Vereadores aprovam pauta do dia e recebem visita de colega são-bentense

por Victor Vargas — publicado 22/02/2017 00h00, última modificação 08/11/2018 14h52

Setenta e oito requerimentos e quatro indicações foram aprovados na noite desta terça-feira (21), na 6ª reunião pública ordinária da Câmara Municipal de Caruaru. A maior parte dos requerimentos focou em ações de infraestrutura básica. Entre os destaques, o requerimento do vereador Cecílio Pedro (PMDB) para a criação de uma secretaria municipal exclusiva de ambiente e sustentabilidade; o do vereador Pierson Leite (PSD) para a implantação de uma Unidade Básica de Saúde no Bairro Deputado José Antônio Liberato; e os do vereador Leonardo Chaves (PDT) para que a Câmara constitua uma Comissão Parlamentar Especial para revisão e atualização da Lei Orgânica do Município – conforme reivindicado em reunião anterior pelo presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres (também do PDT).

Leonardo também teve aprovado requerimento solicitando criação de polo de animação nos quatro distritos do município nos festejos juninos, enquanto que o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) aprovou a requalificação no espaço público de apresentação de festejos populares no Pátio 18 de Maio, a criação da Casa de Atenção Social ao Artista de Caruaru e a conclusão do programa de saneamento ambiental da Bacia do Rio Ipojuca.

Também em destaque, entre os requerimentos aprovados, os do vereador Bruno Lambreta (PDT) para reforma do CAPS da Boa Vista II, do PSF do Centenário e do prédio do antigo Matadouro Público, no Parque 18 de Maio; os do vereador Ranilson Enfermeiro (PDT) para construção de passagem molhada no Sítio Serrote do Bois e entre o Alto do Moura e o Sítio Lagoa de Pedra; e os do vereador Fagner Fernandes (PTdoB) para concessão de desconto no IPTU para os contribuintes inadimplentes e empresas que contribuem com o meio ambiente e construção de escola no Bairro José Carlos de Oliveira.

Ainda entre os aprovados, o requerimento do vereador Duda do Vassoural (PRTB) para inclusão de tratamento odontológico na UPA do Vassoural; os do vereador Daniel Finizola (PT) para suporte pedagógico e acessibilidade para os alunos com necessidades especiais, capacitação de servidores da prefeitura e da Câmara na Língua Brasileira de Sinais e implementação da política nacional de saúde integral para a comunidade LGBT; e os do vereador Heleno Oscar (PEN) para mutirão de limpeza nos bairros e loteamentos caruaruenses, saneamento e calçamento de várias ruas e construção de escola de tempo integral no Loteamento Encanto da Serra e criação da Guarda Municipal Ambiental.

Segurança foi o foco da vereadora Zezé Parteira (PV), que pediu implantação da patrulha escolar nas áreas rurais de Caruaru. Por sua vez, o vereador Alberes Lopes (PRP) aprovou requerimentos para saneamento e calçamento de várias ruas e construção de escola e creche no Afonsinho (Nova Caruaru) e regularização do fornecimento de água no Bairro Nova Caruaru; e o vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), implantação de escola de ensino fundamental no Bairro Shopping Leste, no Salgado. Por fim, ainda entre os destaques, a indicação do vereador Duda do Vassoural (PRTB) para que o Estado reabra o Posto Policial do Hospital Regional do Agreste. A lista completa da Ordem do Dia – todas as proposituras que foram votadas – está no Portal da Câmara (camaracaruaru.pe.gov.br).

Visita – Além da votação de requerimentos e indicações, a reunião teve a presença do vereador André Valença (PSD), presidente da Câmara Municipal de São Bento do Una, postulante à presidência da União dos Vereadores de Pernambuco.

A próxima reunião pública ordinária foi convocada pelo presidente Lula Tôrres para a quinta-feira (23) às 20h.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara