Dia do Médico é destaque na Casa do Povo

por Victor Vargas — publicado 19/10/2013 00h00, última modificação 24/02/2017 09h17

O Dia do Médico, comemorado nesta sexta-feira (18 de outubro), foi destaque durante a Reunião Pública Ordinária da última quinta-feira (17) no Plenário da Câmara Municipal de Caruaru. Autor da propositura da distinção, o vereador Marcelo Gomes (PSB) homenageou a categoria através do saudoso médico – empresário José Barreto. Na tribuna da Casa do Povo, o médico Oscar Barreto agradeceu a deferência em nome da categoria e da família e destacou os avanços da medicina pública e privada em Caruaru. “Não poderíamos deixar de reconhecer o papel decisivo dos médicos no bem estar da saúde pública do nosso município”, destacou o vereador Marcelo Gomes.

O dia 18 de outubro é considerado o Dia do Médico em muitos países, como Brasil, Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. Esta data foi escolhida por ser o dia consagrado a Lucas, o “amado médico”, segundo o apóstolo Paulo. Lucas teria estudado medicina em Antioquia, além de ser pintor, músico e historiador; um dos mais intelectuais discípulos de Cristo. A tradição de ter Lucas como o patrono dos médicos se iniciou por volta do século XV.