Lei Orçamentária Anual é debatida em audiência na Câmara

por Victor Vargas — publicado 12/11/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h46
A Câmara Municipal de Caruaru realizou nesta quarta-feira (12) mais uma Audiência Pública, desta...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou nesta quarta-feira (12) mais uma Audiência Pública, desta vez solicitada pelo vereador Lula Tôrres (PR), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa. O foco da audiência foi a apresentação e o debate da Lei Orçamentária Anual – LOA para 2015. É na LOA que o governo municipal define as prioridades contidas no orçamento anual e no PPA – Plano Plurianual, além das metas que deverão ser atingidas naquele ano.

A mesa dirigente dos trabalhos foi presidida pelo vereador Lula Tôrres e composta pelo especialista em questões orçamentárias Bernardo Lima Barbosa, presidente da Cespam (empresa que presta serviços na área de assessoria contábil à Prefeitura de Caruaru); Kleber Macedo, diretor administrativo tributário da Secretaria Municipal da Fazenda; Emerson Araújo Pereira, secretário municipal de Planejamento e Gestão; Lino Portela, diretor do Orçamento Participativo; e Léo Bulhões, secretário de Participação Social.

Também estavam presentes na Audiência Pública o presidente do Poder Legislativo, Leonardo Chaves (PSD), os vereadores Demóstenes Veras (PROS), Rodrigues da Ceaca (PRTB), Tenente Tiburcio (PMN), Duda do Vassoural (DEM), Romildo Oscar (PTN), Marcelo Gomes (PSB), Carlos Santos (PRB) e Edmilson do Salgado (PCdoB), além de representantes de entidades, delegados, membros da Secretaria Municipal de Participação Social, estudantes de administração pública e o público em geral.

Investimentos de quase R$ 1 milhão – De acordo com a prefeitura, as projeções para 2015 estimam uma receita na ordem de R$ 926 milhões, com a maior parte dos investimentos prevista, pela LOA, para as áreas de educação, infraestrutura e saúde.

Para o especialista em questões orçamentárias Bernardo Barbosa, esta é a lei mais importante do município. “Estamos aqui explanando tudo bem detalhado para a população, precisamos mostrar os investimentos custeados com os recursos públicos, para onde serão direcionados os valores específicos”, destaca o contabilista.

Para o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, vereador Lula Tôrres, a sociedade nunca havia se mostrado antes tão presente na elaboração de um orçamento para o município. “O projeto foi debatido enfatizando a transparência e esclarecendo as dúvidas dos presentes, além de disso, será disponibilizado no site da Câmara o projeto para todos terem acesso aos gastos e suas respectivas pastas”, ressaltou o vereador.

Um dos presentes na galeria, que fez questão de assistir à audiência sobre a LOA, foi o comerciante Rivaldo Silva. Ele contou que gosta de acompanhar os assuntos ligados à política e administração da cidade. “Todo mundo deveria vir acompanhar e entender os gastos, porque eu mesmo quero saber para onde vai ser direcionado nosso dinheiro pago em impostos, devemos conhecer para poder cobrar depois”, comentou.

Rebecca Moura/AscomCâmara

Fotos: Victor Vargas/AscomCâmara

 Guanabara Comunicação

registrado em: