Rosimery da Apodec aprova ações de inclusão para deficientes

por Victor Vargas — publicado 10/04/2015 00h00, última modificação 13/03/2017 08h33
A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) teve aprovados três requerimentos que vão beneficiar...

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) teve aprovados três requerimentos que vão beneficiar pessoas portadoras de necessidades especiais. Em um deles, a parlamentar solicita à prefeitura para que viabilize, através da Autarquia Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes – DESTRA, a implantação de tecnologias assistivas para instalação de sistema sonoro, informando linha e destino do ônibus, bem como informações em Braille dentro do veículo. Tecnologia assistiva é um termo ainda novo, que se refere aos equipamentos e recursos que contribuem para proporcionar o exercício pleno das habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

“O objetivo de implantar esse sistema sonoro nos ônibus é proporcionar à pessoa com deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a sociedade”, justifica a vereadora.

LIBRAS – Outro requerimento aprovado da vereadora, que é também presidente da Associação dos Portadores de Deficiência de Caruaru – Apodec, foi o que solicita à prefeitura para que, junto com a Secretaria Municipal de Educação, viabilize a contratação de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para todas as instituições de ensino público municipal, especialmente a Escola Duque de Caxias, referência na inclusão de pessoas com deficiência no âmbito escolar.

“O Decreto Federal nº 5.626/2005 estabelece que os alunos com deficiência auditiva tenham direito a uma educação bilíngue nas classes regulares. Isso significa que eles precisam aprender a Língua Brasileira de Sinais como primeira língua e a Língua Portuguesa, em sua modalidade escrita, como a segunda língua, e isso deve ser feito o mais cedo possível”, defende a vereadora, que destaca mais uma conquista: a aprovação do Requerimento nº 720/2015, que solicita da prefeitura a promoção de competições paradesportivas, junto com os eventos interescolares municipais.

“O esporte adaptado para deficientes, surgido no começo do século passado, funciona como um excelente veículo para a inclusão da pessoa com deficiência, trazendo muitos benefícios como a melhoria no condicionamento físico, na coordenação motora, na agilidade, no equilíbrio, mas, principalmente, proporciona oportunidade de socialização e torna o indivíduo mais independente, com autoestima mais elevada”, ressalta Rosimery da Apodec.

Guanabara Comunicação/AscomCâmara

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.