Sessão Solene destacou os 10 anos do Icia

por Victor Vargas — publicado 19/09/2013 00h00, última modificação 08/11/2018 14h41

A Câmara Municipal de Caruaru realizou sessão solene nesta quarta-feira (18), requerida pelo vereador Eduardo Cantarelli (PSDB), destacando os 10 anos do Instituto do Câncer Infantil do Agreste – Icia. A sessão solene contou com as presenças dos vereadores Leonardo Chaves (PSD), Marcelo Gomes (PSB), Romildo Oscar (PTN) e Gilberto de Dora (PSB), da secretária de saúde da PMC, Aparecida Souza, dos presidentes do Icia – executivo Luiz Carlos Soares e de honra Luiz Henrique Soares, sócios fundadores, pacientes e seus familiares e representantes da sociedade organizada de Caruaru.

Durante os discursos, o presidente do Icia, Luiz Carlos Soares, lembrou da trajetória da entidade – comentou que os projetos criados com a data de fundação do Icia (19 de setembro) – do deputado Ricardo Costa – que criou o Dia do Combate ao Câncer Infantil no Estado de Pernambuco – e do vereador Eduardo Cantarelli – este tramitando nas comissões da Casa do Povo – que cria o Dia Municipal de Combate ao Câncer Infantil. “Agradecemos a todos os parceiros e funcionários pelo apoio – indispensável – para podermos continuar com este trabalho difícil de enfrentar o câncer infantil”, comentou o presidente do instituto. O presidente de honra da instituição, o médico Luiz Henrique Soares, durante apresentação de números, destacou que – segundo o Instituto Nacional do Câncer – Inca – dos 520 mil novos casos de câncer registrados em 2012, 11.530 foram casos infanto-juvenis. “O Icia já atendeu, nesses 10 anos de atividades, 1.728 casos de câncer infantil – sendo 969 em Caruaru e 619 na região”, frisou ele.

O autor da propositura da sessão solene, Eduardo Cantarelli, durante o seu discurso, destacou a bravura dos 40 sócios fundadores, a parceria da entidade com a Fundação Marcelo Cândia, da Itália, e a importância do apoio de todos na luta e no combate ao câncer. “A Câmara Municipal não poderia deixar passar em branco os 10 anos do Icia, entidade decisiva no combate ao câncer infantil na nossa região”, comentou o parlamentar.