Câmara concede cidadania aos “Beatles de Caruaru”

por Victor Vargas — publicado 16/09/2016 00h00, última modificação 08/11/2018 14h56

A Câmara Municipal de Caruaru realizou, na noite desta quinta-feira (15), reunião solene para a entrega do “Título de Cidadania” aos irmãos Biano – Benedito (in memoriam) e Sebastião – hoje com 97 anos. O músico, que é alagoano, chegou com a família para morar em Caruaru no início da década de 20 e é o líder da Banda de Pífanos de Caruaru.

A sessão solene reuniu na Casa do Povo representantes das culturas populares e da sociedade organizada, além de familiares e amigos da família Biano. A Banda de Pífanos de Caruaru divulga a sonoridade das culturas populares de Caruaru e do Nordeste do Brasil no mundo. “Em nome dos meus irmãos Sebastião e Benedito e de toda a família Biano, agradeço essa honraria e reconhecimento do nosso trabalho pela Câmara Municipal – fomos criados na beira do Ipojuca e levamos Caruaru no nosso nome”, externou o músico João, na tribuna da Câmara. A homenagem das bandas de pífanos de Caruaru foi prestada através de Anderson do Pife da Banda de Pífanos Zé do Estado. “A história da Banda de Pífanos de Caruaru é referência, assim como o mestre Sebastião Biano, para todas as bandas do Brasil”, comentou Anderson do Pife.

A expressão “Os Beatles de Caruaru” foi criada em música do cantor e compositor caruaruense Carlos Fernando e gravada por Geraldo Azevedo, em alusão ao envolvimento da Banda de Pífanos de Caruaru com a Tropicália – que culminou com a gravação de “Pipoca Moderna” – música de Sebastião Biano e letra de Caetano Veloso – em Londres, durante exílio do tropicalista no início da década de 70 – em plena ditadura militar.

Fotos: Victor Vargas/AscomCâmara