Comissão de vereadores visita obras do Hospital da Mulher

por Victor Vargas — publicado 23/04/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h48

Os vereadores Rosimery da Apodec (DEM), Carlos Santos (PRB) e Gilberto de Dora (PSB), membro da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal de Caruaru, visitaram na última sexta-feira (17) as obras do Hospital da Mulher, que está sendo construído pelos governos estadual e federal no Rosanópolis, ao lado da UPA Especialidades. O objetivo da visita foi verificar as condições de acessibilidade do que será o primeiro hospital público do estado exclusivo para mulheres.

A vereadora Rosimery da Apodec, que é cadeirante, observou problemas logo na entrada. “As recepções não estão atendendo às normas de acessibilidade da Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Os balcões estão altos demais, tanto para os usuários quanto para os funcionários cadeirantes e pessoas de baixa estatura, como os portadores de nanismo”, ressalta a parlamentar, que apontou outra falha grave encontrada no local. “Há apenas um banheiro para pessoas com deficiência. Será que as pessoas com deficiência não têm sexo?”, questiona Rosimery.

Já o vereador Gilberto de Dora ficou satisfeito com o que viu, a despeito dos problemas de acessibilidade no hospital e da falta de previsão para a conclusão das obras, orçadas em mais de R$ 47 milhões e que deveriam ter ficado prontas no ano passado. “A visita superou nossa expectativa tanto no atendimento quanto na qualidade da obra. Precisa apenas se adequar às necessidades dos portadores de deficiência, mas eu parabenizo o prefeito José Queiroz e o governador Paulo Câmara pelo esforço e pela obra”.

Os vereadores vão encaminhar o relatório da visita aos secretários de Saúde do município e do estado na expectativa de que suas recomendações sejam acatadas e postas em execução.