Câmara realiza Reunião Ordinária sem projeto do Executivo e entra em recesso

por Victor Vargas — publicado 23/06/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h49

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta segunda-feira (22), a sua 36ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária da 16ª legislatura. A reunião, normalmente realizada às terças e quintas, foi convocada para ontem (segunda-feira) por causa do prazo de recebimento de emendas parlamentares ao Projeto de Lei nº 6.931/2015, sobre a transferência da Feira da Sulanca. O projeto, de autoria do Poder Executivo, foi retirado pelo prefeito e as emendas apostas pelos parlamentares caducaram.

Os vereadores discutiram e aprovaram os 23 requerimentos e 3 indicações inclusas nas Ordem do Dia. Dos 23 requerimentos colocados apenas dois foram proposituras já aprovadas em plenário, mas ainda não executadas. Ambas as reiterações são do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), que solicitou novamente a construção de clínica municipal de fisioterapia e colocação de asfalto na estrada de acesso da localidade de Bonanza até a Vila do Juá e na estrada de Queimadinhas e Jacaré de Gonçalves Ferreira.

Entre os demais requerimentos, teve mais um de Edjailson, pedindo construção de anfiteatro na nova Feira da Sulanca. Já o vereador Alecrim (PSD) reivindicou limpeza e dragagem do Rio Ipojuca entre os bairros Deputado José Antônio Liberato e Rendeiras e nas proximidades da Rua Saldanha da Gama, no Vassoural, enquanto que o vereador Tenente Tiburcio (PMN) solicitou saneamento e calçamento para ruas do Loteamento Boa Vista e a vereadora Rosimery da Apodec (DEM) reivindicou iluminação no Loteamento Parque do Cedro.

Melhoria na iluminação pública também foi o foco do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que solicitou da prefeitura revisão no sistema de iluminação pública nos loteamento Novo Cedro, Morada Nova, Santa Barbara e Paraíso.

Ainda aprovadas na reunião três indicações: duas da vereadora Rosimery da Apodec, que solicitou reativação da central de LIBRAS no Expresso Cidadão e gratuidade às pessoas com deficiência no serviço intermunicipal de transporte coletivo de passageiros; e uma do vereador Lula Tôrres (PR), solicitando colocação de postes com luminárias na estrada que liga a BR-232 até a Vila Peladas.

A súmula com a Ordem do Dia da 36ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária da 16ª legislatura pode ser conferida no Portal da Câmara.

Recesso – O recesso parlamentar, de acordo com as normas regimentais, compreende os períodos de 20 de julho a 01 e agosto e de 20 de dezembro e 01 de fevereiro. Nesses períodos, a Câmara Municipal funciona normalmente, o presidente nomeia uma comissão de representação e todos os serviços são mantidos no horário do expediente – entre 07 e 13 horas, apenas não há a realização de reuniões públicas. Este ano o dia 01 de agosto cai num sábado e a Câmara Municipal de Caruaru vai retornar com suas reuniões públicas ordinárias – que acontecem sempre nas terças e quintas às 20 horas – na terça-feira (4) de agosto.

Foto: Victor Vargas/AscomCâmara