Sistema de bilhetagem eletrônica foi tema de Audiência Pública em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 24/10/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 14h41

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quinta-feira (24), atendendo propositura do vereador Gilberto de Dora (PSB), uma audiência pública para apresentação e discussão da bilhetagem eletrônica que está sendo implantada em Caruaru. Participaram do evento o presidente e o diretor institucional da Associação das Empresas de Transporte de Passageiros de Caruaru (AETPC), respectivamente Adolfo José e Ricardo Henrique, o diretor de Trânsito e Transportes da Destra, Sirone Rodrigues, e os parlamentares Gilberto de Dora (PSB), Jajá (PPS), José Ailton (PDT) e Joseval Val (DEM), além de estudantes e representantes da sociedade organizada.

“A bilhetagem eletrônica vai disciplinar o sistema, minimizar a evasão e facilitar a mobilidade dos passageiros”, defende o representante da AETPC, empresário Adolfo José. O lançamento do sistema é no próximo dia 29, às 8h, no auditório da Acic, mas, para o vereador Gilberto de Dora, foi importante debater o assunto antes, com a população: “O lançamento oficial do sistema será na próxima semana, mas foi importante podermos entender todo o funcionamento da bilhetagem eletrônica dentro de uma oportunidade de discutir o assunto com todos”.

O cadastramento dos usuários será iniciado no dia 01 de novembro, atendendo, no primeiro momento, os estudantes, os usuários de vale-transporte e os servidores municipais. “O cartão será personalizado com créditos que serão debitados na medida do uso do transporte coletivo”, resumiu o diretor institucional da AETPC – Ricardo Henrique.

O sistema – A bilhetagem eletrônica já foi adotada, com sucesso, em outras cidades do País. Entre as vantagens do sistema estão a rapidez no embarque, segurança, fim da venda ilegal de vale-transporte e a possibilidade de montar estatísticas eficientes, que ajudarão a melhorar o transporte coletivo em Caruaru.

Todos os usuários de ônibus municipais irão se cadastrar e receber um cartão. Nele serão inseridos créditos que irão sendo debitados à medida que a pessoa usar o transporte. Cada tipo de usuário receberá um cartão específico como, por exemplo, estudantes, idosos e servidores públicos.

De acordo com o diretor institucional da AETPC, Ricardo Henrique, a função dos cobradores continuará existindo. “Mesmo com tudo eletrônico ainda haverá pessoas que pagarão em espécie. Além disso, os cobradores precisam supervisionar o uso dos equipamentos”, explica.

Com informações de Carlos Plácido/AI vereador Gilberto de Dora