Portal da Transparência e reajuste de servidores em pauta na Câmara

por Victor Vargas — publicado 18/03/2016 00h00, última modificação 08/03/2017 11h10
Na noite desta quinta feira (17), a Câmara Municipal de Caruaru realizou a sua 12ª reunião pública...

Na noite desta quinta feira (17), a Câmara Municipal de Caruaru realizou a sua 12ª reunião pública ordinária da 3ª sessão legislativa. Nas galerias, acompanhando a reunião, o Clube de Desbravadores do Bairro do Salgado “Filhos de Israel”, assessores de vereadores, imprensa e o público em geral. A sessão foi tranquila, com a votação de dois projetos de lei do Poder Executivo (nºs 7.035/2016 e 7.036/2016), para reajuste no vencimento dos servidores públicos efetivos, ocupantes de cargos de engenheiro, arquiteto, agentes de trânsito e guardas municipais, e autorização para o Executivo abrir crédito adicional especial no Orçamento Municipal para a concessão de subvenção à Academia Caruaruense de Cultura, Ciências e Letras – ACACCIL. Os dois projetos de lei foram aprovados em 2ª discussão por unanimidade. Aprovado ainda, em 1ª discussão, o projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Leonardo Chaves (PSD), presidente da Câmara, para concessão de Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Amaro de Lira e César ao ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral Joelson Dias.

O primeiro a usar a tribuna da Casa na noite desta quinta foi o vereador Eduardo Cantarelli (sem partido). Em seu discurso, ele fez críticas à Destra, pois precisou do serviço da autarquia e teve que esperar por uma viatura duas horas. “Isso aconteceu comigo e acontece com qualquer cidadão que precisa do serviço da Destra, por falta de efetivo e de carros, e a população sofre”. Ainda em sua fala, o vereador disse que “todos devemos cobrar ações e fiscalizar os órgãos públicos”. Cantarelli falou também do seu pedido de informação sobre as obras das policlínicas das Rendeiras e das Cohabs I e II e disse que essas unidades de saúde já eram para estar atendendo a população, pois se tratam de promessa de campanha política do prefeito José Queiroz (PDT).

O vereador Louro do Juá (SD) também usou a tribuna e falou da comissão interpartidária de que ele participou, junto com os vereadores Gilberto de Dora (sem partido), Jajá (PMN) e Tenente Tiburcio (PMN), sobre a denúncia de que um carro da Prefeitura de Caruaru estaria sendo usado de forma indevida. O parlamentar aproveitou o momento e criticou o governo e seus secretários por falta de fiscalização dos funcionários.

Já o vereador Edjailson da Caru Forró (PRTB) deu ênfase à crise hídrica do Estado e disse que essa questão não pode ser tratada e nem considerada como um projeto “politiqueiro”, que a junção das águas do Rio Pirangi com a Barragem do Prata, defendida por ele através de requerimento, na verdade é para o beneficio de toda a população.

O líder da oposição, vereador Gilberto de Dora, também foi contundente em seu discurso: fez críticas à administração da Destra, informando que passou uma hora parado no trânsito devido a um serviço de pintura que a autarquia estava fazendo em uma rua do centro da cidade, em pleno horário comercial, prejudicando todo mundo que precisava transitar por aquela localidade.

Portal da Transparência – O presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves, aproveitou a reunião para falar da recomendação que a Casa recebeu, esta semana, do Ministério Público Estadual para que verifique as informações constantes do Portal da Transparência do Legislativo municipal. “A Câmara Municipal de Caruaru foi pioneira em Portal da Transparência. Quando ninguém pensava em Portal da Transparência, nós já tínhamos o nosso funcionando. A recomendação que recebemos é para ampliar esse Portal e nós temos feito isso constantemente, só que o elenco de informações solicitado pelo Ministério Público é muito grande e nós temos que fazer um esforço muito grande para que todas essas informações – de forma minuciosa, como está sendo pedido – possam ser colocadas no Portal. Um Portal da Transparência não é feito do dia para a noite, é um processo em que vamos gradativamente aumentando as informações para que a população acompanhe os nossos atos, como deve ser”, explicou o presidente.

A próxima reunião pública foi convocada para a terça-feira (22), às 20h. Acompanhe pelo Portal da Câmara as proposituras que foram votadas e aprovadas na sessão desta quinta-feira (17).

Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara
registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.