Câmara realiza reunião pública às 20h desta terça

por Victor Vargas — publicado 01/04/2014 00h00, última modificação 08/11/2018 14h43

Na reunião pública ordinária desta terça-feira (01), os 23 vereadores da Câmara Municipal de Caruaru terão uma pauta relativamente extensa, com um projeto de lei, quatro projetos de decreto legislativo, 45 requerimentos e três indicações para analisar e votar.

O único projeto de lei desta noite é o de nº 6.629/2013, do vereador José Ailton (PDT), que dá nome a uma rua no Loteamento Cidade Alta. Dos quatro projetos de decreto legislativo, três pedem a concessão de título de cidadania (um deles, proposto pelo vereador Demóstenes Veras, do PROS, ao advogado Walter Andrade, presidente da Academia Caruaruense de Letras Jurídicas; e um ao Coronel PM Aranã Beserra Marrocos, ex-Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Pernambuco, propositura do presidente da Câmara, vereador Leonardo Chaves, do PSD). O quarto projeto de decreto legislativo é de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa e refere-se ao parecer do Tribunal de Contas do Estado relativo à prestação de contas da prefeitura no exercício 2009.

Entre os 45 requerimentos (alguns reiterados) destaque para dois do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que sugere a criação de um polo das comidas gigantes no Pátio de Eventos, durante os festejos juninos, e a construção do Centro de Formação Atlética do Agreste. O vereador Marcelo Gomes, do PSB, solicita reforma dos banheiros públicos e construção de mais banheiros no Alto do Moura.

Preocupado com os acidentes ocorridos na Avenida Adjar da Silva Casé, no Indianópolis, o vereador José Ailton está solicitando a colocação de um redutor de velocidade no local. O trânsito também é preocupação do vereador Alecrim, do PSD. Ele solicita, na reunião desta noite, a construção de ciclovia paralela ao percurso do BRT, corredor de ônibus expresso que a prefeitura planeja implantar cortando o centro da cidade.

A vereadora Rosimery da Apodec (DEM) – que é cadeirante e esteve na semana passada, junto com uma comissão de vereadores, verificando as obras de requalificação do calçadão das avenidas Rio Branco, Manoel de Freitas e Agamenon Magalhães, no centro da cidade – focou na questão da acessibilidade e apresenta diversos requerimentos nesse sentido. Um deles solicita que sejam reservadas vagas para deficientes nos estacionamentos das escolas e faculdades de Caruaru; outro pede a colocação de rampas de acesso em todas as paradas de ônibus da cidade e um terceiro, a implantação de faixas elevadas para pedestres defronte de todas as escolas existentes no município.

Já o vereador Demóstenes Veras pedirá voto de aplauso pela passagem dos 30 anos do Movimento Diretas Já e à professora Aparecida Azevedo, diretora da Faculdade Tiradentes, que se instalou recentemente em Caruaru.

Entre as indicações que vão ser votadas esta noite, duas são do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que pede ao Governo do Estado a ampliação do IML em Caruaru e a colocação de para-brisas blindados nas viaturas da Polícia Militar. A outra indicação é do vereador Marcelo Gomes, que reforça pedido de plantão noturno diário na Delegacia da Mulher de Caruaru.

A súmula com a Ordem do Dia pode ser consultada no Portal da Câmara.