Vereadores votam hoje 52 proposituras

por Victor Vargas — publicado 14/04/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h47

Um projeto de lei complementar, dois projetos de lei e cinco projetos de decreto legislativo voltam à pauta de votações da Câmara Municipal de Caruaru na 17ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária, que acontece nesta terça-feira (14), às 20h. Além dessas proposituras, também está prevista a votação de quarenta requerimentos e quatro indicações.

O projeto de lei complementar é de autoria da mesa diretora da Casa, que solicita alteração da Lei Complementar nº 44/2014 (PCC dos servidores da Câmara), corrigindo a quantidade de cargos de auxiliar legislativo no Anexo I e regulamentando adicional de qualificação no Anexo V.

Os dois projetos de lei referem-se à criação do Dia Municipal do Rio Ipojuca e à alteração do Art. 1º da Lei Municipal nº 3.827/1997, que dá nome a uma rua no Bairro Maria Goretti. Já os projetos de decreto legislativo são para concessão de medalha ao deputado federal Wolney Queiroz, aos vereadores Marcelo Gomes e Gilberto de Dora (ambos do PSB) e à educadora Maria Luzinete de Lemos Bezerra, além de título de cidadania ao Prof. Silvano José Gomes Flumignan, Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP.

Dos 40 requerimentos, 24 são reiterações, ou seja requerimentos já aprovados, mas ainda não executados. Entre as reiterações, destaque para a propositura da vereadora Rosimery da Apodec (DEM), que solicita novamente construção de velório em Itaúna, no 3º Distrito, e para a do vereador Gilberto de Dora (PSB), que reivindica revitalização da praça de Lajedo do Cedro, no 4º Distrito, e construção de estátua do Senhor Bom Jesus do Monte, no Monte Bom Jesus.

Reiterados ainda os requerimentos do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) solicitando extensão do itinerário das linhas de ônibus coletivos que trafegam no Bairro Cidade Jardim para as ruas R-3, 15, 41, 43, 47 e 50, além de levantamento e análise das condições físicas das árvores plantadas em Caruaru. O vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente da Câmara, também está reiterando algumas proposituras, como a que reivindica construção de banheiros públicos na Feira de Confecções, no Parque 18 de Maio; de banheiros e vestiários na quadra coberta da Escola Cesarina Vieira, na Vila do Rafael, no 3º Distrito; e de um CRAS no Bairro Agamenon Magalhães.

Entre os demais requerimentos, destacam-se os do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), solicitando construção de passarela sobre o Riacho do Mocó e revitalização e construção de pista de cooper na Praça Nossa Senhora Aparecida, nas Rendeiras. O vereador Zé Ailton (PDT), líder do governo, reivindica construção de escola na Vila Kennedy e o vereadorGilberto de Dora, construção de praça na Vila de Baraúnas, no 4º Distrito.

Infraestrutura também é o foco do requerimento do vereador Lula Tôrres (PR), que solicita revitalização do canteiro da Avenida Portugal, no Bairro Universitário. O vereador Edjailson da Caru Forró sugere a criação de programa de lazer rural, a ser realizado semanalmente nos quatro distritos de Caruaru, enquanto que o vereador Antonio Carlos (DEM) reivindica extensão da linha de transporte coletivo da Vila Serena até o Sítio Campo Novo de Baixo.

As indicações que vão ser votadas esta noite são de autoria dos vereadores Heleno do Inocoop, Gilberto de Dora, Lula Tôrres e Edjailson da Caru Forró. Heleno pede a implantação de companhia isolada da Polícia Militar para o Salgado, enquanto que Gilberto de Dora reivindica construção de barragem na Serra dos Enéas, no 4º Distrito. Já Lula Tôrres solicita policiamento ostensivo na Avenida Portugal e Edjailson da Caru Forró reitera pedido de implantação de juizado especial para o idoso em Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser acessada no Portal da Câmara.