Câmara debate atendimento a clientes de bancos em Caruaru

por Victor Vargas — publicado 03/06/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h49
A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quarta-feira (03), uma audiência pública sobre...

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na manhã desta quarta-feira (03), uma audiência pública sobre a Lei Municipal nº 4.434/2005, que regulamenta o tempo de espera dos usuários em filas de bancos. A audiência foi solicitada pelo vereador Gilberto de Dora (PSB), autor da lei.

Estiveram presentes gerentes do Bradesco, Banco do Brasil, Caixa, IBI e Santander, a coordenadora jurídica do Procon Caruaru, Cyntia Nunes, e o advogado Márcio Correia, representante da Federação Brasileira de Bancos – Febraban, além dos vereadores Rodrigues da Ceaca (PRB), Rosimery da Apodec (DEM), Zé Ailton (PDT), Nino do Rap (DEM), Edmilson do Salgado (PCdoB), Heleno do Inocoop (PRTB) e Carlinhos da Ceaca (PPS).

Fazendo parte da mesa dirigente dos trabalhos, o vereador Rodrigues da Ceaca lembrou do movimento que os parlamentares fizeram no mês passado em protesto ao desrespeito à lei. “Formamos uma comissão parlamentar, visitamos várias agências, escutamos reclamações da população e fomos até o Banco do Brasil cobrar mais respeito ao cliente”, falou Rodrigues.

Cyntia Nunes, coordenadora jurídica do Procon Caruaru, conclamou a população a se manifestar quando tiver seus direitos de consumidor desrespeitados. “A população precisa denunciar. Estando no banco, liga para o Procon e aguarda a fiscalização, que nós faremos a nossa parte. O Procon só pode atuar mediante a denúncia. Em Caruaru são 20 instituições financeiras e, de janeiro do ano passado até janeiro deste ano, foram registradas apenas 24 reclamações, dados do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, disse Cyntia.

A vereadora Rosimery da Apodec, cadeirante e presidente da Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru, falou da dificuldade que os clientes com necessidades especiais enfrentam no atendimento. “Já começa no acesso, geralmente sem rampa, passando pela porta giratória, muito estreita para a passagem de cadeiras de rodas, e chega na chamada fila de atendimento preferencial, onde só há um caixa, apenas uma pessoa atendendo, para um mundo de gente”, reclamou a parlamentar.

Já Carlinhos da Ceaca lembrou do Salgado, que, a despeito de ser o bairro mais populoso de Caruaru – “maior que muitas cidades de Pernambuco” – não possui nenhuma agência bancária. Em 2013, o vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) apresentou duas indicações solicitando a instalação de uma agência do Banco do Brasil e uma do Santander no bairro, mas que não foram atendidas. “O Salgado é uma cidade dentro da cidade, tem um comércio muito forte, e ainda não tem nenhuma agência bancária”, ressaltou Carlinhos.

Representando o vereador Carlos Santos, do PRB (que estava em uma reunião), o consultor Fábio Junior da Silva colocou uma sugestão baseada na experiência do setor varejista: “A exemplo dos supermercados, os bancos poderiam ter um caixa exclusivo para serviços rápidos, como pagamentos simples, saques ou transferências, com limite para atendimento. Isso iria facilitar muito a vida do cliente”.

O vereador Gilberto de Dora avaliou como positiva a audiência. “Foi muito boa, tivemos a presença maciça dos bancos, que enviaram seus gerentes, com exceção do Itaú, justamente o que teve uma agência interditada por 48 horas. Agora vamos trabalhar e discutir, junto com a Febraban e o Procon, na minuta do projeto de lei, com alterações na Lei 4.434, prevendo inclusive punições mais severas aos bancos”, relatou o vereador.

Atualmente a lei determina que todos os clientes em postos bancários e instituições financeiras sejam atendidos em tempo razoáveis de 15 a 30 minutos máximos. Se isso não for respeitado pelos bancos, o consumidor pode e deve fazer sua denúncia ao Procon através do telefone 3727-1054.

Gabriela Kopinits – Guanabara Comunicação/AscomCâmara
Foto: Victor Vargas/AscomCâmara
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StepEdile
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