Vereadores apresentam pauta propositiva e aprovam requerimentos

por Victor Vargas — publicado 08/02/2017 00h00, última modificação 08/11/2018 14h52

A Câmara Municipal de Caruaru realizou na noite desta terça-feira (07) a sua 2ª reunião pública ordinária da 1ª sessão legislativa da 17ª legislatura. Em discussão e votação, setenta e uma proposituras – setenta requerimentos e uma indicação. Todos foram aprovados por unanimidade. Entre os destaques, os requerimentos do vereador Lula Tôrres (PDT), presidente da Câmara, solicitando pavimentação da estrada de acesso à Vila Peladas; intensificação da segurança pública e continuação das obras de construção do Centro Municipal de Educação Infantil na Vila Peladas; substituição das lâmpadas da iluminação pública no Bairro São Francisco e Vila Peladas por lâmpadas LED e pavimentação das vias públicas do Bairro São Francisco.

Aliás, a infraestrutura foi a tônica da maioria dos requerimentos, focados principalmente em obras de urbanização e construção de creches, como reivindicou  o vereador Allyson da Farmácia (PPS) para o Bairro São Francisco, . o vereador Leonardo Chaves (PDT), para Itaúna. Chaves aprovou ainda requerimentos para asfalto das estradas de Jacaré de Gonçalves Ferreira, Serra Velha e Malhada de Pedra; construção de creche e escola de tempo integral entre as avenidas América, Manoel Nunes Filho e José Xavier Santiago, no Indianópolis; calçamento e demais obras de urbanização em várias ruas do Bairro Deputado José Antônio Liberato.

Por sua vez, o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) teve aprovados requerimentos solicitando posto de saúde e implantação de posto policial na Praça Dom Vital, ambos no Divinópolis, sinalização e iluminação no viaduto de acesso aos bairros Boa Vista I e II, enquanto que o vereador Cecílio Pedro (PMDB) aprovou construção de creches na Vila Canaã, no Salgado e na Nova Caruaru.

Já o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) teve aprovados requerimentos solicitando conclusão do calçamento de várias ruas nos bairros Cohab IV, Inocoop, Pinheiropólis, José Carlos de Oliveira, Deputado José Antonio Liberato, Cidade Jardim, Alto da Balança, Encanto da Serra, Indianópolis, Petrópolis, Caiucá, João Mota Salgado, São João da Escócia, Nova Caruaru, Vila Alto Alegre e Peladas, nos loteamentos Morada Nova, Novo Mundo, Moura Brasil e João Barreto e na zona rural. Urbanização também foi o mote das proposituras do vereador Duda do Vassoural (PRTB), que solicitou saneamento e calçamento da Avenida do Canal e saneamento e calçamento da Vila Portelinha, Santa Rosa.

O Maior Centro de Artes Figurativas das Américas teve a atenção do vereador Ranilson Enfermeiro (PDT), que aprovou requerimentos para construção de creche, saneamento dos loteamentos Mestre Vitalino I e II e colocação de câmeras de segurança, tudo no Alto do Moura.

Por sua vez, o vereador Tafarel (PRP) teve aprovados requerimentos solicitando revitalização da Academia das Cidades, no São João da Escócia, e do Mercado Público do Salgado, enquanto que o vereador Fagner Fernandes (PTdoB), focando sua atuação neste momento na área da proteção animal, teve aprovados requerimentos solicitando criação do SAMUVET, com ambulâncias equipadas para resgate de cães e gatos, ampliação da gerência de proteção animal com aumento do quadro de veterinários e criação do “castramóvel” para cães e gatos.

Em destaque ainda a aprovação das proposituras do vereador Sérgio Siqueira (PTdoB), que solicitou limpeza da Barragem da Vila de Serrote dos Bois; gratuidade nos estacionamentos “Zona Azul” aos idosos e pessoas com necessidades especiais; construção de Unidade de Pronto Atendimento na Vila Rafael; implantação de curso preparatório para ingresso no IFPE, destinado aos alunos do 9º ano; e campanha de vacinação contra a Febre Amarela, neste município.

Já o vereador Bruno Lambreta (PDT) teve aprovados requerimentos solicitando asfalto das vias de acesso à Vila Andorinha, Loteamento Demóstenes Veras e Residencial Jardim dos Pinheiros; implantação de unidades de Saúde da Família nos conjuntos residenciais Baraúnas, Caruá, Mandacaru, Adalgisa Maciel e Wirton Lira; adequações no Plano de Cargos e Carreiras dos profissionais da rede municipal de ensino; e recuperação das escadarias do Monte Bom Jesus e construção de creche naquela localidade.

Acessibilidade foi a preocupação do vereador Pb. Andrey Gouveia (PRP), que teve aprovado requerimento solicitando reconstrução das rampas de acessibilidade na área central da cidade, e o vereador Marcelo Gomes (PSB), com foco na cultura, teve aprovados requerimentos pedindo voto de aplauso ao ator e mestre mamulengueiro Sebastião Alves Cordeiro Filho, o Sebá, e a criação da Companhia de Balé Popular de Caruaru.

A súmula com todas as proposituras apresentadas nesta reunião pode ser consultada no Portal da Câmara – www.camaracaruaru.pe.gov.br.

A próxima reunião foi convocada pelo presidente Lula Tôrres para as 20h da quinta-feira (09).

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara