Reunião desta quinta terá a votação de 40 proposituras

por Victor Vargas — publicado 29/10/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h51

A Câmara Municipal de Caruaru realiza mais cedo, às 14h desta quinta-feira (29), a 61ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. A antecipação no horário deveu-se a um seminário sobre reforma política, que será realizado à noite, e que terá a participação dos vereadores da Casa. Estão previstas para serem votadas quarenta proposituras – um projeto de lei, nove de decreto legislativo, vinte e seis requerimentos e quatro indicações.

O projeto de lei é de autoria do Executivo para alterar a Lei Municipal nº 5.101, de 27 de abril de 2011, que dispõe sobre a reformulação do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso – CMDI. Os projetos de decreto legislativo são todos para concessão de medalhas ou de títulos de cidadania a diversas personalidades, como os irmãos Sebastião Clarindo Biano e Benedito Clarindo Biano (in memoriam), da Banda Pífanos de Caruaru, propositura do vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente da Câmara.

Dentre os vinte e seis requerimentos apenas dois – ambos do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) – estão sendo reiterados. Edjailson solicita, novamente, trabalho de restauração na fiação aérea e no sistema de iluminação pública de Caruaru e obras de saneamento e calçamento nas ruas Elvira Roque do Nascimento, Djanira Barreto, Josenildo Brito e Santa Ana, no Loteamento João Barreto.

Entre os demais requerimentos, destaque para o do vereador Ricardo Liberato (PSC), reivindicando do município a cessão de uma sala para funcionamento do Centro de Valorização da Vida (CVV), e do vereador Lula Tôrres (PR), pedindo a instalação de câmeras de monitoramento na Vila Peladas. Já o vereador Rodrigues da Ceaca (PRTB) solicita a construção de galpão na Central de Abastecimento de Caruaru para os comerciantes de banana e abacaxi, enquanto que a vereadora Rosimery da Apodec (DEM) sugere que a prefeitura faça uma campanha de conscientização sobre a importância do uso da faixa de pedestre.

Destaque ainda para a reivindicação do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), para que sejam substituídos todos os postes das ruas e avenidas do Bairro Deputado José Antônio Liberato e que eles recebam as econômicas lâmpadas LED. Por sua vez, o vereador Edjailson da Caru Forró, pleitea a realização de um mutirão, com participação da prefeitura e dos Cartórios de Registros de Imóveis de Caruaru, para a execução de procedimentos do programa “Crédito Solidário”, da Caixa Econômica Federal.

Por fim, ainda dentre os destaques, o vereador Gilberto de Dora (PSB) pede a implantação da “Semana da Paz” nas escolas da rede pública municipal e de módulos comunitários de guardas da DESTRA nas praças de Caruaru.

Em votação ainda quatro indicações – requerimentos destinados a entidades fora do âmbito municipal. Nesta categoria se enquadram as proposituras do vereador Alecrim (PSD), solicitando melhoria no sistema de telefonia móvel em Caruaru; do vereador Antônio Carlos (DEM), para saneamento na Rua Santa Imaculada, no João Mota; da vereadora Rosimery da Apodec, reivindicando implantação de rede de abastecimento de água e saneamento no Loteamento Paraíso; e do vereador Gilberto de Dora, reiterando pedido para construção de retorno e colocação de semáforo na BR-104, no Km 60, defronte da Transportadora Campinense, no Bairro Nova Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia está disponível no Portal da Câmara.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara