Jaelcio Tenório lembra ‘aniversário’ da Carteira de Trabalho

por Victor Vargas — publicado 23/03/2014 00h00, última modificação 14/03/2017 12h03
No dia 21 de março foi celebrado o ‘aniversário’ de um importante instrumento para os direitos do...

No dia 21 de março foi celebrado o ‘aniversário’ de um importante instrumento para os direitos do trabalhador: a Carteira de Trabalho e Previdência Social. E essa foi a temática do discurso proferido pelo vereador Jaelcio Tenório (PRB) na tribuna da Casa Jornalista José Carlos Florêncio, na última quinta-feira 20. Ele mencionou que, com a carteira, o trabalhador dispõe de um registro profissional que lhe garante direitos fundamentais, como salário, férias, décimo terceiro, seguro desemprego, aposentadoria e outros itens.

Mesmo enaltecendo as conquistas referentes a essa área, o edil destacou que há itens que necessitam ser melhor avaliados. “É necessário garantir cada vez mais ao trabalhador dignidade e respeito, para que possa exercer suas funções e ter uma vida saudável e plena”, afirmou.

Jaelcio Tenório ainda colocou o ‘dedo na ferida’ na questão da qualidade de vida dos trabalhadores do Polo Têxtil do Agreste. “É necessário também se dar um foco diferenciado a determinados setores, como as costureiras, que são profissionais tão importantes para o desenvolvimento econômico da região”, disse.

O vereador também citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o qual no ano passado divulgou que em 2012, 84% dos empregados estavam no setor privado. Destes, 82% possuíam carteira de trabalho assinada. Ainda de acordo com o IBGE, em 2003, o percentual desses empregados com carteira era de 71%. Assim sendo, houve um crescimento de 10,5 pontos percentuais ao longo de dez anos.

AI/vereador Jaelcio Tenório

registrado em:
Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.