Câmara aprova proposituras e destaca o Dia Mundial do Meio Ambiente

por Victor Vargas — publicado 05/06/2015 00h00, última modificação 08/11/2018 14h49

A Câmara Municipal de Caruaru realizou – na noite desta quinta-feira (04) – a 31ª reunião da 3ª sessão legislativa ordinária. O projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Carlos Santos (PRB), que solicitou a concessão de título de cidadania caruaruense ao nefrologista Ildefonso Rodrigues dos Santos, nascido na vizinha São Caetano, foi aprovado por unanimidade. Dos trinta e seis requerimentos apresentados e aprovados, dez foram reiterações –  como a do vereador Edmilson do Salgado (PCdoB), que solicitou novamente a construção de praça na Rua Carlos Chagas, no Salgado. O vereador Gilberto de Dora (PSB) reapresentou quatro requerimentos, um pedindo a remoção de pedras nas ruas São Judas Tadeu e Pau Brasil, na Vila Kennedy, e os outros três solicitando obras de saneamento e calçamento em ruas do mesmo bairro.

Entre os demais requerimentos aprovados, destaque para os do vereador Heleno do Inocoop (PRTB), que solicitou iluminação na Avenida Dom Bosco, no Maurício de Nassau, e substituição das lâmpadas em postes próximos ao Viaduto Deputado José Antônio Liberato. Já o vereador Ricardo Liberato (PSC) reivindicou a construção do Parque das Algarobas, no Bairro Maria Auxiliadora, enquanto que a vereadora Rosimery da Apodec (DEM) pediu a construção de praça na Rua Ana Maria da Conceição, no mesmo bairro.

Ainda com foco na infraestrutura, o vereador Lula Tôrres (PR) solicitou a construção de calçadão na Rua Epitácio Pessoa, no São Francisco, enquanto que o vereador Alecrim (PSD) pede sinalização de trânsito e pintura no binário das Rendeiras e fiscalização de trânsito nas proximidades do Detran.

Destaque ainda para os requerimentos do vereador Edjailson da Caru Forró (PTdoB) solicitando terraplanagem nas estradas de Xiquexique, Serrote dos Bois, Maniçoba, Ribeira de Baixo, Taquara, Novo Mundo e Moura Brasil, além de implantação de clínica pública veterinária e projeto de educação ambiental nas escolas caruaruenses. Já o vereador Marcelo Gomes (PSB) sugeriu a instalação de bicicletários nos parques e órgãos públicos municipais, enquanto que o vereador Rozael do Divinópolis (PROS) solicitou calçamento na estrada entre a Ceaca e o Loteamento Adalgisa Nunes. Já o vereador Antonio Carlos (DEM) lembra os 96 anos de fundação do Central Sport Clube e apresenta voto de aplauso à Patativa do Agreste.

As indicações (proposituras direcionadas a órgãos da administração pública e privada além da esfera municipal) apresentadas e votadas na reunião foram de autoria dos vereadores Ricardo Liberato e Alecrim. Liberato pediu a interligação entre a Avenida Agamenon Magalhães e o Bairro Nova Caruaru, enquanto que o vereador Alecrim reivindicou assistência médica aos policiais e bombeiros militares no interior do Estado.

Meio Ambiente – Os professores  e ambientalistas Alexandre Henrique e João Domingos e o educador ambiental Índio Agageme foram convidados pelo vereador Gilberto de Dora (PSB) para destacar o Dia Mundial do Meio Ambiente – que é comemorado nesta sexta-feira (05). Os ambientalistas expuseram o cenário das questões ligadas ao assunto em Caruaru com foco, em especial, na Serra dos Cavalos e no Rio Ipojuca. “Precisamos ficar atentos e apoiar as questões apresentadas pelos ambientalistas. Não podemos nos omitir de participar de todas as ações que visam a recuperação e preservação do meio ambiente”, comentou o vereador Gilberto de Dora.

Victor Vargas/AscomCâmara