Vereadores votam hoje 53 proposituras

por Victor Vargas — publicado 10/12/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h53

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, às 20h desta quinta-feira (10), a sua 73ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. Em pauta, a votação de vinte e três projetos de lei, vinte e sete requerimentos e três indicações. Todos os projetos de lei são de autoria do vereador Heleno do Inocoop (PRTB) e dão nome a ruas no Alto do Moura e no José Antônio Liberato. Dos vinte e sete requerimentos, três são reiterações. Uma delas é do vereador Duda do Vassoural (DEM), que solicita novamente calçamento na Avenida Maria Luiza Liberato, no Bairro Maria Auxiliadora. As outras duas são do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB),  que reivindica a implantação de projeto interdisciplinar de educação ambiental nas escolas municipais e estaduais e a instalação de Biblioteca Municipal no bairro do Salgado.

Dentre as demais proposituras, destaque para três requerimentos do vereador Lula Tôrres (PR), vice-presidente da Câmara,  com foco no combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da febre chikungunya. Lula solicita realização de campanhas nas escolas públicas e particulares objetivando a conscientização sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti, distribuição do peixe beta para os moradores da Vila Peladas como forma de combate ao mosquito e intensificação das visitas dos agentes de endemias às residências no Bairro São Francisco e na Vila Peladas.

O combate ao Aedes aegypti também é o cerne do requerimento do vereador Duda do Vassoural (DEM), que sugere a aquisição de drones para reforçar as ações de combate ao inseto. Duda solicita ainda abertura de via para interligar a Vila Teimosa com o bairro do Vassoural. Já o vereador Antônio Carlos, também do Democratas, reivindica a construção de Núcleo de Referência em Educação Ambiental nos parques e na reserva ecológica deste município, enquanto que o vereador Tenente Tiburcio (PMN) pede a construção de creche no Sítio Juriti.

Também em votação os requerimentos da vereadora Rosimery da Apodec (DEM) solicitando implantação de Sala Verde no Hospital Municipal Casa de Saúde Bom Jesus e envio de projeto de lei do Poder Executivo à Câmara sobre a instalação de sistema de áudio, informando os respectivos itinerários, nos ônibus do transporte coletivo. Entre os destaques também o requerimento do vereador Edjailson da Caru Forró demandando a realização de audiência pública para esclarecer qual a responsabilidade do Poder Executivo no sistema de iluminação pública.

Os vereadores terão ainda três indicações para votar. O vereador Lula Tôrres solicita instalação de agência da Caixa Econômica Federal no Bairro São Francisco, enquanto que a vereadora Rosimery da Apodec pede a implantação de sistema digitalizado para confecção de cadeira de rodas no município de Caruaru e o vereador Edjailson da Caru Forró reivindica a realização do serviço “Coletivo de Direitos”, através do programa Governo Presente, no Bairro Cidade Jardim.

A súmula com a Ordem do Dia – a relação de todas as proposituras que serão votadas nesta reunião – pode ser consultada no Portal da Câmara.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara