“Vamos tratar o aeroporto de Caruaru como uma prioridade”, diz vereador Alberes Lopes

por ASCOM - Vereador Alberes Lopes — publicado 24/04/2017 16h12, última modificação 08/11/2018 14h57

Foi realizada na manhã desta segunda-feira (24) a audiência pública que trouxe de volta o debate a respeito da requalificação do Aeroporto Oscar Laranjeira em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa partiu do vereador Alberes Lopes (PRP), que recebeu, na Câmara Municipal, a população, poder público, setor empresarial e sociedade civil organizada para uma discussão qualificada e ampliada sobre o equipamento.

De acordo com Alberes Lopes, o próximo é pedir agilidade aos Governos Estadual e Municipal em prol do funcionamento e reestruturação do aeroporto para voos comerciais em Caruaru, que irá beneficiar o desenvolvimento de toda Região Agreste. “Vamos tratar o aeroporto de Caruaru como uma prioridade. Nesta terça-feira (25), estaremos levando um relatório para o secretário de transportes de Pernambuco, Sebastião Oliveira, para solicitar agilidade no processo de privatização do aeroporto. As companhias aéreas como a Azul e a Gol já demonstraram interesse em operar em Caruaru. Paralelamente, estaremos cobrando a prefeitura que faça sua parte no entorno do terreno do aeroporto”, explicou Alberes.

O secretário de Turismo, Esporte e Laser de Pernambuco, Felipe Carreiras, não pode participar, mas enviou uma mensagem de aprovação pelo engajamento do vereador Alberes em retonar com o tema do aeroporto. “Parabéns ao vereador Alberes Lopes pela iniciativa, porque sabemos da fundamental importância a volta do funcionamento do aeroporto para o desenvolvimento econômico de Caruaru, que é uma cidade vocacionada para o turismo, que faz parte do Polo de Confecções do Agreste, sendo uma das principais cidades do interior de Pernambuco. Contem com a Secretaria de Turismo e com a Secretaria de Transporte do Estado, porque em breve estaremos comemorando”, disse o secretário.

Participaram da audiência pública o diretor-presidente da Destra, Cel Hermes, o presidente do Conselho Municipal de Transito de Caruaru (Comut), Ricardo Henrique, ex-administrador do Aeroporto Oscar Laranjeira, Rui Siqueira, o ex-diretor da companhia aérea BRA, George Bastos, o idealizador do ‘Voo panorâmico do forró’, Edson Rosal, representantes do setor empresarial, proprietários dos hangares do aeródromo, vereadores, imprensa e sociedade no geral.

Como resultado, nos próximos dias será elaborado um documento com todas as informações apresentadas e debatidas, que será entregue a todos os participantes e especialmente ao Governo Estadual, que ficará responsável por repassar para a iniciativa privada.

Aeroporto Oscar Laranjeira/Caruaru – Atualmente, o Aeroporto Oscar Laranjeira, em Caruaru, possui com uma escola de formação de pilotos, hangares particulares, uma fábrica de aviões, oficina para aeronaves, posto de abastecimento de aeronaves, e alguns outros serviços.