Galerias lotadas e discurso da prefeita na primeira reunião da legislatura

por Victor Vargas — publicado 03/02/2017 00h00, última modificação 08/11/2018 14h52

Na noite desta quinta-feira (02), a Câmara Municipal realizou a sua primeira reunião pública ordinária desta 17ª legislatura. Galerias e plenário lotados (ausência de apenas um vereador, Galego de Lajes, do PSD, previamente justificada), a sessão foi aberta pelo presidente Lula Tôrres (PDT), que deu as boas vindas aos presentes.

Inovando na tradição da primeira reunião, a chefe do Executivo, acompanhada pelo secretário de Governo, Rubens Júnior, veio pessoalmente transmitir sua mensagem aos parlamentares. No seu discurso, Raquel Lyra (PSDB) falou da necessidade de ambos os poderes – Executivo e Legislativo – trabalharem afinados em prol do município. “Tenho a certeza de que encontrarei nos senhores vereadores a decisão firme, independente de partido político, de cor ou credo, na construção da Caruaru que precisamos”, afirmou a prefeita. Raquel apontou também algumas das metas para sua gestão. “Precisamos promover o desenvolvimento humano, inclusão e direitos; aumentar os índices de qualidade de vida; desenvolver a educação básica no município; aumentar o acesso ao serviço de saúde com qualidade, promover esporte, cultura e lazer e fortalecer o sistema de garantia de direitos”, disse a prefeita, pedindo, ao final do discurso, apoio dos vereadores para governar a cidade.

O presidente da Câmara, vereador Lula Tôrres, compartilha da disposição da prefeita, também defendendo a parceria entre a Casa Legislativa e o Palácio  Municipal para que os trabalhos fluam melhor nas duas frentes. Lula demonstrou otimismo com o começo do período legislativo, início também de sua gestão na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. “Foi muito positivo ver os vereadores comprometidos, querendo acertar, a prefeita nos visitando, mostrando também o interesse de estar em sintonia com a Câmara de Vereadores. Dias melhores virão para o povo de Caruaru”, externou o presidente.

Liderança – Nesta primeira reunião, foi indicado, através de ofício da prefeita Raquel Lyra, o vereador que vai atuar na liderança do governo na Câmara. Será o ex-presidente da Casa e atual primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Leonardo Chaves (PDT). Chaves acredita que o tratamento do Executivo com o Legislativo será melhor e que mais proposituras vindas dos parlamentares deverão ser aprovadas e executadas. “A prefeita já se dispôs a vir na primeira reunião, mas estamos pedindo a ela que venha também em outras oportunidades, quando houver as prestações de contas trimestrais, por exemplo, e que ela chame os vereadores para discutir os projetos, principalmente os mais importantes para a cidade, antes de mandar para a Câmara”, disse o novo líder.

A oposição, por sua vez, ainda não definiu quem será seu líder. Também está sendo finalizada a composição das comissões parlamentares, que têm a função de auxiliar a Mesa Diretora e o Plenário na tomada de decisões, especialmente através da análise de projetos de lei. A Câmara Municipal de Caruaru possui nove: Comissão de Legislação e Redação de Leis; de Finanças e Orçamento; de Educação, Cultura e Esportes; de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; de Saúde e Assistência Social; de Direitos Humanos; de Meio Ambiente; de Ética e Decoro Parlamentar; e de Políticas Públicas para a Juventude.

Como é de praxe, na primeira sessão pública ordinária do Legislativo municipal não há Ordem do Dia – que é a apresentação e votação de proposituras. Isso deverá acontecer somente na próxima reunião, convocada pelo presidente Lula Tôrres para as 20h da terça-feira (07).

Fotos: Vladimir Barreto/AscomCâmara