Câmara vai ganhar arquivo de última geração

por Victor Vargas — publicado 29/05/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h44

A Câmara Municipal de Caruaru vai passar, a partir desse mês de junho, por um processo de readequação dos espaços físicos e de equipamentos que visam a preservação da memória do Poder Legislativo e a melhor utilização dos seus espaços fundamentais. “A última reforma não contemplou e não respondeu às expectativas da melhor utilização dos espaços e equipamentos – como foi o caso do arquivo, plenário, sala de imprensa, auditório e área externa – onde deixaram problemas sérios, como água escorrendo na casa dos vizinhos da Rua XV de novembro”, comentou o presidente Leonardo Chaves (PSD).

O primeiro espaço a ser contemplado na readequação da Câmara Municipal será o arquivo – que hoje funciona nos fundos da Câmara – na Rua São Sebastião. “O espaço será contemplado com uma ampla reforma e equipado com um arquivo que, além de preservar a memória da Casa, vai facilitar a consulta dos projetos de lei, leis complementares, indicações, decretos legislativos, resoluções, livros de Ata, resoluções normativas, ofícios expedidos, ofícios recebidos e requerimentos”, frisa o arquivista Lêdo Antônio dos Santos.

O Arquivo do Poder Legislativo é composto de documentos originais e será aberto para consulta e pesquisas no horário funcional da Câmara Municipal de Caruaru, entre 07 e 13 horas. As obras de recuperação do arquivo devem ser iniciadas neste mês de junho  com previsão de 30 dias para conclusão dos trabalhos.