocação de asfalto no Bairro do Cedro, passando na Vila do Jacaré, até a Vila de Gonçalves Ferreira.

Dentre os requerimentos que estão sendo apresentados hoje estão os do vereador Gilberto de Dora (PSDB) solicitando saneamento e calçamento de toda a área que compõe a Favela Nova Caruaru e confecção de placas indicativas de trânsito para afixação nas estradas vicinais de acesso aos sítios Xicuru, Xique-Xique, Marias Claras, Capim, Lajedo de Baixo, Lajedo do Cedro, Jiquiri, Lajedo Preto, Cacimbinha, Firmeza e Fundão. Já o vereador Lula Tôrres, vice-presidente da Câmara, reivindica passagem do carro fumacê na Vila Peladas, enquanto que o vereador Sivaldo Oliveira pede a restauração da internet sem fio disponibilizada pelo município em diversos pontos da cidade e o vereador Eduardo Cantarelli (PMDB) apela pela retirada de animais soltos no Bairro Petrópolis e na Avenida Portugal, no Bairro Universitário.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara