Reunião pública com título de cidadania e aprovação de proposituras

por Victor Vargas — publicado 29/04/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h55
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite de ontem (28/04), a sua 22ª reunião da 4ª sessão legislativa...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite de ontem (28/04), a sua 22ª reunião da 4ª sessão legislativa ordinária desta 16ª legislatura. Os edis discutiram e votaram cinquenta e nove  proposituras – três projetos de lei, cinquenta e cinco requerimentos e uma indicação. Os projetos de lei aprovados, de autoria dos vereadores Zé Ailton e Leonardo Chaves (ambos do PDT), solicitam nominação de bairro e de ruas. Zé Ailton sugere, através do Projeto de Lei nº 6.872/2014, que seja denominado “Bairro Manoel Bezerra Lopes (Nezinho da Cipan)” a área que compreende o Sítio Campo Novo. Já o presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves, através dos PLs 7.032 e 7.033, pediu que sejam denominadas de Rua Valdemiro Antônio da Silva (Miro) a atual Rua R 34 e de Rua José Adelson Tavares de França a atual Rua R 37, as duas localizadas no Bairro Cidade Jardim.

Entre os requerimentos aprovados, 29 eram reiterações, como as do vereador Jajá (PSDC), que solicitava de novo substituição de lâmpadas dos postes do Anel Viário e obras de saneamento e calçamento no Maria Auxiliadora; a do vereador Marcelo Gomes (PSB), para expansão do cemitério de Gonçalves Ferreira, e as do vereador Tenente Tiburcio (PMN), para capinação e terraplanagem em loteamentos nas Rendeiras e construção de ponte entre o Caiucá e o Pinheirópolis.

Também aprovadas as reiterações  do vereador Romildo Oscar (PTN), para construção de creche no Loteamento Encanto da Serra (Agamenon Magalhães), conclusão da nova iluminação da Avenida Rui Barbosa (Nossa Senhora das Dores) e construção de praça na Rua Manuel Lopes, no Petrópolis; do vereador Ranilson Enfermeiro (PDT), para construção de passagem molhada em Serrote dos Bois, proibição de estacionamento aos domingos na entrada do Alto do Moura, saneamento na Vila de Nossa Senhora das Graças e construção de passagem molhada entre o Alto do Moura e o Sítio Lagoa de Pedra; do vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB), para pavimentação na via de acesso à Vila Andorinha, e do vereador Zé Ailton, para colocação de semáforo no cruzamento das ruas Dr. Júlio de Melo e Coronel Limeira (Nossa Senhora das Dores) e construção de praça na Rua João Arthur Queiroz, no Indianópolis.

Foram aprovados ainda os requerimentos do vereador Eduardo Cantarelli (PMDB), para saneamento e calçamento nos bairros Morada Nova e José Carlos de Oliveira e recuperação de calçamento em várias ruas da Nova Caruaru; e os do vereador Gilberto de Dora (PSDB), para construção de praça no povoado de Xicuru, um novo curral de gado na feira de animais do Alto do Moura e conclusão das obras do matadouro industrial, também no Alto do Moura.

Por fim, entre os destaques a aprovação das proposituras do vereador Nino do Rap (PSDC), para a implantação de polo cultural próximo à Igreja do Monte Bom Jesus e de um polo de hip hop na estação ferroviária; e a do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), através de indicação ao governo do Estado, para a implantação de um posto policial no Bairro Deputado José Antônio Liberato.

Homenagem – Também na reunião pública de ontem – quinta-feira (27), a Câmara fez a entrega do Título Honorífico de Cidadão de Caruaru ao empresário Jósimo Costa da Silva, aprovado pelo Decreto Legislativo nº 728/2014, de autoria do vereador Demóstenes Veras (PP). “Homenagear Jósimo Costa é reconhecer a sua ação pró-Caruaru na área da comunicação – são mais de 20 anos de dedicação à gestão 98 FM – Metropolitana”, destacou o vereador.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara