Câmara debate crise hídrica em audiência pública

por Victor Vargas — publicado 14/10/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h51

A Câmara Municipal de Caruaru realiza, às 9h da manhã desta quarta-feira (14), audiência pública com foco na crise no abastecimento de água. Convocada pelo vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB), a audiência trará a debate o relatório das visitas realizadas recentemente por uma comitiva de vereadores formada por Edjailson e pelos vereadores Antonio Carlos (DEM), Carlos Santos (PRB) e Rodrigues da Ceaca (PRTB), à Barragem do Prata (Bonito), Serro Azul (Palmares), e à Hidroelétrica do Camevozinho (Palmares).

Nessas visitas, realizadas semana passada, os vereadores constataram uma série de problemas, como o abandono de equipamentos e obras hídricas paralisadas. “Nossa propositura tem a finalidade de urgenciar as ações compartilhadas entre todos os órgãos que tratam direta ou indiretamente da interligação da Barragem de Serro Azul, em Palmares, com o rio da Prata, aqui no Agreste. Precisamos criar um plano de contingência, baseado no relatório que será gerado após essa audiência, para evitar um colapso no abastecimento de água potável, diante de uma previsível falta de chuva””, destacou Edjailson, que defende a interligação entre os dois sistemas – Prata e Camevô – como a medida mais imediata de assegurar que a água não venha a faltar por completo.

Como a questão diz respeito não apenas a Caruaru, também foram convidados prefeitos e vereadores de Altinho, Agrestina, Cachoeirinha, Ibirajuba e São Caetano, além dos parlamentares que representam Caruaru na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional – os deputados federal Wolney Queiroz (PDT) e estaduais Raquel Lyra (PSB) e Tony Gel (DEM), além do senador Douglas Cintra (PTB). Também foram convidados o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, e os presidentes da Apac, Marcelo Asfora, e da Compesa, Roberto Tavares, que já confirmaram presença.

Foto: Vladimir Barreto/AscomCâmara